Grande Recife altera parada de 14 linhas na Av. Caxangá

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

A partir da próxima segunda-feira (26), às 10h, o Grande Recife Consórcio de Transporte irá desativar a Estação 13 da Avenida Caxangá, ponto de embarque e desembarque de 14 linhas. A mudança, acontecerá em virtude do início das obras de implantação do Corredor Exclusivo de Ônibus Leste-Oeste.

Com a mudança, as 14 linhas que trafegam no sentido Recife/Camaragibe, passarão a ter ponto de embarque e desembarque em frente ao Caxangá Golf e Country Club. Já as 13 linhas que atendem à Estação 13, saindo de Camaragibe em direção á Recife, passarão a utilizar a parada em frente à Praça Engenheiro Poe, ao lodo do galpão Shalon. Ambas as paradas provisórias estão instaladas nas calçadas de cada lado da via, próximas ao local atual (veja detalhamento a baixo).

A obra do Corredor Leste-Oeste será executada pelo consórcio Mendes Jr./Servix e terá inicio com a construção da primeira estação em nível do corredor, que abrigará todos os passageiros que circularão no local e substituirá as paradas de ônibus de toda a Avenida Caxangá. A estação terá 35 metros de comprimento e 3,6 metros de largura.

A previsão é que este ponto de embarque e desembarque atenda a aproximadamente 300 passageiros em horário de pico quando todo o corredor Leste-Oeste estiver concluído.
Detalhamento das mudanças de parada:
Sentido: Camaragibe/Recife
...Av. Caxangá, Av. Caxangá (pista local, por trás da Praça Eng. Poe) (parada provisória - ao lado do galpão Shalon, esquina com a Rua Pedro Lund), Av. Caxangá...

Linhas:
020-Candeias/Dois Irmãos
303-Curado II/Caxangá (BR-232)
437-Caxangá (Conde da Boa Vista)
442-Jardim Primavera (Vale das Pedreiras)
445-Tabatinga
446-UR-07
448-Jardim Petrópolis
450-Camaragibe (Conde da Boa Vista)
459-Loteamento Santos Cosme e Damião
460-Camaragibe (Príncipe)
469-Camaragibe/CDU
480-Camaragibe/Derby
481-Timbi/Derby

Sentido: Recife/Camaragibe
...Av. Caxangá, Av. Caxangá (parada provisória - ao lado do posto de concreto Nº31744/Em frente ao Caxangá Golf e Country Club), Av. Caxangá...

Linhas:
020-Candeias/Dois Irmãos
303-Curado II/Caxangá (BR-232)
433-Brasilit
437-Caxangá (Conde da Boa Vista)
442-Jardim Primavera (Vale das Pedreiras)
445-Tabatinga
446-UR-07
448-Jardim Petrópolis
450-Camaragibe (Conde da Boa Vista)
459-Loteamento Santos Cosme e Damião
460-Camaragibe (Príncipe)
469-Camaragibe/CDU
480-Camaragibe/Derby
481-Timbi/Derby

Detalhes do projeto do Corredor Leste-Oeste: Será responsável pelo transporte dos passageiros que vai da Praça do Derby até o Terminal Integrado de Camaragibe, atravessando a avenida Caxangá, onde as paradas serão substituídas por estações. Com 12,5 km de extensão, o corredor vai passar por 22 estações e atender aos Terminais Integrados da Terceira Perimetral, que será construído no cruzamento da Avenida Caxangá com a General San Martin; de Camaragibe; e da Quarta Perimetral, na BR-101. Também serão construídos três elevados: um próximo ao Bompreço, da Benfica; outro na Terceira Perimetral, próximo ao Hospital Getúlio Vargas; e mais um no Engenho do Meio. Na Praça João Alfredo, ao lado do Museu da Abolição, na Segunda Perimetral, vai ser construído um túnel e um viaduto será erguido próximo à UPA da Caxangá. Com uma demanda de 126 mil passageiros/dia, a obra tem um valor estimado de R$ 145 milhões. Estima-se que a obra tenha duração de 18 meses.

