Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Linha Turismo de Porto Alegre tem mais ônibus, horários e paradas nos passeios

quinta-feira, 3 de maio de 2012

O city tour Linha Turismo oferece uma maneira especial de descobrir e conhecer Porto Alegre. Ao embarcar nos ônibus de 4 metros de altura com o segundo andar aberto, o visitante terá oportunidade de ver a cidade de outro ângulo e conhecer informações históricas e curiosas sobre personagens, ruas, bairros, praças, monumentos e atrativos dos roteiros oferecidos.
A Linha oferece dois roteiros, o Centro Histórico que contempla atrativos históricos e culturais, com destaque para Parque da Redenção, Mercado Público e Fundação Iberê Camargo, com possibilidade de embarque e desembarque em cinco pontos durante o trajeto. E o tour Zona Sul, que destaca em um trajeto sem paradas, as paisagens naturais da Cidade, sendo os pontos altos a Praia de Ipanema, algumas propriedades dos Caminhos Rurais e o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, com uma vista de 360° da cidade. 

Serviço pioneiro no país, o Linha Turismo entrou em circulação em janeiro de 2003 e recebeu seu primeiro investimento em 2012.  Neste período, o city tour, até agora operado por um único ônibus, transportou 477 mil pessoas, entre turistas e porto-alegrenses. O objetivo da inovação é qualificar e ampliar o serviço, visando a maior demanda durante a Copa do Mundo de 2014.

Veículos - Os novos ônibus seguem o modelo do veículo atual, de dois andares, porém trazem inovações como sistema de áudio informatizado e em três idiomas, fones de ouvido individuais para passageiros falantes em inglês e espanhol, e climatização no primeiro piso. Os veículos contam com acessibilidade universal, porta volumes no andar inferior e capacidade para transportar 72 passageiros, sendo 15 no primeiro piso e 57 no andar superior.

Mais horários e paradas - Os ônibus novos atendem unicamente o roteiro Centro Histórico. As oito saídas diárias, de terças a domingos, ocorrem entre 9h e 16h30, a partir do terminal de embarque em frente à sede da SMTUR, na Travessa do Carmo, 84, bairro Cidade Baixa. A grande novidade é que o roteiro deixou de ser circular, como ocorria até então. Agora, os passageiros têm a opção de embarque e desembarque em cinco pontos da cidade. Neste novo sistema, o roteiro completo ficou com duração média de duas horas. Como a passagem vale por um dia, os passageiros que descerem numa das paradas podem embarcar no próximo ônibus, que passa pelo mesmo local uma hora depois. Outra novidade é que, para assegurar o reembarque aos passageiros, os ônibus circulam mesmo em dias de chuva. 

Todos os pontos de parada dos ônibus Linha Turismo contam com placas de sinalização exclusivas. Elas estão localizadas na avenida 24 de Outubro, na altura da rua Comendador Caminha, próximo ao Parcão; na avenida Borges de Medeiros, em frente ao Largo Glênio Peres, próximo ao Mercado Público; em frente ao Museu da Fundação Iberê Camargo junto à parada de ônibus convencional existente no local; e no atual terminal localizado em frente à sede da SMTUR. Aos sábados e domingos, os ônibus fazem paradas também na avenida Osvaldo Aranha, próximo ao Mercado do Bom Fim, no Parque da Redenção, junto ao ponto de embarque dos passeios Domingo no Campo.

Pontos de venda - As inovações não alteraram o preço do bilhete para o city tour, que permanece em R$ 15 e pode ser adquirido em mais pontos de venda. Além da Central de Passagens localizada na sede da SMTUR, as passagens para o roteiro Centro Histórico podem ser compradas em outros locais estratégicos, próximos às paradas do roteiro: Café do Brique (no Mercado do Bom Fim, loja 1, junto ao Parque da Redenção), Saúde no Copo (na Av. 24 de Outubro, 742 , em frente ao Parcão); Café do Mercado (no térreo do Mercado Público, ao lado do Centro de Informações Turísticas) e Loja do Museu da Fundação Iberê Camargo. Outro ponto de venda será na agência Bonete Turismo (na Av. Borges de Medeiros, 915, térreo, próximo ao Viaduto Otávio Rocha).

