Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Chuva transborda rio, fecha túnel e complica o trânsito em São Paulo

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A chuva que atinge a região metropolitana de São Paulo nesta quarta-feira (19) deixou a capital paulista em estado de atenção por mais de três horas, informou o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura. A sububprefeitura da Lapa ficou em estado de alerta, por conta do transbordamento do Ribeirão Vermelho, nas proximidades da Vila Piauí.

Durante todo o dia, foram 27 pontos de alagamento na cidade. Por conta de um deles, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fechou o túnel Anhangabaú, no sentido Aeroporto, o que causou lentidão no corredor Norte/Sul. A chuva também fechou o aeroporto de Congonhas por cerca de 40 minutos.

De acordo com a CET, às 20h, a cidade tinha 190 quilômetros de lentidão, índice bem acima da média para o horário. Os pontos de maior lentidão estavam na Marginal Tietê, sentido Ayrton Senna, pista expressa, da ponte Julio de Mesquita Neto até a ponte Aricanduva (13,0 km); na Marginal Tietê, sentido Castelo Branco, pista expressa, da ponte da Casa Verde até a rodovia Castelo Branco (10,7 km); na Marginal Tietê, sentido Castelo Branco, pista local, da ponte da Casa Verde até a ponte dos Remédios (10,1 km); e na Marginal Tietê, sentido Ayrton Senna, pista local, da ponte Julio de Mesquita Neto até a ponte do Tatuapé (10,1 km)..

Cidades da Grande São Paulo também sofreram com as consequências da forte chuva. No ABC, São Bernando do Campo ficou com vários pontos de alagamento, incluindo o Paço Municipal. A cidade de Osasco também registrou várias ruas embaixo d'água.

Segundo o CGE, durante a noite, as chuvas diminuíram restando apenas chuvas leves, principalmente ao longo da divisa com o ABC e o município de Guarulhos. Conforme a equipe de meteorologia do CGE, no decorrer da noite ainda podem ocorrer chuvas leves na Grande São Paulo.

De acordo com o órgão, os próximos dias seguem com sol, calor e pancadas isoladas de chuva no final das tardes. Os modelos de previsão do tempo indicam que uma nova frente fria chega ao litoral paulista no fim de semana. Na quinta-feira (20) o sol volta a predominar e favorece a rápida elevação das temperaturas. Os termômetros oscilam entre mínimas de 20ºC e máximas de 31ºC na Grande São Paulo. No final da tarde a nebulosidade aumenta e ocorrem chuvas de verão.

O verão começa nesta sexta-feira (21), que deve ser mais um dia de sol e calor. As temperaturas mínimas ficam em torno dos 21ºC, enquanto as máximas podem superar os 32ºC. Esperam-se chuvas na forma de pancadas entre o final da tarde e o início da noite, ocasionadas pela combinação entre a brisa marítima e a aproximação de uma frente fria.

Informações: Último Segundo

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - Chuva transborda rio, fecha túnel e complica o trânsito em São Paulo

BRT Transoeste terá novo trecho inaugurado no sábado

Mais um trecho do BRT será inaugurado no próximo sábado (22). É o que fará a ligação Paciência X Santa Cruz pela Avenida Cesário de Melo. Serão abertas quatro estações do BRT: Cesarão I, Cesarão II, Cesarão III e Santa Eugênia, que funcionarão das 05h à 01h.

Segundo a Prefeitura do Rio, o trecho que será inaugurado tem aproximadamente 4,5 Km. Ele liga os bairros de Santa Cruz e Paciência, na Zona Oeste, e se integra à estação de trem de Paciência, que fica ao lado do BRT Santa Efigênia. Com a extensão será possível ir de Paciência direto para o Recreio já que, além das novas estações, a nova linha de BRT atenderá as Estações Expressas/Paradoras do Mato Alto, Recreio Shopping, Gláucio Gil e Salvador Allende.

A Avenida Cesário de Melo, entre Campo Grande e Santa Cruz, tem um corredor central exclusivo para ônibus e segregado do tráfego geral, com estações de embarque. O passageiro poderá efetuar a travessia através das faixas de pedestres. Todas as estações aceitam o Bilhete Único Carioca e RioCard. O passageiro que quiser  fazer o transbordo para os Ônibus Paradores do BRT TransOeste deverão, preferencialmente, trocar de ônibus em qualquer uma das estações Expressas/Paradoras situadas no bairro do Recreio dos Bandeirantes (Recreio Shopping, Gláucio Gil e Salvador Allende).