Informações: O Consórcio está informando as mudanças aos usuários através de cartazes fixados nas paradas desativadas. Outras informações sobre o itinerário das linhas podem ser obtidas com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, ou no site http://www.granderecife.pe.gov.br/.

Fonte: GRCT

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Música em ônibus poderá render multa em Porto Alegre

O plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou na manhã desta quinta-feira projeto de lei que prevê multa a usuários que utilizarem de forma inadequada equipamentos de som no interior de veículos de transporte coletivo. A proposta, de autoria do vereador Mário Fraga (PDT-RS), proíbe que equipamentos como rádios, celulares e tocadores de música do tipo MP3 e MP4 sejam usados sem fones de ouvidos.

O passageiro que desobedecer à determinação ficará sujeito a multa que pode variar de 16,63 a 83,15 UFMs (R$ 43,00 a R$ 216,00 em valores de hoje). A lei necessita da sanção do prefeito José Fortunati para entrar em vigor.

O projeto prevê uma campanha permanente de conscientização da população sobre a necessidade de uso de fones de ouvido em caso de utilização de aparelhos sonoros no interior dos veículos de transporte coletivo. De acordo com a proposta, "as concessionárias das linhas de transporte coletivo de passageiros deverão afixar cartazes educativos no interior dos veículos".

"Para os usuários do transporte coletivo de passageiros de Porto Alegre, é notória a falta de educação de algumas pessoas, principalmente das mais jovens, no que se refere ao uso de equipamentos como rádios, tocadores de MP3 e MP4 e celulares, normalmente em volume muito alto", observa Fraga. "Nosso Código de Posturas, que tenta coibir tais abusos, infelizmente tem se mostrado ineficaz, pela impossibilidade de fiscalização", acrescenta o vereador.

Fonte: Terra

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Novo ônibus articulado vai atender população da Grande Florianópolis

Na manhã desta quinta-feira, 22/12/2011, o Prefeito Municipal de Biguaçu, José Castelo Deschamps, acompanhado do Vice-Prefeito, Ramon Wollinger, e do Secretário de Desenvolvimento Urbano e Transportes, Arlindo Kleber Corrêa, reuniu-se com representantes da Empresa de Ônibus Biguaçu. O encontro, realizado em frente ao prédio da Prefeitura, teve por objetivo apresentar o novo ônibus articulado que integrará a frota da empresa, nas linhas para Florianópolis.

O novo ônibus é o primeiro dos nove que circularão em Biguaçu, sendo que a operação de reorganização do transporte e integração entre as linhas será iniciada em Fevereiro de 2012. O gerente de manutenção da empresa, Marcos Aurélio Panichi, explicou que o ônibus articulado oferece acessibilidade para portadores de deficiência, maior largura e altura, câmbio automático, freios ABS e semi-automático, três renovadores de ar e suspensão a ar.

Para o Secretário Kleber, esta é mais uma etapa do Plano de Governo cumprida pelo Prefeito Castelo. “Este novo ônibus polui menos que dois ônibus comuns, facilita a locomoção e oferece maior segurança aos passageiros”, destacou.

Segundo Castelo, os ônibus que transportavam 70 pessoas, agora, irão levar até 160 passageiros. “É mais que o dobro da capacidade de passageiros. Será mais confortável para os usuários. Este ônibus articulado vem somar ao nosso trabalho para a melhoria da mobilidade no município”, ressalta Castelo.

O diretor da Empresa, Carlos Henrique Perez, afirmou que “este primeiro ônibus irá atuar na linha Saudade – Biguaçu, a partir da próxima segunda-feira, 26/12/2011, e até o final de janeiro atuará nas linhas Praia João Rosa, Fundos, Bom Viver e Jardim Janaína”.

Também estavam presentes na apresentação o gerente de tráfego, Vilmar Izaias Zantonai e o supervisor de tráfego, Jair João Cantalice da empresa de ônibus Biguaçu, a Secretaria de Administração, Regina Evaldt, e o diretor da Secretaria de Agricultura, Aclici João de Campos (Pialo).

