Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Greve de ônibus em Mogi das Cruzes deve continuar nesta quarta-feira

terça-feira, 5 de março de 2013

Com a greve do transporte coletivo, muitas pessoas recorreram aos táxis para conseguir voltar para a casa em Mogi das Cruzes, nesta terça-feira (5). “O movimento começou a aumentar logo depois do almoço. Basta passar nos pontos da região central e as pessoas praticamente pulam na frente do carro para pegar condução”, disse o taxista Mayke Maurício Pereira Veiga, de 25 anos.

Diante desta situação, pessoas que iam para o mesmo destino compartilhavam a viagem, segundo o taxista, e dividiam o valor da corrida. Ele afirmou que não houve aumento no preço por causa disso. “Geralmente rodo 150 quilômetros por dia, hoje rodei 306 quilômetros”, completou o taxista com o celular que não parava de tocar.

A aposentada Idalina de Campos Cardoso disse que ficou uma hora em um ponto da região central. Como nenhum coletivo passava, ela recorreu ao táxi. “Eu paguei 4 reais dividindo a corrida com mais três pessoas que também iam para o Socorro.”

Paralisação
A manifestação de motoristas e cobradores do transporte público de Mogi das Cruzes começou ainda de madrugada. No início da manhã afetou o Terminal Estudantes, mas, à tarde, chegou a suspender os serviços no Terminal Central, onde passageiros e funcionários desciam dos ônibus que chegavam e os veículos não saiam mais. As plataformas ficaram lotadas assim como os pontos de ônibus.

A maioria dos manifestantes é da empresa CS Brasil, que divide as linhas municipais com a Princesa do Norte. No começo da manhã alguns funcionários que tinham aderido à paralisação eram da Princesa do Norte, mas a minoria. Ninguém da empresa foi localizado pelo G1.
No começo da greve, os funcionários disseram que mais de 200 motoristas e cobradores tinham aderido ao movimento. Por volta das 15h, parte dos ônibus saia com passageiros do Terminal Estudantes, mas havia muitas pessoas esperando pelo transporte e muitos ônibus parados do lado de fora.

Uma reunião foi realizada no fim da tarde desta terça entre o secretário de Transportes, Fábio Vega, e representantes das empresas responsáveis pelo transporte. A prefeitura disse que “já cobrou uma das empresas concessionárias do transporte coletivo municipal, no sentido de que ela regularize imediatamente a operacionalização do sistema, cumprindo assim o que está determinado no contrato de concessão. A maior preocupação no momento é restaurar o sistema em sua plenitude.”

Uma outra reunião foi feita à tarde na garagem da empresa com representantes da concessionária, do sindicato da categoria e funcionários em greve, mas segundo manifestantes, não houve avanço e a paralisação deve continuar na quarta-feira (6).

Funcionários disseram ao G1 que houve redução nas horas extras por causa de uma nova lei que regulamenta o trabalho. Eles disseram que concordam com a redução da carga horária por se tratar de uma profissão estressante, mas querem aumento salarial. Com a redução das horas extras, os salários caíram.

Reginaldo Paccini, diretor do Sindicato dos Rodoviários de Mogi das Cruzes, Suzano e Região, disse que a entidade não apoia a greve porque os trabalhadores reclamam de uma lei federal, uma situação que não pode ser resolvida com uma paralisação. Além disso, o sindicato afirmou que discussões sobre aumento salarial vão ser feitas em maio, como ocorre todos os anos, quando as propostas são apresentadas para as empresas. O diretor ainda afirmou que a paralisação é ilegal. “Por lei, qualquer tipo de greve no setor de transporte deve ser notificada com 72 horas de antecedência em edital em jornal, além disso tem que ser feita assembleia."

A CS Brasil se manifestou sobre a paralisação apenas às 10h43, quando informou que dos 129 ônibus que operam em Mogi das Cruzes 25 estavam parados. Cerca de 5% do quadro de motoristas deram início à paralisação parcial, sem apoio do sindicato da categoria. Discussões estavam em andamento para a normalização do trabalho.

Por Fernanda Lourenço e Douglas Pires

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960