Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Implantação do sistema de GPS nos ônibus de Campinas entra na 2ª fase

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

As concessionárias do transporte coletivo urbano de Campinas começam a segunda fase de implantação do sistema de GPS este mês. Depois de fazer a instalação do aparelho em suas frotas, estão sendo montadas estações de monitoramento em cada uma das seis garagens existentes na cidade. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) também terá uma Central de Monitoramento para gerenciar os GPS dos coletivos.

Além da montagem, as empresas fazem a contratação de novos funcionários que trabalharão no monitoramento dos ônibus. Ao todo, cerca de 50 pessoas serão treinadas pela fornecedora dos aparelhos GPS, para fazer o controle dos itinerários dos ônibus. As informações registradas no aparelho (velocidade, horários, parada nos pontos) serão repassadas em tempo real para as centrais, permitindo o monitoramento on-line dos coletivos e também a aplicação de ajustes das linhas.

Com isso, será possível identificar os pontos de gargalo, acidentes, roubos, locais onde existem problemas crônicos e grande demanda, além de trabalhar para evitar atrasos e otimizar o serviço nas diversas regiões de Campinas.

Futuramente, devem ser instalados painéis eletrônicos nos pontos de ônibus para informar o horário em que os ônibus vão passar. A Emdec também planeja a criação de um aplicativo para smartphones e tablets, chamado Embarque Acessível, que se comunicará com os GPS para informar o itinerário e os horários da linha de ônibus desejada, além de orientações sobre origem e destino das linhas, pontos e linhas de determinado destino, horário de chegada a determinado lugar e tempo de espera.

Câmeras de segurança

As concessionárias, conforme exigência da Prefeitura de Campinas, também estão investindo na instalação de câmeras em todos os veículos. Todos os 313 ônibus da área 1 do Sistema InterCamp, que atendem as regiões do Ouro Verde, Vila União e Corredor Amoreiras, já contam com o sistema de vigilância. Já na área 2, que compreende o Campo Grande, Padre Anchieta e Corredor John Boyd Dunlop, 40% dos 271 veículos já têm câmeras. Na área 3, que abrange Barão Geraldo, Sousas, Amarais, Rodovia “Campinas – Mogi-Mirim” e Corredor Abolição, 42% dos 333 ônibus estão equipados.

Na área 4, que compreende as regiões do Nova Europa, Santos Dumont e Aeroporto de Viracopos, os novos veículos já virão com as câmeras instaladas. Além disso, a Onicamp Transporte Coletivo faz avaliação para instalar os equipamentos em toda a frota até julho deste ano.

Informações: Transurc

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960