Zona Sul - Neste novo modelo operacional, o ônibus de dois andares que até então realizava todos os passeios agora circula principalmente no roteiro Zona Sul, com uma saída diária, de terças a sextas, às 14h, e duas saídas aos sábados e domingos, às 10h30 e às 14h. Nesta opção de passeio permanece o sistema circular, sem paradas durante o trajeto. Tendo em vista os danos causados pelo temporal ocorrido em 21 de abril, com danos à arborização de ruas e avenidas que fazem parte do roteiro, o city tour Zona Sul está temporariamente suspenso. O roteiro deve ser retomado em15 de maio, após a operação de poda nas árvores atingidas.
Para o roteiro Zona Sul, as passagens são vendidas apenas na Central Linha Turismo que funciona na sede da SMTUR. O mesmo ônibus será empregado para atender as agendas de passeios no roteiro Centro Histórico oferecidos a alunos da rede municipal de ensino e participantes dos workshops de qualificação promovidos pela Escola Social de Turismo, da SMTUR. 
O city tour Linha Turismo é operado pela SMTUR em parceria com a Carris, que fizeram um investimento conjunto de R$ 1,4 milhão para a compra dos novos ônibus. A origem dos recursos é a própria receita gerada pelo serviço.

Tabela de horários Linha Turismo
SAÍDA
ROTEIRO
RETORNO TERMINAL TRAVESSA DO CARMO
9h
Centro Histórico
11h
10h
Centro Histórico
12h
11h
Centro Histórico
13h
12h
Centro Histórico
14h
13h30
Centro Histórico
15h30
14h30
Centro Histórico
16h30
15h30
Centro Histórico
17h30
16h30
Centro Histórico
18h30
10h30
(sábados e domingos)
Zona Sul
12h
14h
(terças a domingos)
Zona Sul
15h30


Informações: Prefeitura de Porto Alegre

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - Linha Turismo de Porto Alegre tem mais ônibus, horários e paradas nos passeios

Em Fortaleza, 13 linhas têm itinerários alterados devido a obras do Transfor

13 linhas de ônibus começam a ter o itinerário alterado nesta quinta-feira, 3, em decorrência das obras do Transfor na Av. Paulino Rocha, no bairro Castelão. A mudança já havia sido comunicada pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Confira o desvio das linhas envolvidas:

(05) Canindezinho/Iguatemi
(024) Antônio Bezerra/Lagoa/Unifor
(034) Av. Paranjana I (Corujão)
(035) Av. Paranjana II (Corujão)
(041) Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu

Quando trafegarem no sentido Dedé Brasil/Paulino Rocha: Av. Dedé Brasil, Av. Juscelino Kubitschek, Rua Prof. José Silveira, Rua Regina de Fátima, Av. Dep. Paulino Rocha e segue o itinerário vigente.

Quando trafegarem no sentido Paulino Rocha/Dedé Brasil: Av. Dep. Paulino Rocha, Rua do Contorno, Av. Alberto Craveiro, Av. Dedé Brasil e segue o itinerário vigente.

(603) Jardim União/Centro
(605) Cj José Walter/Br 116/Av. I
(606) Cj José Walter/Br 116/Av. N

Quando trafegarem no sentido Juscelino Kubitschek/Alberto Craveiro: Av. Juscelino Kubitschek, Rua Prof. José Silveira, Rua Regina de Fátima, Av. Dep. Paulino Rocha, Rua do Contorno, Av. Alberto Craveiro e segue o itinerário vigente.

(660) Cj Palmeiras/Centro/Expresso
(666) Jardim Castelão

Quando trafegarem no sentido Paulino Rocha/Bairro: Rua do Contorno, Alberto Craveiro, Juscelino Kubitschek, Prof. José Silveira, Regina de Fátima, Paulino Rocha e segue o itinerário vigente.

(311) Castelão/Parangaba
(321) Jardim União/Parangaba

Quando trafegarem no sentido Juscelino Kubitschek/ Dedé Brasil: Av. Juscelino Kubitschek, Rua Prof. José Silveira, Rua Regina de Fátima, Av. Dep. Paulino Rocha, Rua do Contorno, Av. Alberto Craveiro, Av. Dedé Brasil e segue o itinerário vigente.

(633) Passaré/Centro

Quando trafegar no sentido Bairro/Centro: Av. Alberto Craveiro, Av. Juscelino Kubitschek, Rua Prof. José Silveira, Rua Regina de Fátima, Av. Dep. Paulino Rocha, Rua do Contorno, Av. Alberto Craveiro e segue o itinerário vigente.