Fonte: Portal da Ilha

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Metrô de Salvador entra em teste e será entregue no segundo semestre de 2012

Em mais um capítulo da história do metrô de Salvador, o prefeito João Henrique anunciou que o transporte poderá ser utilizado pelos soteropolitanos no segundo semestre de 2012. O comunicado foi feito durante a coletiva de imprensa concedida nesta quinta-feira (22) para fornecer maiores informações sobre os testes que vem sendo realizados no metrô.

O prefeito, junto com o chefe da Casa Civil, João Leão, e o secretário de Transportes e Infraestrutura (Setin), José Mattos, realizaram a primeira viagem de teste dos trens entre a Estação da Lapa e a Estação Acesso-Norte.

“Valeu a pena o esforço, enfrentamos muitas dificuldades, houve muitas pedras no caminho, mas Salvador tem muito o que comemorar, afinal já no segundo semestre toda a população poderá desfrutar de mais um serviço de mobilidade urbana”, destacou o prefeito, depois de percorrer os seis quilômetros do trecho.
Além dos secretários, a nova mulher do prefeito, Tatiana Paraíso, que é subsecretária de saúde do Município também esteve presente ao evento.

As operações com o metrô foram iniciadas na última terça-feira e devem durar por cinco meses. Neste período, serão avaliados os sistemas estáticos e dinâmicos como segurança dos vagões (freio e tração) e das vias.  Até o momento, os trens se movimentam sem cargas. Logo após a verificação do sistema técnico, começará os testes com a movimentação - inspeção e preparo dos trens para os seguintes experimentos envolvendo cargas. Este procedimento é habitual e necessário para que o metrô possa ser liberado.

De acordo com a Secretaria Municipal dos Transportes Urbanos e Infraestrutura (Setin), as verificações com carga devem começar em janeiro de 2012. Depois disso, os cidadãos poderão fazer o trajeto no tempo médio de 15 minutos entre as duas estações.

Verbas
O funcionamento do metrô no primeiro ano terá investimento direto do Ministério das Cidades, com o emprego de um aporte de R$ 33 milhões. Este recurso permitirá subsidiar a passagem do metrô e as operações do sistema. A expectativa é que cerca de 25 mil pessoas façam o trajeto diariamente. Além disso, o sistema será interligado com as linhas de ônibus das estações Lapa, Brotas e Acesso Norte. 


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Em Brasília, Corredor exclusivo para ônibus na EPNB atingirá 415 mil pessoas diariamente

Com mais de um mês de atraso, o corredor exclusivo para ônibus será implantado na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB). A partir da próxima terça-feira, os carros de passeio e caminhões ficarão proibidos de circular na faixa da direita entre os viadutos do Pistão Sul, em Taguatinga, e da Candangolândia nos dois sentidos. A medida atingirá cerca de 415 mil pessoas e faz parte de um pacote do Governo do Distrito Federal (GDF) para priorizar o transporte público coletivo. Durante o próximo ano, outras sete vias do DF receberão os corredores exclusivos para coletivos. O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) também vai estudar se será necessário proibir o tráfego de caminhões na via durante os horários de pico.

O DFTrans escolheu a EPNB para implantar a primeira faixa exclusiva para ônibus devido à quantidade de pessoas que trafegam pela via. São 42.154 passageiros nos coletivos e 23.173 nos carros, somados os horários de pico da manhã e da tarde/noite. Do total de veículos que circulam pela via, apenas 6% são ônibus, mas eles transportam 70% das pessoas. Para o diretor-geral do DFTrans, Marco Antônio Campanella, a medida contribuirá para a melhoria do tráfego no local e do transporte público. “Essa é a prioridade e o governo está devendo isso à população. Com os corredores, o fluxo de veículos terá mais rapidez e fluidez”, garantiu. Segundo ele, a principal queixa dos usuários é o tempo da viagem. Com o corredor, serão economizados de 10 a 20 minutos nos dois sentidos da via, de acordo com estimativas do DFTrans.

