Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Velocidade média dos ônibus de São Paulo sobe 45% após criação de faixas exclusivas

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Levantamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) aponta que a velocidade média dos ônibus de São Paulo subiu 45,7% após a implantação dos primeiros 77 trechos de faixas exclusivas para o transporte coletivo. Segundo a CET, num universo de cerca de 60 quilômetros, o desempenho médio dos ônibus passou de 14,3 km/h para 20,8 km/h - para o cálculo, foram desconsiderados os trechos de vias segregadas inferiores a 300 metros.

Em cada uma das faixas pesquisadas a medição foi feita uma semana antes da implantação da faixa exclusiva e ao longo da primeira semana de ativação do trecho. Um dos pontos com melhor resultado é a faixa exclusiva da avenida Dr. Arnaldo, inaugurada no dia 10 de julho. Uma semana antes, a medição da CET realizada nos horários de pico da manhã e da tarde apontou uma velocidade média de 6 km/h, entre a rua Cardoso de Almeida e 180 metros após a rua Teodoro Sampaio. Na semana seguinte, após a implantação da faixa, a velocidade subiu para 14,5 km/h, um aumento de 143,7%.


"Conseguimos imprimir grande velocidade às faixas. Chegamos a imprimir 48% de incremento da velocidade, superamos a marca de 20 km/h de média. Então isso mostrou para o morador de São Paulo que ele pode contar com o transporte público. Isso equilibrou o jogo que estava muito desequilibrado a favor do transporte individual motorizado", afirmou o prefeito Fernando Haddad.

Pesquisa feita a pedido da prefeitura aponta que as faixas exclusivas têm a aprovação da maioria dos paulistanos. Segundo a pesquisa do Ibope encomendada pela Rede Nossa São Paulo, 93% dos 805 entrevistados disseram ser a favor da iniciativa. Entre os usuários frequentes de carro, a aprovação chega a 86%. Os resultados coincidem com uma pesquisa do Datafolha sobre o mesmo tema, que registrou aprovação de 88% dos 823 entrevistados, sendo que 77% estão entre os que mais utilizam automóveis.

"Precisamos reorganizar o trânsito de São Paulo e a implementação das faixas é uma forma de dar valor e regularidade às linhas de ônibus da cidade. Justamente por isso, faixas exclusivas e corredores têm de ser encaradas como um lugar sagrado para os ônibus", afirmou o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.

Informações: Portal Terra

Leia também sobre:
·         Metrô São Paulo
·         SPTrans
·         EMTU-SP

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960