Redação O POVO Online 

READ MORE - Em Fortaleza, 13 linhas têm itinerários alterados devido a obras do Transfor

SPTrans cria linha circular 24h para atender a Virada Cultural

A São Paulo Transporte (SPTrans) informa a criação de uma linha especial de ônibus para facilitar o deslocamento daqueles que querem aproveitar as atividades oferecidas pela Virada Cultural 2012. A linha 2001/10 Terminal Amaral Gurgel/Terminal PQ. Dom Pedro II funcionará ininterruptamente entre às 18h do sábado, 5 de Maio, e 20h de domingo, 6 de maio, operando com ponto inicial no Term. Amaral Gurgel e atendendo os Terminais Bandeira, PQ. Dom Pedro II e Princesa Isabel. O intervalo médio programado é de 10 minutos.

Também para atender ao público da Virada Cultural, o Atende realizará uma operação especial, com partidas do Terminal Parque D. Pedro II e da Estação Barra Funda do Metrô. Os passageiros com deficiência serão transportados destes pontos até a região central, onde estará a maior parte das atrações do evento. Este atendimento será realizado entre 18h de sábado e 18h de domingo.
Para melhor atender ao público, 72 linhas operarão durante a madrugada, fazendo o transporte entre o Centro e diversos pontos de interesse da Capital, como estações do Metrô.
Vale lembrar que o horário de funcionamento do Bilhete Amigão, que permite ao usuário realizar até quatro viagens em um período de oito horas, será antecipado e valerá para todo o sábado e domingo.

Linha Especial:
2001/10 TERM. AMARAL GURGEL – TERM. PQ. D. PEDRO II
Sentido Único – Term. Amaral Gurgel, acesso baixos do Viaduto, R. Ana Cintra, R. Sebastião Pereira, R. Frederico Abranches, R. Amaral Gurgel, R. Marques de Itu, R. Dr. Vila Nova, R. Major Sertório, Av. Ipiranga, Av. São Luiz, Viaduto Nove de Julho, R. Santo Antonio, Term. Bandeira, R. Santo Antonio, Viaduto Jacareí, R. Maria Paula, Viaduto Dona Paulina, Pça. Dr. João Mendes, R. Anita Garibaldi, Pça. Clovis Bevilaqua, Av. Rangel Pestana, R. Dr. Bittencourt Rodrigues, Pça. Fernando Costa, R. Gen. Carneiro, acesso, Term. Pq. D. Pedro II, Av. do Exterior, Viaduto Vinte e Cinco de Março, Viaduto Mercúrio, Av. Mercúrio, Av. Sen. Queiroz, R. Dom. Francisco de Souza, Av. Prestes Maia, Túnel Papa João Paulo II (Norte-Sul), Av. Nove de Julho, R. Alfredo Gaglioti, R. Álvaro de Carvalho, R. Martins Fontes, R. Augusta, R. Caio Prado, R. da Consolação, R. Rego Freitas, Lgo. do Arouche, Av. Duque de Caxias, R. Guaianases, Term. Princesa Isabel, Av. Rio Branco, R. Helvetia, R. Barão de Campinas, Alameda Nothmann, Rua das Palmeiras, Alameda Glete, Av. São João, acesso e Term. Amaral Gurgel.

Linhas que atenderão as estações de metrô ininterruptamente
8055 / 51 PERUS – BARRA FUNDA
8500 / 10 TERMINAL PIRITUBA – METRÔ BARRA FUNDA
978A / 10 T.T.V.N. CACHOEIRINHA – METRÔ BARRA FUNDA
938V /10 JD. VISTA ALEGRE – METRÔ BARRA FUNDA
978T / 10 JD. GUARANI – METRÔ BARRA FUNDA
1772 / 10 JD. FILHOS DA TERRA - METRÔ TUCURUVI
1783 / 10 CACHOEIRA -  METRÔ SANTANA
172P / 10 VILA ZILDA – METRÔ BELEM
1786 / 10 VILA ALBERTINA – METRÔ SANTANA
273R / 10 JD. ROBRU - METRÔ ARTUR ALVIM
2766 / 10 JD. CAMARGO VELHO - METRÔ ITAQUERA
2703 / 10 JD. ETELVINA - METRÔ ITAQUERA
2721 / 10 JD. NAZARE - METRÔ ITAQUERA
3765 / 10 JD. SANTO ANDRE - METRÔ CARRAO
3781 / 10 CIDADE TIRADENTES - METRÔ PENHA
3778 / 10 JD. SANTA TEREZINHA - METRÔ CARRÃO
3754 / 10 INACIO MONTEIRO - METRÔ ITAQUERA
3746 / 10 JD. IMPERADOR – METRÔ BELÉM
4717 / 10 JD. MARIA ESTELA – METRÔ SANTA CRUZ
4735 / 10 JD. VERA CRUZ – METRÔ CARRÃO
574R / 10 TERM. SAPOPEMBA/TEOT. VILELA – METRÔ BELÉM
502J / 10 ESTAÇÃO AUTODROMO - METRÔ SANTA CRUZ
695Y / 10 TERMINAL PARELHEIROS – METRÔ VILA MARIANA
5702 / 10 REFÚGIO SANTA TEREZINHA - METRÔ JABAQUARA
675V / 10 TERMINAL CAPELINHA – METRÔ JABAQUARA
857C / 10 TERMINAL CAMPO LIMPO – METRÔ CONCEIÇÃO
719R / 10 RIO PEQUENO – METRÔ BARRA FUNDA

