Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Número de usuários de transporte coletivo cai 33% em 10 anos, diz NTU

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Dados da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) mostram que, nos últimos dez anos, houve uma redução de 37% no número de passageiros de ônibus e um aumento de 88% de veículos circulando nas ruas. A baixa qualidade do transporte coletivo e as reduções de impostos para a compra de carros contribuíram para a mudança.
Foto: Reprodução/EPTV
“Eu acho péssimo, eles correm muito. É difícil, principalmente para as pessoas mais idosas, para subir e descer é muito difícil”, diz Regina Bonaretti, operadora de caixa.

A dona de casa Ana Maria Fernanda Soares é casada com um cadeirante e também reclama da falta de linhas adaptadas em São João da Boa Vista (SP). “Às vezes você quer pegar o circular, mas não tem como porque ele é cadeirante. Faz falta uma linha circular adaptada”, diz.

Pensando no conforto e na facilidade, a moradora de São Carlos Adriana de Fátima da Silva trocou o ônibus pela moto. Antes, ela tinha que pegar mais de uma condução para chegar ao trabalho. “Se for esperar ônibus você fica horas no ponto”, afirma Adriana.

Qualidade
O professor do departamento de transportes da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, José Fernandes Júnior, diz que experiências de outros países mostram que é possível melhorar a situação do trânsito.

“Que a frequência de linhas aumente, o intervalo diminua, que os ônibus tenham qualidade. Nós temos sistemas eletrônicos que qualquer pessoa, por mais simples que seja, tem um celular capaz de receber mensagens e pode acompanhar qual é a situação e quando o ônibus vai passar ou não. É todo um planejamento em que já temos tecnologia para fazer isso”, explica Fernandes Júnior.

Ainda segundo o professor, é preciso vontade política e da sociedade também para fazer as mudanças. “O chique para um banqueiro europeu é ir trabalhar de bicicleta ou de transporte coletivo, não ir de carro blindado ou de helicóptero. É uma questão de posicionamento da sociedade, em todas as camadas, começando pelos mais favorecidos dando o exemplo”, afirma o professor.
Com as mudanças de comportamento dos passageiros, outros problemas além do trânsito podem ser melhorados. “Maior número de carros você tem congestionamento, tem uma ineficiência energética, consumo de combustível, poluição atmosférica, são todos efeitos danosos resultantes de não se ter um transporte coletivo de qualidade”, diz Fernandes Júnior.

Desconto nas tarifas
As cidades da região têm programas de descontos e isenções para os passageiros de ônibus. Em São Carlos, idosos acima de 60 anos não pagam a passagem, estudantes pagam meia e trabalhadores domésticos que ganham até dois salários mínimos têm direito a desconto.

Em Rio Claro, há gratuidade para pessoas entre 60 e 64 que ganham até três salários mínimos. Acima de 65 anos a passagem não é cobrada. No município há programas que prevêem isenção de tarifa ou descontos para estudantes.

Informações: G1 São Carlos e Araraquara


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960