Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em Manaus, Falta de corredores de ônibus aumenta tempo de viagem

terça-feira, 27 de março de 2012

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), em horários de pico de outras capitais do Brasil afora, os ônibus percorrem ao menos 15 quilômetros em uma hora. Em Manaus, a frota faz apenas 10 quilômetros no mesmo tempo.

A secretária Arlete Mattos, 32, mora no bairro João Paulo 2, Zona Leste, e trabalha no Centro de Manaus. De acordo com ela, a viagem que precisa fazer de casa para o trabalho é a sua maior dor de cabeça.

Para chegar antes das 8h no trabalho precisa estar às 5h30 no ponto de ônibus. Ela pega a linha 680 ainda vazia até o terminal da Cachoeirinha, na Zona Sul. “No terminal pego outra condução em direção ao Centro. A viagem não é longa, demora apenas 10 minutos, mas por volta das 7h, os ônibus já estão lotados”, diz.

Quem também enfrenta problema parecido diariamente é Henrique Costa, 27, que mora no bairro Terra Nova, Zona Leste, e trabalha como almoxarife em uma loja no conjunto Francisca Mendes, na Zona Norte. Às 5h15 ele já está no ponto de ônibus à espera do 418.

Por ser muito cedo, ele quase sempre pega o coletivo sem muitos passageiros. A viagem dura, em média, uma hora e quinze minutos. “O grande problema é esse número exagerado de carros na volta para casa. Após quase dez horas de trabalho, vou em pé dentro do ônibus, que quase não sai do lugar nas ruas por falta de espaço”, reclama.

Causas e soluções

Especialista em planejamento de transporte da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Geraldo Alves de Souza, diz que o transporte público de Manaus é complicado como em qualquer outra cidade que não possui um sistema específico, como canaletas e vias exclusivas para o tráfego dos ônibus.

Segundo Alves, a pavimentação das principais linhas de ônibus, realizada pela Prefeitura Municipal, não é suficiente. “Deveria ser feito um estudo para implantação de vias exclusivas para o tráfego de coletivos. A melhoria não teria um custo alto”, disse.

De acordo com o engenheiro de transportes, Sérgio Ejzenberg, que estuda as variações do trânsito em todo o país, uma das soluções para melhoria seria o poder público investir, a curto prazo, no transporte coletivo, ampliando os corredores e melhorando o serviço.

A longo prazo, a opção seria trens, já que nossa região não permite a implantação de um metrô, por dificuldades geográficas. “Se houver alternativas mais baratas, as pessoas deixam de utilizar o veículo por causa do custo, que é muito alto”, afirmou Ejzenberg.

Em contrapartida, o diretor presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), coronel Walter Cruz, garante a falta de planejamento e imprudência dos motoristas dos coletivos também contribuem para o pouco fluxo nas ruas nos horários de pico.

“O Manaustrans registra todos os dias ações imprudentes dos condutores. Isso também deve ser levado em conta, assim como o mau planejamento das rotas”, afirma.

Fonte: Em Tempo

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960