Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Bilhetagem Eletrônica gera inúmeras vantagens para os usuários de João Pessoa

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

A cidade de João Pessoa já tem uma das frotas mais novas dentre as capitais brasileiras, um dos maiores volumes per capita de ônibus especiais e, ainda opera com 100% das suas linhas com bilhetagem eletrônica. Para tanto, desde dezembro de 2006, a Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP) optou pela utilização dos cartões ‘Passe Legal’, vale-transporte e cidadão para o pagamento da tarifa nos ônibus. Com eles, os usuários apenas aproximam o cartão do validador (equipamento embarcado no ônibus) para que seja reconhecido o crédito e a roleta liberada. O uso da tecnologia de ponta proporciona mais segurança e agilidade ao passageiro na hora do embarque porque dispensa o manuseio de dinheiro ou tíquetes nas paradas ou dentro dos veículos, eliminando problemas com o troco e reduzindo, assim, o risco de assaltos.

“Com a utilização do cartão ‘Passe Legal’ foi diminuído significativamente o uso de dinheiro nos ônibus, o que favorece tanto na questão do troco, como principalmente, na segurança dos passageiros e operadores, no caso de assaltos e roubos,” enfatizou o diretor institucional da AETC-JP, Mário Tourinho.

Embora o sistema seja bem moderno e traga uma série de vantagens para o usuário, algumas pessoas ainda preferem utilizar os ônibus pagando as passagens em espécie, e nem se dão conta de que estão perdendo a oportunidade de até economizar em seus deslocamentos. Com o cartão ‘Passe Legal’ o passageiro pode andar em dois ônibus e pagar apenas uma passagem, através da integração temporal, que pode ser feita em qualquer uma das 86 linhas de forma gratuita e dentro do tempo 30 minutos. Há ainda, o benefício da integração temporal das linhas intermunicipais que circulam de forma integrada nas cidades de Bayeux, Santa Rita, Conde e Cabedelo. “Quem não tem o cartão da bilhetagem, não pode usufruir das vantagens das Integrações que possibilita o passageiro andar em dois ônibus e pagar apenas uma passagem”, destaca Mário.
Ainda de acordo com o diretor, outra vantagem do sistema é que no caso de extravio do bilhete eletrônico, os créditos não são perdidos, já que o usuário cadastrado na AETC-JP pode resgatá-los, comprando uma segunda-via do cartão. “Para resgatar os seus créditos, primeiramente o usuário deverá efetuar o seu registro de perca ou roubo do cartão junto a AETC-JP, para que seja feito automaticamente o bloqueio do mesmo e, posteriormente, no prazo de até 48 horas, o resgate do saldo de créditos”, exemplificou ele.

Mário lembra ainda que para registrar o extravio do cartão “Passe Legal”, no caso do Passe Legal Estudante e Cartão Cidadão pode ser feito diretamente na sede da AETC-JP na Rua 13 de Maio, no Centro da cidade, ou através do telefone 3221-9092, durante o horário de funcionamento que é de 2ª a 6ª, das 8h às 16h30, sem intervalo para almoço. “Já no caso do vale-transporte, as empresas cadastradas contam também com o e-mail: cadastro@passelegal.com.br, através do qual pode ser realizado tanto o registro de extravio do cartão, como ainda, a recarga de novos créditos do mesmo”, complementou. “Para registrar a ocorrência o usuário precisa informar tanto na AETC-JP, quanto por e-mail, o número do cartão ‘Passe Legal’ e o seu nome completo”, finalizou Mário.  

Informações: PB Agora

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960