Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Usuários do transporte coletivo de Uberlândia devem trocar os cartões de embarque

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Usuários do transporte coletivo em Uberlândia já podem trocar os cartões de embarque para que sejam validados nas novas catracas, de cor azul, que foram instaladas nos ônibus do Sistema Integrado de Transporte (SIT).

Segundo o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves dos Santos, os novos validadores estão em funcionamento em toda a frota uberlandense, que possui 404 carros. “A troca do cartão antigo pelo novo deve ser feita na loja do SIT, no Terminal Central. A mudança dos cartões vai modernizar e agilizar o acesso dos passageiros”, disse.

As linhas do transporte coletivo de Uberlândia são operadas pelas empresas Autotrans Transportes Urbanos e Rodoviários, Viação Cidade Sorriso de Minas e Viação São Miguel de Resende. O secretário afirmou que o usuário que não tiver o novo cartão poderá continuar a utilizar o transporte coletivo com o pagamento em dinheiro.

Divonei Gonçalves disse ainda que o novo sistema de bilhetagem eletrônica visa à segurança de motoristas, trocadores e passageiros. A mudança não tem uma data limite, pois faz parte do planejamento da Prefeitura de Uberlândia a realização gradativa das trocas pelos novos cartões. “Ao evitarmos a circulação de muitas moedas e dinheiro, prezamos pela segurança de quem utiliza o transporte coletivo. E, futuramente, o cartão poderá ser carregado via internet”.

Novo sistema eletrônico

Embora o secretário Divonei Gonçalves tenha afirmado que todos os usuários devem fazer as trocas dos cartões “de forma tranquila”, ainda existe o desconhecimento da maioria dos passageiros em relação ao novo sistema de bilhetagem eletrônica. O fato foi constatado pela reportagem do CORREIO, que esteve nos terminais Central e Umuarama durante esta semana.

O gráfico Fausto Pinheiro de Melo disse que reparou os novos validadores azuis, mas não foi orientado a trocar seu cartão. “Meu vale-transporte é da empresa onde trabalho. E ela não me explicou até hoje como trocar o cartão pelo novo”. A universitária Camila Silva Borges também não tem informações sobre a mudança. “Uso meu passe escolar e não vi cartazes ou avisos, aqui no Terminal Umuarama ou em outro local, com orientações sobre essa mudança”, disse.

Troca dos novos cartões
Loja SIT no Terminal Central
Segunda a sexta, das 8h às 17h
Informações: 3210-5557

Fonte: Correio de Uberlândia

READ MORE - Usuários do transporte coletivo de Uberlândia devem trocar os cartões de embarque

Em Rio Preto, Região Norte ganha novas linhas de transporte coletivo

Duas linhas de transporte coletivo para usuários residentes na região Norte de São José do Rio Preto (SP), serão criadas neste mês. Serão linhas perimetrais que irão fazer trajeto direto bairro a bairro sem passar pelo terminal de ônibus do centro.

Uma das linhas sairá da região Norte com destino aos condomínios residenciais e será feita com sete mini-ônibus. A outra sairá da região Norte com destino ao Distrito Industrial utilizando três mini-ônibus e fará o trajeto contrário em ambas as linhas.

As novas linhas visam atender os trabalhadores que residem naquela região e diariamente tem que fazer o trajeto até o terminal e depois para o destino final. Essa alteração foi a primeira medida apontada após a avaliação inicial do sistema de transporte coletivo. As novas linhas tem previsão de entrar em funcionamento a partir da segunda quinzena de abril. Primeiro será feita a divulgação da mudança aos usuários para evitar transtornos.

Fonte: G1 SP

READ MORE - Em Rio Preto, Região Norte ganha novas linhas de transporte coletivo

Metrô de Salvador começa a transportar passageiros em junho

O prefeito de Salvador, João Henrique (PP), anunciou nesta semana que o metrô estará em sua primeira fase de operações ainda no primeiro semestre deste ano. Segundo o alcaide, o cronograma foi acordado entre a Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) e a prefeitura. Até junho, a Linha 1 (Lapa- Acesso Norte) já transportará passageiros.

Em visita à sede da CBTU, no Rio de Janeiro, o presidente do órgão, Francisco Colombo, ratificou ao prefeito o prazo final de entrega da primeira etapa do sistema de transporte da capital baiana. “O metrô beneficiará já neste primeiro trecho dezenas de milhares de pessoas diariamente e na Copa do Mundo será uma importante via de acesso à Arena Fonte Nova”, comemorou o gestor. 

Fonte:  Bahia Notícias

READ MORE - Metrô de Salvador começa a transportar passageiros em junho

Lei proibe música alta nos ônibus de Florianópolis

Em trâmite desde agosto de 2011, a medida proíbe que usuários de transporte urbano escutem música alta dentro dos coletivos na Capital. Ou seja: música no ônibus, só com fones de ouvido.

Se for aprovada pelo prefeito, a lei deve entrar em vigor até o final do mês, a exemplo do que já ocorre em cidades como Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Sorocaba (SP).

Lei com caráter educacional
O texto prevê que a fiscalização fique a cargo dos fiscais de terminal da prefeitura, mas autoriza motoristas e cobradores a solicitarem aos passageiros com música alta que desliguem o aparelho ou utilizem fones de ouvido. Se o usuário resistir, será convidado a se retirar do ônibus.

Para o autor da proposta, vereador César Faria, a lei possui caráter educacional. Mais do que punir, visa conscientizar de que é preciso respeitar o espaço do outro.

- O projeto ainda precisa ser aperfeiçoado e pode ser modificado afirma, explicando que algumas questões não foram previstas na lei, como o caso de os próprios motoristas e cobradores escutarem música alta dentro dos ônibus.

Com o pé atrás
O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Setuf), Waldir Gomes, avalia que o projeto é delicado, pois pode provocar conflitos entre passageiros, motoristas e cobradores.

Outra questão é se o passageiro for menor de idade, pois não se pode expulsá-lo do ônibus. O órgão vai aguardar a lei ser sancionada para saber como proceder.

Saiba mais:

O que diz o texto?
- Proíbe o uso de aparelhos de telefonia celular ou similares com sistema de reprodução e amplificação de som no transporte coletivo de Florianópolis.

Quais as penalidades?
- Solicitação para que o passageiro desligue o aparelho sonoro.
- Havendo recusa, o condutor deverá solicitar a saída do passageiro infrator.
- O projeto não estabelece multa para os infratores.

O que falta para entrar em vigor?
- É preciso fazer uma versão final do texto na Comissão de Constituição e Justiça.
- Depois, segue para sanção do prefeito.

Diário Catarinense

READ MORE - Lei proibe música alta nos ônibus de Florianópolis

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960