Linhas que funcionarão das 23h00 do dia 5 às 06h00 do dia 6 de maio:

8400/10 TERM. PIRITUBA – PRAÇA RAMOS DE AZEVEDO
8549/10 TAIPAS – PRAÇA DO CORREIO
9500/10 TERM. CACHOEIRINHA – PAISSANDU
9653/10 PEDRA BRANCA – LARGO DO PAISSANDU
1721/51 VILA EDE – TERMINAL BANDEIRA
1728/51 JD. BRASIL – PRAÇA DO CORREIO
1743/51 JD. PERY ALTO – TERM. AMARAL GURGEL
1758/51 JD. ANTÁRTICA – TERM. AMARAL GURGEL
1767/51 EDU CHAVES – TERMINAL BANDEIRA
1778/51 JAÇANÃ – PÇA. DO CORREIO
1783/52 CACHOEIRA – PRAÇA DO CORREIO
2123/10 VILA MEDEIROS – METRÔ LIBERDADE
2182/10 JD. BRASIL – PRAÇA DO CORREIO
9300/10 TERM. CASA VERDE – TERM. PQ. D. PEDRO II
971X/51 TERM. CACHOEIRINHA – TERM. AMARAL GURGEL
1177/51 TERM. A.E. CARVALHO – TERM. AMARAL GURGEL
208V/51 TERM. A.E. CARVALHO – TERM. AMARAL GURGEL
2363/10 JD. DANFER – TERM. PQ. D. PEDRO II
2435/51 TERM. A.E. CARVALHO – TERM. AMARAL GURGEL
312T/51 GUAIANAZES – PQ. D. PEDRO II
3310/10 TERM. AMARAL GURGEL – CIDADE TIRADENTES
393C/10 TERM. AMARAL GURGEL – COHAB II
696P/10 TERM. AMARAL GURGEL – PINHEIROS
702N/10 TERM. PQ. D. PEDRO II – PINHEIROS
2100/10 TERM. VILA CARRÃO – PRAÇA DA SÉ
2291/10 TERM. SÃO MATEUS – PRAÇA DA REPÚBLICA
393H/10 TERM. AMARAL GURGEL – JD. SANTO ANDRÉ
3160/10 TERM. VILA PRUDENTE – TERM. PQ. D. PEDRO II
4222/10 PQ. SANTA MADALENA – PRAÇA JOÃO MENDES
5101/10 TERM. SACOMÃ – TERM. PQ. D. PEDRO II
5102/10 TERM. SACOMÃ – TERM. AMARAL GURGEL
5290/51 DIV. DIADEMA – TERM. AMARAL GURGEL
6312/10 JD. LUSO – TERM. AMARAL GURGEL
6960/10 TERM. VARGINHA – TERM. SANTO AMARO
5300/10 TERM. SANTO AMARO – TERM. PQ. D. PEDRO II
6450/10 TERM. CAPELINHA – TERM. BANDEIRA
6455/10 TERM. CAPELINHA – LARGO SÃO FRANCISCO
6500/10 TERM. SANTO AMARO – TERM. BANDEIRA
737A/10 TERM. JD. ANGELA – TERM. SANTO AMARO
8605/10 TERMINAL CAMPO LIMPO – TERM. BANDEIRA
7282/10 PQ. CONTINENTAL – P. RAMOS DE AZEVEDO
7903/10 JD. JOÃO XXIII/EDUC. – P. RAMOS DE AZEVEDO
8615/10 PQ. DA LAPA – TERM. PQ. D. PEDRO II
8700/10 TERM. CAMPO LIMPO – P.RAMOS DE AZEVEDO

Assessoria de Imprensa – SPTrans

READ MORE - SPTrans cria linha circular 24h para atender a Virada Cultural

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960