Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Lei para instalação de câmeras nos ônibus de Manaus é aprovada pelos usuários

domingo, 15 de abril de 2012

A Lei Municipal 789/2004, que trata da instalação de câmeras de segurança no interior dos transportes coletivos urbanos de Manaus, voltou a ser discutida a partir desta quinta-feira (12) na Assembléia Legislativa do Estado (ALE-AM). A medida agrada usuários do transporte público e é considerada viável pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS).

A iniciativa é da Comissão de Segurança Pública, presidida pelo Deputado Cabo Maciel (PR), em conjunto com a Comissão de Gestão e Serviços Públicos, que tem à frente o Deputado Chico Preto (PSD). “É um projeto de minha autoria, de quando eu era vereador. A ideia é fazer com que as câmeras conversem com o CIOPS”, explicou Preto após rápida reunião com a Polícia Militar e o CIOPS.

No entanto, o diretor técnico do CIOPS, Ari Gomes, alertou que é necessário um investimento considerável para que o sistema seja eficaz. “É perfeitamente viável, só que implica em um investimento médio, para que não haja a frustração de divulgar que existe o sistema e depois ocorrer uma frustração com falhas”, analisou.

Gomes considera que só a simples divulgação da nova medida poderá diminuir consideravelmente os crimes nos ônibus em Manaus. “Se uma empresa fizer um cálculo dos prejuízos com roubos e traumas de funcionários, ela vai perceber que o investimento é válido”, destacou.

A ideia é agradável para os usuários do transporte público da capital amazonense, que consideram a medida positiva na prevenção de assaltos. É o caso da doméstica Sandra Melo, 51, que já foi roubada no ônibus. “Fui assaltada e não tive nenhum tipo de compensação, então esse sistema ajudaria bastante”, avalia.

A jornalista Jamyly Macedo, 23, diz que a lei traria mais segurança aos cobradores de ônibus, principais vítimas dos bandidos nos ônibus. “Não sei se auxilia a população, mas ajuda bastante o funcionário, que geralmente é quem sofre as abordagens”, opinou.

Fonte: d24am.com

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960