Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Blog Meu Transporte, Deseja à Todos Leitores e Seguidores um Feliz Ano Novo

sábado, 31 de dezembro de 2011

Muito trabalho e muita informação, assim o Blog Meu Transporte se despede do ano de 2011 com muitas conquistas e realizações, primeiramente agradecer a todos os leitores e seguidores que nos confiaram neste trabalho, para se ter uma idéia, só em 2011 o Blog teve mais de um milhão e meio de visualizações, além de mais visitantes, o blog hoje já têm mais de 360 seguidores Google e 200 seguidores Facebook que já curtiram nossa página, e a meta não vai parar por aí, pois em 2012 a família Blog Meu Transporte vai aumentar e conseqüentemente mais informações postaremos, para se ter uma idéia, nestes 03 anos e meio de Blog, já foram postada mais de sete mil notícias e em 2011 foram mais de 3.100 dando uma média de 08 notícias por dia.

Neste ano de 2011, podemos destacar os corredores BRS do Rio de Janeiro, O VLT do Cariri, os mais de 500 ônibus novos e Biarticulados de Curitiba, na qual foi eleito o maior ônibus do mundo, as faltas de ciclovias nas grandes metrópoles, os aumentos absurdos de passagens, a triste marca de 07 milhões de carros em São Paulo, as polêmicas do Trem Bala, o transporte desorganizado de Brasília, o tão falado Metrô de Salvador, o recorde de passageiros transportados pelo metrô de SP, a falta de corredores de ônibus no Recife, enfim, foram muitas reportagens postadas aqui no Blog, toda ela importante a uma determinada região do país.

Também os agradecimentos as equipes do Consórcio Grande Recife de Transportes, CTTU e EPTI que foram parceiras do Blog Meu Transporte.

Um 2012 de sucesso para os Parceiros Itamaracá Transportes e Expresso Vera Cruz.

Também agradecer aos portais de notícias espalhados em todo o Brasil nas quais tiveram aqui seus direitos autorais reservados.

Aos Portais URBS, URBES, SPTrans, EMTU-SP, EMDEC, EPTC, BHTrans, CETURB-ES, TRANSALVADOR e demais um Feliz 2012.

Agradecer aos blogs amigos como CPTM em Foco, Diário da CPTM e Metrô em Foco, como também a Rede Integrada de Transporte Coletivo, que estes Blogs que falam de Mobilidade façam ainda mais sucesso. Também ao Blog da Mobilidade Urbana, da companheira Tânia Passos do Diário de Pernambuco.

Que em 2012 possamos continuar juntos, e claro, contando sempre com sua colaboração, pois faço questão de dizer............... O Blog Meu Transporte é de todos Nós.

Feliz Ano Novo!!!

Clayton Leal e Equipe

READ MORE - Blog Meu Transporte, Deseja à Todos Leitores e Seguidores um Feliz Ano Novo

No Recife, Consórcio reforça viagens das linhas bacuraus para o reveillon

O Grande Recife Consórcio de Transporte reforçará a operação de 35 linhas de bacurau na virada do ano. Visando atender aos usuários, que irão se deslocar ao centro do Recife e ao bairro de Boa Viagem, o Consórcio aumentará em 110% o número de viagens que serão realizadas durante a madrugada de domingo (01/01).

A programação especial contará ao todo com 366 viagens, sendo 190 viagens a mais durante o período da madrugada, com intervalos entre 15 (mínimo) e de 30 minutos (máximo). Das 35 linhas envolvidas na operação, sete terão seus horários de atendimento prolongados até às 4h30 do dia 01/01. Já outras seis linhas normais, terão seus atendimentos prolongados na noite de sábado (31/12), reduzindo os intervalos entre as viagens, para 15 minutos, no período das 20h30 até 22h10 (Lista abaixo).

Para mais informações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife, através do telefone 0800.0810158, ou pelo site www.granderecife.pe.gov.br.

