Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

CET começa a multar invasão de faixa de ônibus na avenida Paulista

sábado, 27 de julho de 2013

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começou a multar nesta segunda-feira carros que invadirem as faixas exclusivas de ônibus nos horários de proibição. O trecho, implantado no início do mês, fica entre a praça Oswaldo Cruz e a rua Augusta, em ambos os sentidos, e funciona de segunda a sábado, das 6h às 22h.

Também começa a ser fiscalizada a faixa exclusiva da Doutor Arnaldo, entre a rua Galeno de Almeida e 175 metros após a rua Teodoro São Paulo, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, e aos sábados, das 6h às 14h.


Durante as primeiras semanas, a CET não multou os motoristas, mas, a partir de hoje, quem for flagrado invadindo o trecho proibido será multado em R$ 53 e perderá três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Novas faixas
Também nesta segunda, a CET implanta duas novas faixas exclusivas na capital paulista. De acordo com a companhia, os ônibus que circulam pelas ruas Brigadeiro Gavião Peixoto, na Lapa (zona oeste), e Ibitirama, na Vila Prudente (zona leste) poderão utilizar as faixas a partir de hoje.

Na rua Brigadeiro Gavião Peixoto, a faixa exclusiva à direita será implantada ao longo de 500 metros de extensão no sentido centro, entre a rua Barão da Passagem e a avenida Mercedes, se conectando com a faixa exclusiva já existente a partir desta avenida. No trecho  já existente nas ruas Brigadeiro Gavião Peixoto e Barão de Jundiaí, entre a avenida Mercedes e a rua Domingos Rodrigues, também será alterado o horário de funcionamento. A exclusividade será das 6h às 9h, de segunda a sexta-feira.

Já na rua Ibitirama, a faixa exclusiva à direita será implantada no sentido centro,  entre a rua José dos Reis e a avenida professor Luiz Ignácio de Anhaia Melo. A faixa será operada de segunda à sexta-feira, das 6 às 20 horas.

Informações: Portal Terra
READ MORE - CET começa a multar invasão de faixa de ônibus na avenida Paulista

São Paulo pode ter transporte público 24 horas em 2014

Uma das principais reivindicações dos paulistanos pode estar prestes a virar realidade: nesta quinta-feira (18), decreto publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo promete a implantação de um projeto piloto, em 2014, que permita o funcionamento do transporte público municipal durante 24 horas. 

A prefeitura, no entanto, ainda não detalhou como a medida funcionará. Uma das ideias é a criação de percursos de ônibus que façam o mesmo trajeto das linhas de metrô entre meia-noite e 4h40, quando o transporte metroviária não funciona na capital. 

O decreto estabelece ainda outras 99 metas para diversas áreas da administração municipal. Ainda no setor de transportes, a prefeitura promete mais 340 km de vias cicláveis - entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas - em 2014 e 44,2 km de faixas exclusivas para ônibus, como as que já existem nas Marginais do Tietê e do Pinheiros e na Avenida Paulista. 

Ampliar a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida também é uma promessa do governo, que em 2014 quer deixar 80% da frota de ônibus acessível - o que implica na substituição de cerca de 2.500 veículos que estão hoje em circulação. 

Já na área de meio ambiente, as metas da prefeitura têm prazo mais longo. O governo quer criar um programa de incentivos fiscais para carros elétricos e prédios verdes, mas em 2014 pretende, apenas, iniciar estudos preliminares a respeito do assunto. 

Outras metas são readequar 34 parques e unidades de conservação da capital - porém não há prazo para que isso aconteça - e ampliar a coleta seletiva municipal para os 21 distritos que ainda não são atendidos - mas, apenas, oito deles devem ser agraciados com a medida em 2014. 

READ MORE - São Paulo pode ter transporte público 24 horas em 2014

Região Metropolitana de Porto Alegre pode ter bilhetagem única

Um projeto piloto de bilhetagem única para o transporte da região Metropolitana deve ser implantado no ano que vem. O anúncio foi feito nessa terça-feira, em Porto Alegre, durante a Oficina Sistema Integrado de Transporte - Bilhete Único, evento promovido pela Metroplan e Secretaria de Obras Públicas Irrigação e Desenvolvimento Urbano. Na ocasião, foi apresentado o Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana, que busca a integração do transporte público da região, que compreende cerca de 4 milhões de habitantes.

"Em 11 meses será implantado projeto piloto de bilhetagem única, junto com a Copa do Mundo", disse o presidente do Conselho Deliberativo Metropolitano e prefeito de Canoas, Jairo Jorge. Segundo ele, provavelmente será uma integração utilizando o eixo do trem. O secretário estadual de Obras Públicas, Luiz Carlos Busato, ressaltou que, hoje, o eixo Norte é o que se apresenta com mais possibilidade para iniciar a implantação, já que conta com todos os modais implantados.
O projeto contempla a bilhetagem eletrônica com uso de cartão. O sistema de tarifação será dividido em 13 bacias (referente aos municípios), em função das distâncias médias entre elas e valor para deslocamento dentro de cada uma, além de integração multimodal sem acréscimo tarifário. A interoperabilidade permitirá o uso do mesmo cartão em todo o trajeto. Além da união tarifária, será necessário integrar a rede estrutural intermodal, de intervenções urbanísticas-ambiental, de controle e informação ao usuário, de financiamento, e institucional, que prevê formar o Consórcio Metropolitano de Transporte. "A maior barreira é institucional, criar um consórcio de gestores para fazer a integração plena, operacional e tarifária entre municípios e sistema metropolitano", disse o diretor superintendente da Metroplan, Oscar Escher.

A implantação do plano deve ser concluído em 2033. O metrô de Porto Alegre terá importante papel no plano, constituindo eixo de orientação e assegurando conexão entre os corredores de transporte e ligação entre 32 bairros. Porém, os prazos para a obra ainda são incertos. "Estão sendo revistos custos. Tanto o governador quanto o prefeito de Porto Alegre estão trabalhando junto ao governo federal", assegurou Escher.

Informações: Correio do Povo
READ MORE - Região Metropolitana de Porto Alegre pode ter bilhetagem única

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960