Em janeiro, mais quatro estações da Trasoeste serão abertas nesse trecho Paciência X Santa Cruz: Vila Paciência, Três Pontes, Cesarinho e 31 de Outubro. Em breve, a Transoeste chegará até Campo Grande.

O cronograma de obras do trecho Santa Cruz - Campo Grande foi dividido em duas etapas e executado em um semestre. A primeira fase, que será inaugurada neste sábado, concentrou o trajeto quase cinco quilômetros de Santa Cruz até Paciência, com oito estações, por onde o BRT trafegará em faixa exclusiva ao longo da Avenida Cesário de Melo.

A segunda, prevista para o primeiro trimestre de 2013, abrange 11 quilômetros e mais 15 estações, chegando a Campo Grande. Neste percurso, a Secretaria Municipal de Obras trabalhou duplicando o trecho de um quilômetro entre o cemitério de Campo Grande e o viaduto Alim Pedro. Também estão sendo feitas readequações no centro do bairro para receber o sistema BRT, com obras para alterações geométricas e na circulação viária.

Ao longo do traçado da Transoeste, a Secretaria Municipal de Obras construiu o túnel José Alencar, perfurado na Serra da Grota Funda, o mais moderno e seguro do Rio, ligando o Recreio dos Bandeirantes a Guaratiba. Com 1.100 metros de extensão em cada sentido, o túnel é a principal estrutura do projeto e uma das maiores intervenções urbanísticas da cidade, sendo a primeira ligação entre as baixadas de Jacarepaguá e Guaratiba.

O itinerário dos ligeirões da Transoeste entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz conta ainda com seis viadutos e quatro pontes. Nesta extensão foi escavado 1,3 milhão de metros cúbicos, equivalente a 97 mil caminhões e utilizados 1,2 milhão de metros cúbicos de aterro compactado, correspondente a 91 mil caminhões. A somatória destes dois volumes equivale ao estádio do Maracanã. Além disso, foram usadas 1.1179 toneladas de estrutura de aço para construir as estações de BRT e 181.170 toneladas de asfalto para pavimentação.

Nas vias exclusivas, os ônibus articulados – com ar-condicionado e capacidade para 140 passageiros - trafegam livres de congestionamentos, o que encurta pela metade o tempo de viagem de quem faz diariamente o trajeto entre os bairros. O Terminal Alvorada, ponto de integração com o BRT Transcarioca (Barra–Galeão), foi remodelado e opera desde junho com os ligeirões da Transoeste. O terminal segue em obras no trecho que atenderá futuramente à Transcarioca. Além da ligação dos corredores expressos, o terminal vai receber todo o transporte de ônibus da Zona Oeste.

Informações: Agência Rio de Notícias

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - BRT Transoeste terá novo trecho inaugurado no sábado

Ônibus Natalino encanta os usuários no Recife e RMR

Já está nas ruas um ônibus comemorativo para alegrar os seus usuários, um ônibus recheado com desejos de muita paz, amor, saúde e prosperidade. Assim é o Natalbus, um veículo que durante todo o mês de dezembro está circulando pelas ruas da Região Metropolitana do Recife. Decorado com os símbolos natalinos, ele chama a atenção por onde passa.

Idealizado pela Itamaracá Transportes, o Natalbus funciona de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana ele realiza viagens solidárias transportando de graça passageiros de instituições não governamentais e também de entidades sociais.

Blog Meu Transporte

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook



READ MORE - Ônibus Natalino encanta os usuários no Recife e RMR

São Paulo: Campo Belo terá quatro estações do monotrilho

Apesar de ter gerado polêmica entre os moradores da zona sul, que se queixam do possível impacto estético e ambiental do monotrilho, a linha 17-ouro do metrô tende a contribuir para a valorização imobiliária do Campo Belo. As vias do monotrilho já estão sendo construídas no canteiro central da avenida Roberto Marinho.

Segundo o Metrô, as obras do primeiro trecho (estação Morumbi - aeroporto de Congonhas) estão previstas para serem entregues em 2014. No Campo Belo, haverá quatro estações:

Campo Belo

- estação Congonhas (avenida Washington Luís, esquina com rua Lourical)

- estação Jardim Aeroporto (avenida Jornalista Roberto Marinho, esquina com avenida Washington Luís.

