São Paulo: Monotrilho da Zona Leste de SP agora é Linha 15-Prata

quarta-feira, 12 de setembro de 2012


O monotrilho da zona leste ainda vai demorar para ser entregue, mas seu nome já foi trocado pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). Em construção desde 2009 na Vila Prudente, a linha deixou de ser chamada 2-Verde. Agora, oficialmente, virou 15-Prata.

A mudança de cor e número, que vinha sendo especulada há meses, foi anunciada na semana passada pelo presidente da empresa, Peter Walker, em um comunicado interno. De acordo com a empresa, a alteração ocorreu porque a futura extensão da Linha 2-Verde - que hoje liga a Vila Madalena, na zona oeste, à Vila Prudente, na leste - até as imediações da Via Dutra "funcionará nos mesmos moldes e sistemas" atuais a partir da Vila Prudente. Portanto, esse "rabicho" também será Linha 2. Anteriormente, no entanto, esse trecho havia sido identificado como Linha 15-Branca pelo Metrô.

Informações: O Estado de São Paulo

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - São Paulo: Monotrilho da Zona Leste de SP agora é Linha 15-Prata

Em Fortaleza, Novas faixas prioritárias começam a funcionar segunda

As famosas listras azuis já estão lá, demarcando o futuro espaço destinado ao transporte coletivo, nas avenidas Tristão Gonçalves e do Imperador. A partir da próxima segunda-feira (17), começa a funcionar o Bus Rapid System (BRS) - Sistema Rápido de Ônibus - nas duas vias, concluindo o corredor que vai ligar o Terminal do Antônio Bezerra ao Centro de Fortaleza. Já estão em funcionamento as faixas prioritárias da avenida Bezerra de Menezes.

Segundo a diretora técnica da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Calina Bertini, para que o corredor possa funcionar ainda faltam as sinalizações horizontais e verticais, além da instalação de novos abrigos nas paradas de ônibus. Serão seis abrigos novos na Avenida do Imperador e três na Tristão Gonçalves. A previsão inicial era de que o sistema fosse implantado no local no dia 3 de setembro.

Na Avenida do Imperador, serão reservadas as duas faixas mais à direita para o transporte público. A vantagem, com relação à avenida Bezerra de Menezes, é que o canteiro central vai separar o transporte coletivo do individual, dificultando o desrespeito ao BRS. Já na avenida Tristão Gonçalves, o corredor vai funcionar apenas na faixa da direita.

Os usuários de transporte público estão ansiosos pela mudança. “Fica excelente e bem organizado. Melhora até para os passageiros nas paradas, porque, muitas vezes, acontece de o ônibus passar direto por causa da confusão no trânsito”, comenta o camelô Antônio Costa.

“A tendência é melhorar, porque terá menos congestionamento”, avalia o comerciante Edivar Ribeiro, 60. A dona de casa Ana Paula Rodrigues, 29, diz que o BRS tem facilitado a vida dos passageiros. “Lá na (avenida) Bezerra de Menezes, eu passei de topic e achei bem mais rápido”, informa.

Funcionamento

Os corredores do Centro vão seguir as mesmas regras das faixas prioritárias da avenida Bezerra de Menezes. Podem circular neles os ônibus, vans, táxis e transporte escolar. Os demais veículos só poderão trafegar por 100 metros na faixa, para acessar estacionamentos ou fazer conversões à direita.

As linhas não serão divididas em grupos, como ocorre na avenida Bezerra de Menezes. Boa parte das paradas serão comuns. Nas paradas seletivas, haverá a sinalização do nome das linhas que podem fazer o embarque e desembarque no local. As faixas prioritárias também serão implantadas nas ruas Meton de Alencar e Padre Ibiapina.

ENTENDA A NOTÍCIA

A partir de segunda-feira (17), começam a funcionar as faixas prioritárias para transporte coletivo nas avenidas Tristão Gonçalves e do Imperador, que serão interligadas ao Bus Rapid System (BRS) - Sistema Rápido de Ônibus - da avenida Bezerra de Menezes.

Saiba mais

Ainda não estão sendo aplicadas multas para quem desrespeita as faixas preferenciais para transporte coletivo.

Segundo a diretora técnica da Etufor, Calina Bertini, a fiscalização tem sido mais rigorosa “no estacionamento irregular e fila dupla”. Está sendo estudada a possibilidade de ampliar o trecho permitido para circulação de veículos individuais, que hoje é de 100 metros.

A aquisição dos aparelhos que vão fiscalizar o funcionamento do BRS está em fase de licitação e não tem data para começar a operar.

Informações: O Povo Online

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - Em Fortaleza, Novas faixas prioritárias começam a funcionar segunda

Sistema BRT (Bus Rapid Transit) será implantado a partir de janeiro em Feira de Santana

O projeto de transporte coletivo BRT (Bus Rapid Transit), também denominado Via Exclusiva para Ônibus, já foi acatado pelo Ministério das Cidades e será implantado a partir de janeiro de 2013 em Feira de Santana. A proposta do Governo Municipal é disponibilizar um sistema de transporte moderno, com ônibus rápido e articulado.

Segundo o secretário municipal de Planejamento, José Marcone de Souza, o projeto consiste na implantação de duas linhas exclusivas de transporte coletivo nas avenidas Getúlio Vargas e João Durval Carneiro, cortando a avenida Eduardo Fróes da Mota (Anel de Contorno).

“O BRT é um sistema de ônibus de alta capacidade que provê um serviço rápido, confortável, eficiente e de qualidade. O novo sistema controla eletronicamente o tempo de cada estação, com o uso de ônibus modernos e articulados”, explica o secretário de Planejamento.


Ele acrescenta que inicialmente foi encaminhado o projeto da proposta para o Ministério das Cidades e, depois disso, o projeto construtivo. Como o material foi encaminhado dentro do prazo, foi possível que o Governo Federal o acatasse. A iniciativa representa um investimento total de R$ 94 milhões.

Várias cidades do Brasil e do mundo como Curitiba, Goiânia, Bogotá, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro adotaram o BRT como um meio de transporte público mais barato de construir do que um sistema de metropolitano (metrô), com capacidade de transporte de passageiros similar à de um sistema de veículo leve sobre trilhos (VLT). O primeiro BRT foi implantado em 1979, na cidade de Curitiba. As informações são da Secom.

Informações: Acorda Cidade

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - Sistema BRT (Bus Rapid Transit) será implantado a partir de janeiro em Feira de Santana

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960