Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Cidade de Jaboatão dos Guararapes-PE implanta sistema de bilhetagem eletrônica VEM

terça-feira, 20 de novembro de 2012

O município de Jaboatão dos Guararapes passará a ter seu próprio sistema de Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). O anúncio foi feito na sede da Promotoria de Justiça da cidade, na tarde desta segunda-feira (19). O sistema pretende beneficiar os cerca de 700 mil jaboatonenses. 

Com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço do transporte público de Jaboatão, o sistema beneficiará trabalhadores, estudantes e a população. Atualmente 875 cartões já estão sendo utilizados, desses 696 são de funcionários da prefeitura. “É um direito que todo trabalhador tem, que é o benefício do vale transporte. A ideia de unificar só melhorará o serviço oferecido, como pretende também baratear o custo”, disse a gerente de transporte de Jaboatão, Lúcia Recena.

A ação está sendo realizada em parceria com o Consórcio Grande Recife, que controla todo serviço de transporte da Região Metropolitana (RMR), que implantará o sistema que integrará dois serviços. A proposta inicial é de unificar o transporte municipal, que incluem vans e micro-ônibus, e assim que estiver totalmente implantado, ele será integrado ao da RMR. Ou seja, por enquanto haverá dois cartões VEM, um para Jaboatão e outro para a RMR, que integra Recife e Olinda

“Já foram comprados 80 mil cartões e em breve já entrarão em uso. O próximo passo é cadastrar os estudantes, assim como conscientizar as empresas para aderirem o projeto que tem o baixo custo como um dos principais benefícios”, disse o representante da Grande Recife.

Segundo a prefeitura, há cerca de três anos um estudo de demanda e necessidade estava sendo realizado. Baseado nele, foi elaborado um projeto de mobilidade urbana, que pretende oferecer melhorias aos cidadãos. “Nossa ação é gradual. Ela já está em execução e a pretensão é agregar todos os jaboatonenses. Nosso sistema é municipal, mas estará integrado ao do Recife em breve, para isso nossos equipamentos aceitarão os dois serviços”, explicou o secretário de serviços urbanos de Jaboatão, Evandro Avelar.

O Conselho Municipal de Trânsito e Transporte da cidade deve se reunir para analisar a possibilidade de igualar o valor das passagens com os do anel A. Essa foi uma das medidas solicitadas pelo Grande Recife para a implantação da bilhetagem eletrônica. A Prefeitura e o Governo do Estado também devem realizar uma pesquisa para análise das linhas e implantação de uma rede integrada, que irá incluir também linhas com destino às estações de integração com o metrô de Cajueiro Seco (em construção) e de Prazeres, que será iniciada nos próximos meses.

Informações: Leia Já

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960