No Recife, Faixa Azul da Cosme Viana incompleta não trouxe resultados para os usuários

domingo, 29 de dezembro de 2013

Implementada há 15 dias, a faixa preferencial da Av.Cosme Viana apareceu muito timidamente para quem quer realmente ver o transporte coletivo como prioridade nas principais vias da cidade, embora já em operação mesmo estando incompleta, isso porque essa faixa preferencial será ampliada até aos redores de Beberibe dando assim o real sentido da via e consequentemente prioridade aos ônibus, mas por enquanto, os resultados de ganho de tempo na área já implantada não foi percebido pelos usuários.

Mais algumas dúvidas ainda imperam neste começo de faixa azul na cidade, pois quando de fato as câmeras serão instaladas, e se as faixas serão divididas por tachões para melhor sinalizar a divisão, bem como os trechos que os carros podem sair e entrar na faixa.

Espera-se que as faixas vão melhorar de fato a vida de quem precisa dos ônibus quando elas forem implantadas nas avenidas Recife, Mascarenhas de Moraes, Domingos Ferreira, Ernesto de Paula Santos e Abdias de Carvalho, vias essas com engarrafamentos constantes.

Em alguns trechos da nova faixa azul da Cosme Viana, motoristas de ônibus reclamavam do pouco espaço da faixa, principalmente nas curvas.

Outro problema encontrado foi o alto número de ciclistas que circulam na avenida e que não tem ciclovias para circularem com segurança.

A multa para quem desrespeitar a faixa azul, que tem 1,6 quilômetros, é de R$ 53,20 e o motorista ainda leva três pontos na carteira. A permanência no espaço por no máximo 20 metros é permitida em caso de necessidade de se dobrar à direita, por exemplo. Há uma área pontilhada para os condutores de ônibus em casos de ultrapassagens.

Entenda o Faixa Azul
O que é:
O corredor de BRS (Bus Rapid Service) é um modelo de prioridade viária ao ônibus, implantado com sucesso no Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza e Goiânia (GO).

Consiste numa faixa pintada à direita da via, na qual o ônibus circula com preferência.
Como funciona:
A faixa preferencial é do ônibus. Os veículos particulares só podem trafegar nela por 20 metros, sendo obrigados a fazer a conversão à direita ou acessar algum estabelecimento depois dessa distância.

Qual o horário:
De segunda à sexta-feira, das 6h às 22h. A intenção da CTTU é que todas as faixas funcionem no mesmo horário e dias.

Como é a punição:
Quem não cumprir a determinação será multado. O Faixa Azul começará sem os radares eletrônicos, que deverão ser instalados a cada 300 metros. A fiscalização será feita por agentes de trânsito.
Local da Avenida sem prioridade para os ônibus

Futuros corredores de Faixa Azul, que totalizam 60 quilômetros e que serão implantados até agosto de 2014:

• Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes
• Avenida Recife
• Avenida Beberibe
• Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho
• Avenida Engenheiro Domingos Ferreira
• Avenida Herculano Bandeira
• Avenida Conselheiro Aguiar
• Avenida Antônio de Gois
• Rua Cônego Barata
• Estrada dos Remédios
• Avenida Visconde de Albuquerque
• Estrada Velha de Água Fria

Informações: Blog Meu Transporte

READ MORE - No Recife, Faixa Azul da Cosme Viana incompleta não trouxe resultados para os usuários

No Rio, Novas estações do BRT Transoeste são inauguradas

Cinco novas estações do BRT Transoeste foram inauguradas neste sábado (28) para atender o bairro de Santa Cruz. O RJTV mostrou que, apesar da inauguração, as obras do sistema, que liga a região à Barra da Tijuca, estão atrasadas, já que deveriam ter terminado em janeiro de 2013. A previsão de término é para janeiro de 2014.  

O sistema de BRT Transoeste foi inaugurado em junho de 2012, com a presença do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. O sistema utiliza uma faixa seletiva para ônibus e faz embarque e desembarque apenas nas estações definidas.

Informações: G1 Rio

READ MORE - No Rio, Novas estações do BRT Transoeste são inauguradas

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960