Lista de linhas bacuraus envolvidas na programação especial:

35 linhas:

995 - PAU AMARELO (BACURAU)
435 - CDU VÁRZEA (BACURAU)
233 - CAVALEIRO (BACURAU)
322 - JARDIM SÃO PAULO (BACURAU)
936 - MIRUEIRA (BACURAU)
956 - IGARASSU (BACURAU)
957 - CAETÉS (BACURAU)
172 - CONJ.MARCOS FREIRE (BACURAU)
626 - BREJO (BACURAU)
457 - SÃO LOURENÇO (BACURAU)
462 - LOT. S. COSME E DAMIÃO (BACURAU)
184 - CABO (BACURAU)
515 - NOVA DESCOBERTA (BACURAU)
643 - C.DO JENIPAPO (BACURAU)
146 - UR-11 (BACURAU)
254 - JABOATÃO (BACURAU)
744 - DOIS UNIDOS (BACURAU)
745 – ALTO JOSÉ BONIFÁCIO (BACURAU)
523 - DOIS IRMÃOS/ RUI BARBOSA (BACURAU)
131 - UR-02 (BACURAU)
145 - ALTO DOIS CARNEIROS (BACURAU)
154 - JORDÃO (BACURAU)
515 - NOVA DESCOBERTA (BACURAU)


Linhas normais com atendimento prolongado

032 – SETÚBAL (Conde da Boa Vista)
043 – AEROPORTO/TACARUNA (DERBY)
061 – PIEDADE
062 – JARDIM PIEDADE
071 - CANDEIAS


Fonte: GRCT


READ MORE - No Recife, Consórcio reforça viagens das linhas bacuraus para o reveillon

No Rio, Novo corredor BRS do Centro passará por ajustes

Após um primeiro dia complicado, a Prefeitura anunciou mudanças no BRS da Avenida Presidente Vargas e da Rua Araújo Porto Alegre, o segundo do Centro da cidade.
Segundo o Centro de Operações, o corredor exclusivo da AV. Rio Branco funcionará em três faixas de rolamento, no trecho da Av. Presidente Cargas com a Rua da Assembleia. Ontem, os ônibus podiam circular por duas pistas. Caso problemas ocorram ao longo do dia, o tempo dos sinais pode ser alterados.

Na manhã desta quinta feira, os motoristas que trafegaram pela região precisaram de paciência. Segundo o Centro de Operações Rio, foram registradas retenções nas pistas lateral e central da Avenida Presidente Vargas, no sentido Candelária, e na Avenida Rio Branco até a altura da Avenida Almirante Barroso.

Muitos coletivos tiveram dificuldade para acessar o novo corredor exclusivo e ficaram parados nos cruzamentos das vias, interrompendo completamente o fluxo de veículos. Agentes da CET-RIO e guardas-municipais foram mobilizados, mas não conseguiram dar conta da demanda. Em contrapartida, a pista reservada aos veículos de passeio estava completamente livre. À tarde o trânsito melhorou.

De acordo com motoristas de ônibus, o tempo do trajeto - que normalmente seria feito em cerca de 20 minutos - quase dobrou. Com medo de chegar atrasados ao trabalho, muitos passageiros preferiram descer e seguir a pé até os seus destino.
O secretário municipal de transportes, Alexandre Sansão, afirmou que as dificuldades são normais nos primeiros dias de implantação do BRS. O mesmo aconteceu em Copacabana. Segundo ele, os motoristas passam por um período de adaptação e, assim que se acostumarem com o novo esquema, o trânsito irá se regularizar.

BRS
O segundo corredor exclusivo de Ônibus BRS no Centro começou a funcionar hoje na Avenida Rio Branco e na Rua Araújo Porto Alegre. Foram listadas com a nova identificação com a nova identificação BRS (1,3,4 e 5) 91 linhas municipais que passam pela Rio Branco, ao mesmo tempo remanejar para outros locais 65 linhas intermunicipais que circulavam por esse mesmo corredor.

