Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em Salvador, Ônibus modelo BRT entra em operação nas ruas da cidade

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Entrou em operação, nesta terça (03), o primeiro ônibus teste do BRS – Bus Rapid Suburban, atendendo o Subúrbio de Salvador, deixando a população surpresa com o novo sistema, desde 5h40 da manhã  de ontem. O veículo articulado, mede 21 metros de cumprimento e tem capacidade para até 140 pessoas, por viagem.
Foto: Felipe Pessoa/Transporte em Debate
O BRS é sistema de transportes, que envolve uma série de ações específicas na mobilidade urbana. Idealizado no Rio de Janeiro, ele foi adaptado à Salvador, pela SETIN, através da Transalvador, para atender, em princípio, o Subúrbio Ferroviário.   

O veículo Neobus,  é um equipamento que compõe esse sistema. Por ser de fato um transporte de massa, ele é mais extenso e com menos poltronas, sendo maior que o veículo BRT, mostrado nos últimos meses e que serviria aos bairros da Av. Paralela. 

Rápido e confortável, para o superintendente da Transalvador, Alberto Gordilho, este veículo pretende inaugurar o verdadeiro transporte de massa, por transportar confortavelmente um maior número de passageiros; um equipamento que melhor qualificará o serviço na mobilidade integrando-se, a posteriori, com o metrô e todos os outros modais, interligando toda a Salvador. 

“O Neobus veio para aliviar, sobretudo, a grande demanda  nos horários de pico ou seja, de 5 às 9 da manhã e 16h30 às 20h30.  O resultado foi satisfatório em toda manhã de hoje”, avaliou.

A fase de testes durará entre 13 e 20 dias, percorrendo do final de linha de Alto de Coutos até a Pituba, passando pela Av. Afrânio Peixoto (Suburbana), chegando à Calçada, Túnel Américo Simas, Av. Mário Leal Ferreira (Bonocô), Iguatemi, Caminho das Árvores, Av. Paulo VI, Itaigara, Av. ACM, de novo em frente ao Iguatemi, Rodoviária, Av. Bonocô e a partir daí, o mesmo itinerário até chegar de volta a Alto de Coutos.

Para Marcus Flores, Diretor de Transportes da Transalvador, este é um ganho merecido para população usuária do transporte público: “Com motor Volvo e carroceria Neobus, é um equipamento moderno, automatizado, com GPS, elevadores para deficientes, dotado de excelente tecnologia na área de transporte de massa”, ressalta. 

Além da tecnologia avançada, o BRS tem um design futurista que agradou a população, tanto quanto o conforto e rapidez, cujo percurso permite veículos neste porte. 

 Vale salientar que um sistema articulado parecido operou em Salvador há pouco mais de duas décadas, com a diferença de medir 15 metros cada veículo, ao passo que atual mede 21 metros. Em Curitiba, pela sua característica topográfica, esse sistema chega a comportar modelos biarticulados e com maior extensão. 

 O Secretário de Transportes, José Luiz Costa, está otimista com a nova aquisição para o transporte público de Salvador, considerando que esta medida se soma ao esforço do Administração em requalificar e modernizar o transporte público, regularizando o Sistema através de licitação e ressalta que o Projeto Básico do novo Sistema de Transporte Público está disponível desde o último 05/06,  para consulta e sugestões da população e a sociedade como um todo, pelo site  www.infraestrutura.salva dor.ba.gov.br 


Informações: Tribuna da Bahia

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960