- estação Brooklin (avenida Jornalista Roberto Marinho, entre a rua Cristóvão Pereira e rua Vicente Leporace)

- estação Vereador José Diniz (avenida Jornalista Roberto Marinho, entre a rua Sargento José Roque da Silva e a avenida Vereador José Diniz).

"As obras da linha 17-ouro do metrô, além da linha 5-lilás, que passará ao lado, na avenida Santo Amaro, trarão valorização para a região", aposta Cyro Nausel, diretor de atendimento da Lopes.

O primeiro trecho começou a ser construído no dia 29 de março de 2012 e terá 7,7 km de extensão. Segundo o Metrô, os investimentos previstos para a linha são de R$ 2,8 bilhões (sistemas e vias).

Informações: Revista Ferroviária

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - São Paulo: Campo Belo terá quatro estações do monotrilho

No Recife, Empresários de ônibus derrubam gratuidade a partir dos 60 anos

Os empresários de ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) conseguiram derrubar a recém-criada lei municipal que amplia a gratuidade das passagens para os maiores de 60 anos. Até então, só tinha direito a andar de graça nos ônibus aqueles com mais de 65 anos. Com a nova lei, aumentou em 30,91% o número de idosos com direito à isenção nas passagens. A liminar conquistada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana-PE)  foi dada pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Agenor Ferreira de Lima Filho a uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin). No entendimento do Urbana-PE, a nova lei é inconstitucional porque cria uma gratuidade sem prever a respectiva fonte de custeio, o que a torna ilegal.

A liminar foi dada no último dia 10 e a determinação para que a gratuidade seja suspensa já chegou ao Grande Recife Consórcio de Transporte. A ação continuará tramitando na Justiça, mas até o julgamento do mérito, vale a liminar. Ou seja, os passageiros com 60 anos terão que, pelo menos por enquanto, voltar a pagar a tarifa nos ônibus. A defesa do Urbana-PE alegou que a nova lei feria o Artigo 195, inciso 5º da Constituição Federal; o Artigo 158, parágrafo 1º da Constituição Estadual de Pernambuco; o Artigo 16 da Lei de Responsabilidade Fiscal; o Artigo 35 da Lei Federal 9.074/95 e a Lei Orgânica do Recife.

A ação do Urbana-PE era esperada porque, desde o início, a nova lei enfrentou obstáculos. Ainda na Câmara de Vereadores, recebeu um parecer contrário da comissão de finanças e foi totalmente vetada pelo prefeito João da Costa, exatamente sob o mesmo argumento de que não tinha custeio previsto. Voltou para a Câmara e, mais uma vez, sofreu novos questionamentos: a comissão de legislação concordou com o veto do prefeito. Mas terminou sendo mantida em novembro, numa sessão definida na imprensa como de retaliação a João da Costa, em que vários projetos de lei foram aprovados mesmo depois de vetados pelo Executivo municipal. Na verdade, disputas políticas de lado, é fato que, sem uma fonte certa, quem iria ou irá bancar essa gratuidade será a própria população que paga a passagem em dinheiro, já que o sistema de transporte em Pernambuco ainda não recebe qualquer subsídio. Essa é a questão.

Postado por Roberta Soares / De Olho no Trânsito

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - No Recife, Empresários de ônibus derrubam gratuidade a partir dos 60 anos

Trens da Supervia terão suas tarifas reajustadas a partir de fevereiro

A Agência Reguladora de Transportes (Agetransp) aprovou nesta terça-feira o reajuste anual da tarifa cobrada pela concessionária de trens Supervia. O preço do bilhete unitário passará de R$ 2,90 para R$ 3,10, a partir de 2 de fevereiro de 2013. A Supervia terá que avisar aos passageiros a partir de um mês antes do reajuste.

O conselho diretor  da Agência decidiu multar a SuperVia em cerca de R$ 36 mil reais devido a incidente ocorrido em 19 de novembro de 2011. Na ocasião, devido a problema mecânico, uma composição da concessionária não pode seguir viagem e os passageiros tiveram que desembarcar na linha férrea, na parte superior da Estação Coelho da Rocha.

Informações: O Dia Online

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - Trens da Supervia terão suas tarifas reajustadas a partir de fevereiro

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960