Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Companhia do Metrô de São Paulo completa 38 anos de operação

sexta-feira, 14 de setembro de 2012


Neste dia 14, a Companhia do Metrô completa 38 anos de operação e as histórias do primeiro metrô do país estão reunidas no Centro de Memória do Metrô-SP. O espaço foi criado em 2004 e está aberto para consulta pública.

Atualmente, o acervo da Companhia reúne mais de 150.000 itens dos mais variados tipos. São mais de 100.000 iconográficos (aquarelas, negativos, diapositivos, cromos, ampliações fotográficas e mapas), 1.500 documentos textuais (folhetos, folders, cartazes, convites e matérias jornalísticas), 1.000 horas de material audiovisual (películas, VHS, U-Matic), mais de 100 horas de material sonoro (depoimentos de funcionários e discursos) e objetos tridimensionais (miniaturas, prêmios e moldes).

O Centro de Memória é organizado fisicamente em 18 grupos, divididos por suporte utilizado e tamanho. A recuperação é feita através de um banco de dados que utiliza referência cruzada para encontrar eventos, atividades, locais e personalidades em comum.

Os itens mais antigos do acervo são ampliações fotográficas contendo imagens da Avenida Paulista e do centro de São Paulo entre 1910 e 1920. Já entre as peças mais interessantes estão miniaturas de trens, miniaturas de obras de arte, mais de 200 filmes em película das décadas de 60 e 70 sobre a criação e construção do Metrô e mais de 500 aquarelas da artista Diana Dorothèa Danon retratando as obras das linhas de 1972 até os dias de hoje.

Consultas

Os itens mais consultados são aqueles que retratam a mudança urbanística que o Metrô trouxe para a cidade de São Paulo. Os pesquisadores procuram negativos, diapositivos, ampliações fotográficas e filmes.

O Centro de Memória registra em média 10 consultas presenciais por mês. Os usuários são, na maioria, engenheiros, arquitetos, urbanistas, historiadores, historiadores da arte e interessados em geral.

O atendimento ao público acontece na rua Augusta 1626 - Edifício Metro I, térreo, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h00.

Site Metrô Memória

Além do Centro de Memória, o Metrô disponibiliza para os interessados, em sua história institucional, o portal Metrô Memória, www.metromemoria.com.br.

Por meio das seções "Linha do Tempo", "História em Temas", "Fotos" e "Vídeos" é possível fazer uma viagem no tempo e verificar como se formou a rede metroviária de São Paulo. Desde a criação do site, já foram registrados mais de 35 mil acessos.

Do Metrô

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960