Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Lei determina a instalação de câmeras no transporte coletivo de Rio Claro

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Os ônibus do transporte coletivo de Rio Claro podem ter câmeras de vídeo para coibir atos de insegurança dentro dos veículos. A instalação obrigatória dos equipamentos está prevista na Lei Municipal nº 4.372, de 9 de abril de 2012, publicada no Diário Oficial do Município da última sexta-feira (20).
A lei é originária de projeto da vereadora Mônica Hussni Messetti (DEM). A norma já está em vigor. O Executivo tem 30 dias a contar da data da publicação para regulamentá-la no que for necessário.



Além da instalação das câmeras de vídeo, a lei também torna obrigatória a comunicação imediata das ocorrências aos órgãos de segurança pública do município. De acordo com a lei, a implantação dos equipamentos será custeada pela concessionária de transporte coletivo e será feita por etapas, priorizando as linhas consideradas mais críticas pelo maior número de ocorrências, principalmente assaltos.
O descumprimento à lei resultará em multa por cada veículo que integrar a frota da empresa responsável pelo serviço. O valor da mesma será definido pelo governo municipal por meio de decreto.
A expectativa é que a instalação das câmeras consiga coibir a ação dos marginais e reduzir a violência nos coletivos. No ano passado, foram vários roubos praticados contra cobradores e motoristas, além de atos de vandalismo. De 1º de janeiro a 31 de julho de 2011 foram registrados 30 roubos contra coletivos. Neste ano, o último aconteceu em fevereiro.

Rápido São Paulo
João Chinen, proprietário da empresa Rápido São Paulo, responsável pelo transporte coletivo, informa que hoje parte da frota já possui câmeras de monitoramento. Segundo ele, os 15 veículos equipados são utilizados de forma alternada entre as linhas.
Ele explica que as câmeras são usadas para coibir roubos e também abusos cometidos por funcionários que cobram a passagem, mas pedem que o passageiro entre pela porta de trás sem passar pela catraca para que possam ficar com o dinheiro. Esse tipo de atitude, chamada de evasão de receita, representa 3% do faturamento da empresa.
Chinen conta que a nova frota de ônibus, com 60 carros, que deverá entrar em operação em junho, terá um completo sistema de segurança com GPS e duas câmeras de vídeo, uma voltada para o embarque e desembarque de passageiros e outra para o cobrador.
João Chinen comenta que, por meio do GPS, será possível monitorar o motorista para verificar se as regras de trânsito estão sendo cumpridas e também o veículo. De acordo com ele, por meio do monitoramento online, será possível acionar rapidamente a polícia em caso de assalto, já que tanto a empresa quanto a prefeitura terão acesso às imagens.
Ele acredita que os novos equipamentos vão coibir a ação dos bandidos e diminuir a incidência de crimes contra os coletivos, fato que já vem ocorrendo por conta da adoção dos cartões eletrônicos, o que reduziu a circulação de dinheiro nos veículos.
Fonte: jornalcidade.uol.com.br


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960