A cinco dias da implantação do corredor exclusivo para ônibus, os motoristas ainda não sabem da medida. Apenas uma faixa branca de 25cm de largura, pintada somente em um trecho da via, no início da EPNB, indica alguma mudança. Campanella informou que o órgão iniciará uma campanha educativa e, aos poucos, a via será sinalizada horizontal e verticalmente. Para não pegar nenhum motorista de surpresa, o diretor-geral do DFTrans afirmou que não haverá punição para os condutores nos primeiros dias após a implantação. “Não multaremos na fase inicial, mas colocamos quatro câmeras que serão monitoradas pelo Centro de Controle Operacional do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), além de policiais e agentes durante todo o dia no local”, adiantou.

O taxista Waldir Cruzeiro, 53 anos, morador de Ceilândia, aprovou a ideia. Ele passa pela via todos os dias para ir e voltar do trabalho. “Isso precisa ser bem estudado para não atrapalhar aqueles motoristas que precisam entrar nos retornos, mas pode melhorar bastante o fluxo porque muitos ônibus param em fila dupla e atrapalham o trânsito”, avaliou. Já o engenheiro de telecomunicações Ildebrando Neto, 37, morador do Park Way, não gostou da medida. “Acredito que vai piorar por conta do fluxo de carros concentrados em apenas duas faixas, principalmente no horário de pico. O principal problema nas vias do DF é a falta de policiamento, de orientação”, opinou.


Planos

Próximos corredores exclusivos a serem implantados:

» BR-020: entre Sobradinho I e a entrada da Ponte do Bragueto,nos dois sentidos

» BR-040: entre os viadutos de Santa Maria e da Candangolândia, nos dois sentidos

» Eixo Monumental: entre o Cruzeiro Velho e a Rodoviária do Plano Piloto, nos dois sentidos

» Avenida Hélio Prates: entre o centro de Ceilândia e o antigo Buritinga, nos dois sentidos

» DF-085: do Estádio Serejão ao Centro de Taguatinga

» Via Estrutural: entre a Cidade do Automóvel e a entrada do Viaduto Ayrton Senna, pela manhã

» Via Estrutural: entre o posto da Polícia Militar do DF e o viaduto do Pistão Norte, à noite

Faixa exclusiva para  ônibus na EPNB: a partir de  terça-feira, outros veículos não poderão circular nela (Bruno Peres/CB/D.A Press) 
Faixa exclusiva para ônibus na EPNB: a partir de terça-feira, outros veículos não poderão circular nela.




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O triste fim de uma frota de ônibus

Cerca de 600 ônibus estão apodrecendo a céu aberto numa garagem em São Mateus, na Zona Leste, desde 2003, quando a gestão da então prefeita Marta Suplicy determinou que a Viação América do Sul tivesse  o controle devolvido à SPTrans (São Paulo Transportes) devido a problemas de ordem financeira.
Daniela Souza / Diário SP
Na ocasião, a SPTrans entrou com uma ação na Justiça para receber por supostos gastos durante os períodos de intervenção na administração da empresa para pagar salários e encargos trabalhistas atrasados, além de peças e serviços de manutenção. Os bens, entre eles os ônibus, sofreram arresto e até hoje estão sob judice.

O cemitério de ônibus de São Mateus é apenas mais um da cidade. Segundo informações da própria SPTrnas, os ônibus da cidade, por obrigação contratual, devem ser substituídos após completar dez anos de idade. Entre 2005 e 2011, já foram renovados 11.859 veículos, o que corresponde a 79% da frota de São Paulo. Somente neste ano, foram 2.274 ônibus novos incluídos no sistema. Os que saem, de acordo com a empresa da Prefeitura não são mais de sua responsabilidade.

“A SPTrans informa que o pátio fotografado pela reportagem é de propriedade de uma viação que não mais opera no sistema municipal de transportes da capital, portanto não cabe à SPTrans qualquer responsabilidade com relação aos ônibus nele localizados", disse a empresa pública em nota.

