Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Volvo vende 200 ônibus híbridos para duas empresas da Colômbia

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A Volvo Bus fechou um novo negócio para ônibus híbridos: 200 unidades fabricadas na unidade de Curitiba (PR) serão fornecidas para o sistema integrado de transporte público da capital colombiana Bogotá, para rodar no Transmilênio, como é conhecido o BRT da cidade. A compra, realizada por duas empresas, a Consórcio Express (156 veículos) e a GMovil (44 veículos) inclui além do chassi, um contrato de proteção da bateria por 12 anos e um plano de manutenção por cinco anos.

“Com esta aquisição, a cidade entra definitivamente na era da eletromobilidade e dá um grande passo na adoção de um sistema de transporte urbano sustentável, tanto do ponto de vista econômico quanto do ponto de vista ambiental. Esta venda consolida a liderança da Volvo em eletromobilidade não apenas na Europa, mas também na América Latina. Mais uma vez estamos quebrando paradigmas e oferecendo ao mercado uma nova solução de transporte”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus para a América Latina.

Os híbridos entram em operação a partir de janeiro de 2014. Parte do trajeto será feito pelas vias troncais do Transmilênio e parte em ruas normais, onde atualmente não circulam alimentadores. Os ônibus terão portas com escadas no lado direito e portas no mesmo nível das plataformas do lado esquerdo, para permitir a parada nos terminais de embarque e desembarque do sistema de BRT. A compra dos veículos faz parte do plano da prefeitura de Bogotá para implementar um sistema de transporte urbano baseado em energias limpas.

“Apresentamos o híbrido em uma rodada de discussões sobre tecnologias de baixas emissões promovida pelo município há dois meses. O nosso veículo se mostrou o mais adequado para atender às necessidades dos administradores públicos”, afirma Euclides Castro, gerente de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin América.

O ônibus híbrido da Volvo consome até 35% menos combustível o que resulta em uma menor emissão de CO2, algo como 35% menos se comparado com veículos tradicionais. Segundo a Volvo, em um ano de operação, o modelo deixa de emitir 33 toneladas de CO2 se comparado ao ônibus padrão. O veículo também emite 50% menos material particulado (fumaça) e NOx (óxidos nocivos à saúde) com relação aos veículos com tecnologia Euro 5 e é mais silencioso que os ônibus movidos à diesel.

“Embora com maior valor de investimento inicial, ao longo de 12 anos os híbridos Volvo terão um custo e um retorno equivalente ao de um ônibus diesel na mesma operação. O lucro será do meio ambiente e da população", reforça Pimenta.

A economia de combustível e redução de emissões devem-se à tecnologia desenvolvida pela Volvo que une dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para arrancadas e aceleração até 20 km/h enquanto o motor a diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. O motor a diesel fica desligado quando o veículo está parado para embarque e desembarque e a energia das frenagens é usada para carregar as baterias do motor elétrico.

Informações: Automotive Business

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960