Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em Curitiba, Passageiros aprovam sistema que monitora chegadas dos ônibus

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012


Ainda em testes, o sistema que informa ao passageiro em quanto tempo o seu ônibus vai chegar já é um sucesso em Curitiba. O sistema está sendo testado no Terminal Cabral e estabelece o monitoramento dos ônibus e a comunicação direta e em tempo real dos motoristas com a Central de Controle Operacional da Urbs. O projeto será estendido à todos os terminais e ônibus da frota do transporte coletivo.

Instalada no terminal na última quarta-feira (8) uma tela de LCD, de 42 polegadas, traz informações da previsão de chegada dos ônibus e os três horários seguintes das linhas de alimentadores Solar, Tingui e São João. O uso da tecnologia fez sucesso e, mesmo quem normalmente não utiliza estas linhas, aprova o sistema.

“Isso é muito bom mesmo, é um avanço enorme que vai facilitar a vida da gente”, afirma Marcia de Cristo, educadora que seguia para Colombo em busca de informações sobre um concurso municipal. “Vou até o Guarituba (terminal de transporte em Colombo) e uso muito este terminal. Agora vou esperar que este sistema seja ativado nas outras linhas”, afirmou.

“A gente já consulta horário ali no totem ou em folhas que ficam pelo terminal. Mas aqui é muito mais fácil de ler e além de tudo é previsão de quanto tempo vai demorar. Dá até prá saber se dá tempo de comprar um sorvete ali na banquinha”, brinca Leonel Bueno, trabalhador que normalmente utiliza a linha Tamandaré-Cabral.

O jovem trabalhador Wilson Diego, 21 anos, do setor gráfico, não economizou elogios. “Olha só, estão fazendo teste justamente na minha linha (Solar). Maravilha. Olha aí, meu ônibus vai chegar em dois minutos. Vamos ver”, afirmou. Dois minutos depois, ele fez questão de acenar com um sinal de aprovação avisando que estava entrando no ônibus, conforme o previsto.

Tempo real - O projeto da Urbs prevê informação online ao usuário em todos os terminais, de todas as linhas que passam em cada terminal. Para isso todos os ônibus (2,3 mil na frota operante integrada e não integrada) já contam com GPS, equipamentos e sistemas necessários a esta operação.

Acoplado na parte elétrica do ônibus, com tecnologia 3G, o GPS indica o ponto do trajeto em que está o veículo e software específicos enviam à Central de Operações e – conforme o que está sendo testado – às telas nos terminais, informação do tempo necessário para que o ônibus percorra o trajeto entre o ponto em que se encontra e o terminal.

Cerca de 500 ônibus já estão sendo monitorados em tempo real pela Central de Controle Operacional do Transporte Coletivo da Urbs. A partir dos resultados dos testes iniciados nesta semana, gradativamente a previsão de chegada destes ônibus também será informada aos usuários, em telas nos demais terminais.

O sistema, que será implantado em toda a frota até o fim do ano, também permite comunicação direta e em tempo real entre o motorista do ônibus e a Central de Operações. Assim, o motorista pode comunicar à CCO problemas durante a viagem – assalto, vandalismo, acidentes, necessidade de alteração de rota em função em função de obras ou bloqueios de ruas.

Da mesma forma, os técnicos operadores da CCO podem enviar mensagens aos motoristas, alertando por exemplo, da existência de congestionamentos, acidentes ou bloqueios ao longo do trajeto e orientando sobre eventuais alterações de rota.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960