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Em São Paulo, Corredor de ônibus reduz tempo pela metade

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O paisagista Edvaldo de Souza faz, há 20 anos, o trajeto de Parelheiros, onde mora, até Santo Amaro, onde trabalha, na Zona Sul de São Paulo. Ele leva 50 minutos para percorrer de ônibus o maior corredor exclusivo da cidade, com 24,3 quilômetros de extensão.

Antes, não era assim. Até 2004, quando não existia  o Corredor Parelheiros/Rio Bonito/Santo Amaro, Souza levava 1h30 para fazer o mesmo trajeto. “Com o corredor eu ganhei 1h20 do meu dia que agora  eu gasto com a família ou descansando”, diz.

Atendendo a 376 mil pessoas diariamente, nas 39 linhas que trafegam por ele, o trajeto  liga a região de Santo Amaro aos bairros de Socorro, Cidade Dutra, Grajaú, Parelheiros e Engenheiro Marsilac. Ele segue pelas avenidas Atlantica, Senador Teotônio Vilela e Sadamu Inoue e conecta-se aos terminais Varginha, Parelheiros e Grajaú, este último integrado com a estação da Linha 9-Esmeralda da CPTM.

Como não tem trânsito de carros, os ônibus alcançam velocidade média de 30 quilômetros por hora – no Corredor M’Boi Mirim, por exemplo, os ônibus andam, no horário de pico, a 7 quilômetros por hora.
Para melhorar o desempenho, a SPTrans retirou do corredor as linhas que faziam itinerário semelhantes aos micro-ônibus, deixando somente os “veículos” com maior capacidade que seguem para os grandes centros de interesse dos usuários.
“Só ficaram os grandes que deslancham no corredor”, disse o motorista Adair Silva. “Se toda a cidade fosse assim seria uma beleza.”

A mesma opinião tem a manicure Edjane Silva, que pega o corredor para ir ao salão onde trabalha, em Santo Amaro. “Não dá tempo nem de sentar e ler alguma coisa”, afirmou.
Antônio Araújo, cobrador, disse que a disputa para trabalhar nas linhas que operam nesse corredor é grande. “Todo mundo quer porque aqui não tem estresse. Ninguém fica parado no trânsito.”

São Paulo conta com 120 quilômetros em dez corredores. A promessa do prefeito Gilberto Kassab (PSD) era entregar outros 66 quilômetros até dezembro, mas a licitação para fazer  68,5 quilômetros de novos trechos  exclusivos para ônibus só saiu do papel em abril passado. O gasto previsto é de R$ 2 bilhões. O projeto prevê corredores em regiões importantes  como a Radial Leste, Itaquera, Campo Limpo e Santo Amaro.

1 comentários:

ALEXANDRO disse...

tomara que no primeiro dia de mandato, o novo prefeito implante logo os novos corredores!

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