A exemplo dos demais BRS implantados, o horário de funcionamento do corredor da Rio Branco será das 6h às 21h, nos dias úteis; das 6h às 14h, aos sábados, não funcionando nos domingos e feriados. No período estabelecido para o BRS, veículos particulares ou outros que não estejam autorizados, serão, numa primeira etapa, advertidos por agentes da Guarda Municipal e operadores da CET-Rio, e multados, após o período de tolerância.




READ MORE - No Rio, Novo corredor BRS do Centro passará por ajustes

Em Brasília, Metrô não funcionará durante o Réveillon. DFTrans promete 200 ônibus extras

Os brasilienses que vão à Esplanada dos Ministérios acompanhar as festividades de ano novo terão que repensar a forma de locomoção ao local. Em razão da paralisação dos metroviários, em greve há 18 dias, o Metrô de Brasília não irá mais funcionar em horário especial, após as 19h. A princípio, os trens circulariam até as 2h da manhã. Para resolver a situação, O DFTrans promete 200 ônibus extras no horário.

De acordo com a assessoria do Metrô, os trens não irão circular por uma questão de segurança. A empresa não tem frota e nem pessoal suficiente para atender a demanda da festa. Com a paralisação dos funcionários, o metrô tem funcionado com apenas nove trens nos horários de pico e somente 30% do efetivo. Segundo a empresa, o tempo de espera e o acúmulo de pessoas nas estações poderia causar transtornos no local.

Ainda segundo a assessoria, a direção do Metrô chegou a procurar a Justiça do Trabalho para solicitar que uma exceção fosse aberta somente na virada do ano. O pedido foi negado.

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, assegurou, em nota, que os brasilienses poderão aproveitar os shows com tranquilidade. Para tentar garantir a festa de quem depende do transporte urbano, o DFTrans vai disponibilizar 200 ônibus extras. Aos sábados, após as 19h, o efetivo normal é de 190 ônibus. No dia 31, funcionarão 390 veículos.

Os ônibus extras poderão realizar até 600 viagens durante o período da festa. De acordo com o DFTrans, o foco está nas cidades por onde passa a linha do metrô: Ceilândia, Taguatinga, Samambaia e Guará. "Faremos uma grande festa na Esplanada e queremos a participação de toda a população. Vamos garantir que o brasiliense e os turistas possam conferir as atrações e voltar para a casa com absoluta tranqüilidade", afirmou o governador por meio da nota.




READ MORE - Em Brasília, Metrô não funcionará durante o Réveillon. DFTrans promete 200 ônibus extras

Fortaleza: Mudança deve priorizar o transporte coletivo, diz Urbanista

Para a arquiteta e urbanista Camila Girão, “a curto prazo” transformar avenidas em sentido único é “boa alternativa”. “Mas estas operações devem ser implementadas com cautela, para não transferir a problemática para as vias locais no entorno”, ressalta Camila, que é professora da Universidade de Fortaleza (Unifor) e estuda planejamento urbano e regional.
“Neste momento, com tamanha demanda por parte dos veículos individuais, estas medidas se fazem urgentes, mas com eficiência comprometida se forem conduzidas, a médio prazo, sem considerar o processo de adensamento do solo urbano nas principais avenidas, o que pode gerar um contínuo aumento de demanda e inviabilizar tais modificações”, alerta Camila Girão.

Melhorar o transporte público e investir em outras modalidades de locomoção que não a individual são necessidades, cita a professora. “Apesar dos riscos, estas intervenções podem vir a ser uma boa oportunidade para priorizar efetivamente o fluxo do transporte coletivo, não só determinando vias exclusivas para este fim, mas dando prioridade no sistema”, reforça a professora.

