Metrô Rio Metrô vai revalidar cartão de gratuidade de idosos

terça-feira, 16 de outubro de 2012

A partir desta quarta-feira até o dia 17/11, o MetrôRio vai revalidar o cartão de gratuidade dos clientes com idade acima de 65 anos. Para fazer a revalidação o cliente deverá se dirigir a qualquer estação e procurar um dos agentes de segurança - que encostará o cartão no terminal de consulta e o revalidará.

Caso o procedimento não seja realizado até a data estipulada, o cartão será bloqueado e o desbloqueio será feito somente no Posto de Gratuidade da Estação Central.

Mesmo com os cartões fora de validade, os idosos não perdem o direito à gratuidade, assegurada por lei. Neste caso, para embarcar, o passageiro deverá estar com a carteira de identidade em mãos.

Informações: O Dia Online

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - Metrô Rio Metrô vai revalidar cartão de gratuidade de idosos

No Recife, Lei que proíbe som dentro dos ônibus não pegou

Não pegou ainda, o que tinha o objetivo de melhorar a qualidade do transporte coletivo dentro dos ônibus na Região Metropolitana do Recife ainda não saiu do papel, os famosos DJ dos ônibus continuam abusando dentro dos coletivos prejudicando a viagem de muitos usuários, na qual se veem obrigados a escutar músicas contra o próprio gosto.

Esta lei 14.681, foi publicada no Diário Oficial do dia 28 de maio de 2012 e tinha o prazo de 03 meses para entrar em vigor de fato, porém nada mudou neste prazo e os DJ’s continuam atormentando quem precisa usar os coletivos.

De acordo com a publicação, celulares, ipod, tablet, notebook, rádio, mp3 e similares estão incluídos na lista de barrados. A lei obriga ainda fixação de avisos explicativos dentro dos veículos. Quem desobedecer a regra, poderá ser convidado a se retirar do veículo. Caso o passageiro não se retire, o motorista ou cobrador podem solicitar intervenção policial.  As empresas de transporte que descumprirem a lei, serão advertidas e se não corrigirem as falhas, poderão ser multados. O valor varia de mil a R$ 100 mil.

Segundo a Lei, cartazes e avisos deveriam ser afixados dentro dos ônibus, mas em nenhum ônibus foi possível ver esses cartazes, ou seja, a Lei não está sendo obedecida nem por quem deveria coloca-la em prática. Simplesmente lamentável.

Esta Lei vinha sendo até comemorada pelos usuários de ônibus, mas infelizmente até agora nenhum cartaz ou informativo foi colocado dentro dos coletivos ou nos terminais.

Metrô
Não é apenas nos ônibus que alguns usuários abusam com o som ligado, já é possível vê esses abusos também dentro do metrô, na qual também precisa fortalecer campanhas que venham a coibir estes abusos.

Mais informações ainda nesta postagem, com a resposta do Sindicato da Empresas de Ônibus (URBANA-PE), Grande Recife Consórcio de Transportes (GRCT) e também do autor da Lei, o Deputado Estadual Eriberto Medeiros.

Blog Meu Transporte

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - No Recife, Lei que proíbe som dentro dos ônibus não pegou

Metrô e CPTM vão ter integração gratuita em mais duas estações na Zona Leste


O Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vão realizar a integração gratuita em mais duas estações a partir do dia 22 de outubro. Quem pagava R$ 3 para passar das estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé, da Linha 3-Vermelha do Metrô, para as linhas 11-Coral e 12-Safira, da CPTM, poderá fazer a transferência de graça em alguns horários.

De segunda a sexta-feira, a integração gratuita valerá das 11h às 15h, e a partir das 21h. Aos sábados, a transferência livre acontecerá a partir das 15h. Já nos domingos e feriados, o serviço será liberado durante todo o dia.

Segundo a Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos, a nova medida tem como objetivo proporcionar economia e mais opções para a população que utiliza o transporte metroferroviário.

Informações: G1 SP

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - Metrô e CPTM vão ter integração gratuita em mais duas estações na Zona Leste

No Rio, Novas estações do BRT entram em funcionamento

As estações Cajueiros e CTEx do sistema de BRT-Transoeste entraram oficialmente em funcionamento na manhã desta segunda-feira, conforme informou a Rio Ônibus. O funcionamento efetivo se deu após um período de testes.

Também começou a operar a sétima linha alimentadora do Transoeste, a 874A (Marambaia x Ilha de Guaratiba). Esta linha possui um serviço especial a cada hora, que estende o itinerário até a estação Pontal, via Serra da Grota Funda, para atender os moradores da serra.

READ MORE - No Rio, Novas estações do BRT entram em funcionamento

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960