Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Licitação do transporte coletivo de Salvador está disponível a consulta

sábado, 9 de novembro de 2013

A população de Salvador tem até o próximo dia 22 para fazer críticas e sugestões ao edital do sistema de transporte coletivo da capital baiana, lançado para consulta pública na última quarta-feira, 6, pela prefeitura.
Entre as propostas para o novo sistema, que deve ser implantado até o final do próximo ano, estão a modernização dos ônibus, redução do trajeto das linhas e instalação de painéis em terminais com informações sobre horário de chegada, lotação e itinerários.

O edital pode ser consultado no site www.transalvador.salvador.ba.gov.br. Ainda este mês, com data a ser definida, uma audiência pública na sede do Ministério Público da Bahia deve ser realizada para debater as propostas do documento.

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook



Mudanças
Para a implementação do novo sistema, a cidade foi dividida em três áreas: Subúrbio/Península de Itapagipe, Miolo e Orla/Centro.

A concorrência pública deverá ser lançada em dezembro e as três concessionárias que vão operar o sistema serão conhecidas 45 dias após a publicação do edital.

A previsão é que as concessionárias comecem a operar 180 dias após a escolha. O prazo da concessão é de 30 anos, sem possibilidade de renovação. Atualmente, 18 empresas operam o serviço.
"O objetivo é aumentar a  velocidade, diminuir o tempo de viagem, a partir dos corredores exclusivos, proporcionando mais segurança e conforto para a população", enfatizou o secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia.

O valor da tarifa deverá ser mantido em R$ 2,80 até o final do próximo ano, quando deverá ocorrer reajuste. A previsão é que a tarifa seja reajustada a cada quatro anos.

Críticas
Na opinião do doutor em engenharia de transporte da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Juan Delgado, em vez de ter sido lançado o edital, primeiro deveria ser definido o plano de mobilidade. "Senão, o remédio pode ser pior que a doença", diz, referindo-se ao caos no trânsito. Para ele, a prefeitura deveria formular um modal que contemple a integração entre ônibus, metrô, trem e ciclovias, por exemplo.

Outro ponto abordado pelo especialista diz respeito ao prazo de 15 dias estipulado pela prefeitura para que sejam enviadas sugestões. "É um tempo muito curto para que se discuta um assunto tão complexo, que irá definir o futuro da cidade", opina.

Delgado enfatiza que a discussão do edital não deve ficar restrita ao poder público, empresas de ônibus e técnicos do assunto. "Assim como a população deve ser ouvida, os trabalhadores da área também podem colaborar para melhorar o sistema de transporte coletivo", analisa.

Por Luan Santos e Franco Adailton
Informações: A Tarde Online

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960