Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Projetos viários estão sendo implementados pela Prefeitura para ampliar a mobilidade urbana de Salvador

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Após identificação dos pontos críticos de congestionamento, a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) programou intervenções em três etapas. Algumas já foram concluídas e outras estão em execução pela Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop). Confira abaixo.
Intervenções concluídas
Viaduto do Lobato (Suburbana) - Foi criado um recuo para a parada dos ônibus, com a implantação de um canteiro para relocação do ponto de ônibus, que, antes, era na faixa de tráfego. Com a intervenção, aumentou a fluidez do tráfego na área. Passam pelo local 155 ônibus por hora.

Avenida ACM - Foram feitas intervenções voltadas para o alargamento e correção nas faixas de trânsito das vias, facilitando a circulação de motoristas que partem do semáforo entre o Hiperposto e o edifício Thomé de Souza, em direção ao Lucaia e ao Iguatemi.

Também no local, foi construído recuo para ônibus, proporcionando mais conforto aos usuários do transporte coletivo e liberando a entrada para a Avenida. Paulo VI.

Além disso, outro ganho para quem passa naquela área é a redução do tempo de espera do semáforo (antes era de 46 segundos no horário de pico). Com a conclusão das obras, o motorista vai trafegar diariamente sem encontrar congestionamento, apenas o tempo de espera da interseção do cruzamento, por onde passam cerca de 60 mil carros por dia.

Avenida Tancredo Neves (Stiep) - Foi construído um meio-fio direcionando o tráfego, para permitir que os veículos oriundos da Avenida Professor Magalhães Neto não fiquem retidos no congestionamento em horário de pico entre o ponto de ônibus do Hospital Sarah e a Avenida Professor Manoel Ribeiro, melhorando o tráfego daquela região. Passam pelo local cerca de 48 mil veículos por dia. Desse fluxo, 70% seguem no sentido Avenida Paralela ou Avenida ACM e Bonocô.

Avenida Paulo VI (sentido Rua Aristides Fraga Lima) - As mudanças contribuíram para acabar com os engarrafamentos na região: antes, o percurso era feito em um período que variava de 30 a 45 minutos; hoje, fica em 3 minutos. Passam pelo local cerca de 10 mil veículos por dia.

Avenida Octávio Mangabeira (imediações da Praça Nossa Senhora da Luz) - Foi feita a adequação do sistema viário entre as ruas Rio Grande do Sul e Pernambuco. A nova intervenção permitiu a utilização de mais uma faixa de tráfego com três metros e meio de largura. Com isso, foi reduzido o congestionamento da área, por onde passam cerca de 90 mil veículos por dia.

Pituba (Caranguejo de Sergipe) - Redução do estacionamento das imediações da Avenida Octávio Mangabeira para ampliação das faixas de tráfego no sentido Avenida Magalhães Neto e Avenida Manoel Dias da Silva. A intervenção proporcionou um ganho na fluidez no trânsito da Octávio Mangabeira para quem segue com destino a Itapuã. Passam pelo local cerca de 90 mil veículos por dia.

Avenida ACM (Itaigara) - Prolongamento do canteiro central do Itaigara, evitando que os motoristas precisem cruzar as faixas de tráfego para acessar o final de linha da Pituba. A intervenção realizada na área reduziu significativamente o engarrafamento da região. Passam pelo local cerca de 25 mil veículos por dia.

Avenida Waldemar Falcão (proximidades da Rua Santa Luzia) - Foi desenvolvida uma pequena rotatória no local que inviabiliza o acesso à Rua Santa Luzia dos veículos oriundos da Waldemar Facão. Com a intervenção, quem sobe a Santa Luzia encontra o local livre, devido ao ordenamento daquela área. Passam pelo local cerca de 800 veículos por hora.

Avenida Jorge Amado - Foi feito um alargamento na saída da Jorge Amado para a Octávio Mangabeira, criando mais uma faixa de tráfego. Com isso, reduziu-se o congestionamento da região, pois antes da implantação da faixa, passavam pelo local oito veículos por ciclo do semáforo e hoje passam entre 15 e 18.

Ribeira - Implantação do sentido único da Avenida Beira-Mar sentido Espaço de Cultura, Esporte e Lazer Dodô e Osmar. A nova intervenção descongestionou o trânsito daquela região. Passam pelo local cerca de 250 veículos por dia.

Intervenções em andamento
Avenida Bonocô - Na Avenida Bonocô, que tem um fluxo de mais de 21 mil veículos diariamente, as obras estão ocorrendo nas proximidades de um ponto de ônibus e de uma concessionária, no sentido Centro-Rótula.

Depois das obras finalizadas, quem sair da Rua Odilon Dórea, em Brotas, terá uma via direta de acesso à Bonocô, evitando o afunilamento de veículos na região, ponto de ligação da avenida com a BR-324. Outro beneficio será o descongestionamento próximo ao ponto de ônibus da área.

Largo do Luso (Plataforma) - O projeto prevê relocação do ponto de ônibus, adequação do tempo do semáforo e da faixa de retorno para Plataforma, nova sinalização horizontal, melhoria na rotatória e redução no canteiro central para permitir o acesso de veículos que trafegam no sentido Calçada, visando acessar as ruas Planalto Real e das Pedrinhas. Quem trafega naquela área terá um ganho diário de 8 km. Passam pelo local cerca de 480 veículos diariamente.

Avenida Vale do Ogunjá - Projeto: recuo no atual ponto de ônibus, em frente à Cesta do Povo. Vai permitir a parada de três ônibus simultaneamente para o embarque e desembarque de passageiros com a construção do prolongamento do canteiro central, impossibilitando conversões proibidas no centro da via. A obra terá reflexos na melhoria do trânsito da Avenida Bonocô. Passam pelo local cerca de 58 mil veículos por dia.
Fonte: Tribuna da Bahia

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960