READ MORE - Fortaleza: Mudança deve priorizar o transporte coletivo, diz Urbanista

Em Uberaba, Tarifas devem ser reajustadas no começo do ano

Concessionárias do transporte coletivo urbano protocolaram pedido de aumento de preço da tarifa. O último reajuste aconteceu em janeiro de 2010, quando passou de R$2,20 para R$2,40. As empresas Líder e Piracicabana propõem agora o valor de R$3,05 para a passagem. Caso a reivindicação das empresas seja aceita, o reajuste será superior a 27%.
De acordo com o superintendente de Planejamento de Trânsito e Transportes, Robinson do Amaral Camargo, o valor da tarifa é reajustado a partir de planilha do Ministério dos Transportes, utilizada pela maioria das prefeituras do país, que leva em consideração os reajustes da folha de pagamento de funcionários e insumos, como diesel, rodagem, pneus, lubrificantes, entre outros, e a depreciação do chassi e carrocerias dos carros e impostos.
Entretanto, o cálculo é feito principalmente conforme o número de passageiros e quilometragem rodada. “Quanto maior o número de passageiros e menos quilometragem, a tarifa é menor, é uma fórmula paramétrica chamada de Índice de Passageiros por Quilômetro Rodado.”
A partir do resultado é calculado o preço da tarifa. O superintendente explica que no ano passado a planilha demonstrou que o preço deveria ser de R$2,67, entretanto, o prefeito Anderson Adauto não levou em consideração o resultado dos cálculos e definiu pelo preço da tarifa, elevando o valor de R$2,20 para R$2,40, aumento de quase 10%. “Esse ano já estou realizando as cotações para elaborar a planilha para que o prefeito defina o valor a ser praticado em 2012.”
No entanto, para o próximo ano o estudo deverá levar em consideração o aumento da quilometragem operacional da cidade. “A ampliação de horários e frequência dos ônibus e alongamento de linhas refletem na alta da quilometragem, que somente em 2011 foi de 10%”, conclui Robinson.

READ MORE - Em Uberaba, Tarifas devem ser reajustadas no começo do ano

Sistema PassaFácil está fora do ar há cinco dias em Manaus

Desde o último dia 23, falhas no serviço de internet em Manaus têm atrapalhado todos os serviços do sistema de bilhetagem eletrônica do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram). O problema tem irritado usuários do sistema de transporte coletivo que procuram o posto para recarregar créditos ou fazer o cadastro da bilhetagem do Vale Transporte ou do Cartão Cidadão.

Por cinco dias seguidos, a dona de casa Maria de Nazaré, 53, tenta se cadastrar para ter acesso ao Cartão Cidadão e não consegue, porque o sistema fica ‘fora do ar’. “Cheguei às 9h e ao meio-dia ainda não tinha sido atendida. Logo depois que cheguei, a fila parou e não andou mais. Mas só saio depois de conseguir”, informou.

Quem também ficou horas na fila esperando por atendimento foi a agente de limpeza Adriana Martins, 25. Ela foi recém-contratada e ontem tentava se cadastrar para ter acesso ao Vale-Transporte. “Desde que cheguei ninguém mais foi atendido. A fila só aumenta porque o sistema está ‘fora do ar’”, disse.

Dentro do Terminal de Integração 1, em frente ao posto do Sinetram, na Avenida Cosntantino Nery, havia uma longa fila de estudantes tentando recarregar créditos do PassaFácil. A venda de créditos também foi interrompida nos postos de atendimento.

Serviço ruim
O superintendente Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Marcos Cavalcante, atribuiu às falhas no sistema ao serviço de internet prestado em Manaus. “O serviço está ruim em toda cidade. Vários órgãos públicos, incluindo a SMTU, estão com problemas”, disse. A reportagem tentou contato com o advogado do Sinetram, Fernando Borges, mas ele não atendeu as ligações. Funcionários do Sinetram informaram à reportagem que melhorias já foram cobradas da operadora de internet.


Fonte: D24 AM


READ MORE - Sistema PassaFácil está fora do ar há cinco dias em Manaus

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960