Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Metrô DF: Carro exclusivo para mulheres completa um mês de funcionamento

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Há um mês o Metrô-DF tem destinado um carro exclusivo para mulheres e pessoas com deficiência. Adotado em atendimento à Lei Distrital 4848/2012, a operação teve início no dia 1º de julho. Funciona de segunda a sexta-feira, no pico da manhã e da tarde, no período das 6h às 8h45 e das 16h45 às 20h15. Para usufruir o direito, os usuários referidos pela lei devem utilizar sempre o primeiro carro do trem, o chamado carro líder, localizado logo após a cabine do piloto.

Desde a implantação, foram poucas as manifestações registradas pelos usuários. Na ouvidoria do Metrô-DF, apenas oito reclamaram contra a medida. Os demais contatos foram para elogiar a implantação, pedir informações e solicitar mais fiscalização para impedir que os homens, que não possuem deficiência, entrem no carro exclusivo.


Neste primeiro mês, o principal objetivo do Metrô-DF foi informar o usuário da Lei Distrital. Mais de 600 agentes de segurança e de estação foram treinados para prestar atendimento especial aos beneficiados e informar o público em geral. A presidente do Metrô-DF, Ivelise Longhi, avalia que o primeiro mês foi positivo e que a maioria dos usuários respeitou a adoção do carro exclusivo. “Nosso objetivo é sempre a satisfação do usuário. A iniciativa tem sido positiva, e tem ganhado a adesão do público. Os usuários ainda estão se adaptando às regras e esperamos que, com o tempo, a cultura de respeito aos direitos se solidifique cada vez mais”, afirmou.

A Companhia continua prestando informações por meio de campanha educativa. O piso das plataformas está adesivado com a sinalização do carro exclusivo e avisos sonoros são emitidos nas estações nos intervalos entre os trens, com mensagens sobre o uso do novo carro. Além disso, também tem sido distribuídos panfletos nas estações.

Apesar de não haver punição para aqueles que descumprem a lei, o Metrô-DF, além da atuação por meio de seus empregados, tem contado também com o apoio dos próprios usuários, no sentido de preservar os direitos concedidos.

Informações; Metrô DF

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960