Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Fortaleza: Tempo de viagem diminui 15 minutos com novo corredor de ônibus

domingo, 19 de agosto de 2012

“Quem está reclamando disso aqui é porque não anda de ônibus.” A fala de Luiz Gonzaga Rodrigues, 68 anos, funcionário de um estacionamento, reflete bem o ganho do usuário de transporte público com o funcionamento do Serviço Rápido de Ônibus (BRS, da sigla em inglês Bus Rapid Service).

Luiz e milhares de outras pessoas que se deslocam de ônibus, van ou táxi todos os dias pela avenida Bezerra de Menezes ganharam alguns preciosos minutos diários desde que o BRS entrou em atividade.
 
A equipe do O POVO decidiu testar o novo sistema e trafegar, de ônibus, do terminal Antônio Bezerra, no bairro de mesmo nome, até o fim da avenida Bezerra de Menezes, nas proximidades do Centro. A linha escolhida para percorrer os cinco quilômetros do trajeto foi a 086 - Antônio Bezerra/Santos Dumont.

Nos dois dias, o caminho foi feito no horário de pico da manhã, das 7h às 8 horas. Na sexta-feira, 10, faltavam três dias para o BRS ser implantado. Descemos, o repórter fotográfico Mauri Melo e eu, no último ponto da avenida, 40 minutos depois de termos pegado o ônibus no terminal. Uma semana depois, o mesmo caminho foi feito com 15 minutos de vantagem.
 
No trajeto do dia 10, engarrafamentos foram constantes nas quatro faixas em direção ao Centro. E, para piorar, não era nada difícil encontrar irregularidades cometidas por motoristas de carros de passeio. Apesar da presença de agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) e de funcionários da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) em cada canto da avenida, havia carros parados, com o pisca-alerta ligado, sem problemas no veículo. Eram motoristas que usavam o recurso apenas enquanto compravam um medicamento nas farmácias ou esperavam abrir vagas no estacionamento. “Ninguém tem respeito por ninguém”, dizia a empregada doméstica Erineuda Sousa.
 
Nesse trajeto, percebi descrença de algumas pessoas quanto à funcionalidade do BRS. “É porque não informam nada a gente. Parece que vai ter umas mudanças na parada, né? Não sei ainda como vai ser”, contava a auxiliar de enfermagem Isabel Braga, 56. Apesar disso, afirmava ela, “se der certo mesmo, vai ser muito bom pra gente que anda de ônibus. Era bom se fosse na cidade toda”, sugeria.
 
Com BRS
Após o funcionamento do BRS, a faixa preferencial parecia a de toda via nas tardes de sábado. Trânsito de ônibus fluía tranquilamente e, de certa forma, livre, apesar de alguns desrespeitos. Vez ou outra, alguns motoristas mais “espertos” realizavam ultrapassagem pela direita e até pegavam o caminho do ônibus, sem convergir à direita nos 100 metros seguintes. O espaço é o permitido pela AMC no caso de estacionar ou dobrar à direita. O motorista do coletivo Aldenilo Sousa, 26, falava estar chegando aos terminais bem mais rápido que anteriormente, adiantado até. “Com o tempo, não é possível que esses motoristas não respeitem”, falava.

Enquanto o ônibus transitava na faixa de preferência, uma fila de carros se fazia à esquerda da avenida. O percurso do segundo dia de experiência durou 25 minutos. E, apesar de ter saído alguns instantes na frente, o carro do O POVO chegou ao ponto final da jornada minutos depois do ônibus.

 
O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O Sistema Rápido de Ônibus (BRS, da sigla em inglês) funciona na avenida Bezerra de Menezes desde a última segunda, 13. O sistema destina duas faixas prioritárias ao transporte público de ônibus, vans e táxis com passageiros.

Saiba mais

A partir de segunda, 20, a faixa preferencial da avenida Bezerra de Menezes também vai permitir a circulação de táxi sem passageiro e de transporte escolar.
 
A avenida Bezerra de Menezes possui o trecho pelo qual mais passam carros em Fortaleza. Segundo dados da AMC, nos cruzamentos da avenida com a rua coronel Mozart Gondim trafegam 41.239 por dia.
 
Um total de 16 agentes da AMC e 216 da Etufor percorrem toda a avenida Bezerra de Menezes. A previsão é que orientem os motoristas até o fim da próxima semana.
 
Na segunda-feira haverá uma reunião na AMC para definir qual dia começará a ser cobrada e o valor da multa por desrespeito à faixa preferencial.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960