No páteo abandonado, o fiel depositário do patrimônio sob judice, Silvio Barbosa, disse que o antigo proprietário está impedido de retirar os ônibus do local e  não há nada a fazer a não ser  vê-los apodrecer. “Quando houve o arresto, há oito anos, muitos desses ônibus eram novos”, afirmou. “Agora servem apenas como sucata.”

A situação do cemitério de ônibus de São Mateus revolta os moradores do entorno. Jeferson Ichi, síndico do vizinho Condomínio Flórida, disse que preocupa a proliferação do mosquito da dengue e a questão da segurança, já que o local pode servir como refúgio a bandidos. "Já cansamos de ligar para o 156 da Prefeitura e eles não fazem nada", denunciou. “Além dessas preocupações, pensamos na questão ambiental, já que com o tempo haverá uma grande contaminação do óleo que vaza desses ônibus.”

Cetesb vai investigar risco ambiental
A Cetesb, agência ambiental paulista responsável pelo monitoramento das atividades potencialmente poluidoras, alertada pelo DIÁRIO, disse ontem que vai promover uma fiscalização na garagem desativada da Viação América do Sul, na Zona Leste, para verificar se há risco ao meio ambiente com o abandono de 600 ônibus a céu aberto.

Os ônibus estão abandonados há oito anos e já viraram sucata. Há perigo de vazamento de material tóxico como óleo diesel e resíduos de motores que estão em decomposição.

A Vigilância Sanitária, da Prefeitura, disse que existem em São Paulo 2.500 pontos considerados estratégicos, como ferros velhos, depósitos, borracharias e demais focos potenciais de transmissão de doenças.

Nesses pontos estratégicos, a Vigilância Sanitário promove verificações periódicas para minimizar os riscos de proliferação, sobretudo, do mosquito da dengue.

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela Vigilância Sanitária, não soube informar se a garagem da Viação América do Sul  faz parte da lista de 2.500 pontos estratégicos que recebem visitas periódicas da pasta.

No último verão, dos 96 distritos da cidade de São Paulo, cerca de 30 foram colocados em  alerta pelo  risco de infestação pelo mosquito da dengue.

2,8 mil funcionários da Viação América do Sul perderam o emprego com a desativação
Ação buscava reparação por danos
A SPTrans entrou em 2003  com ações de cobrança de R$ 57.628.590,88 contra quatro empresas, entre elas a Viação América do Sul.
Valor cobrado é corrigido monetariamente
A ação contra a Viação América do Sul estabelecia à época o valor de R$ 15,5 milhões, corrigidos monetariamente e acrescidos de juros.
Arresto de bens garantiria pagamento
A SPTrans pediu à Justiça uma medida cautelar de arresto de bens  para evitar tentativas de fraude.

Por Fernando Granato e Edilson Dantas
Fonte: Diário de SP 

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No Rio, Mais 87 ônibus articulados são comprados para os corredores exclusivos de ônibus

Todos estes veículos já contam com a tecnologia BlueTec 5, que se destaca por motores mais potentes, econômicos e ecológicos, atendendo ao Proconve P-7, legislação que entra em vigor no País a partir do próximo dia 1º de janeiro e que exige menor emissão de poluição veicular.

A Jabur e a Pégaso irão atuar no BRT (termo Transoeste, primeiro projeto de corredores exclusivos do Rio de Janeiro, que já tem duas estações em atividade, devendo ser concluído no primeiro semestre de 2012, com 64 estações.

Segundo Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, a Empresa está orgulhosa de poder entregar os primeiros veículos que irão operar no BRT do Rio de Janeiro. "Isso reforça a confiança e a liderança da nossa marca na região e no mercado brasileiro como um todo. Os ônibus articulados escolhidos, modelo O 500, são os lideres absolutos de vendas no País desde seu lançamento, em 2006, com mais de 1.000 unidades vendidas e mais de 70% de participação em seu segmento".

Copa do Mundo
"A maioria das cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014 já optou pelo sistema BRT. Elas se apoiam em vantagens como custos de implantação até dez vezes menores e um prazo até dois terços menor em comparação com outros modais, como trem e metrô, para transportar a mesma quantidade de passageiros", diz Gustavo Nogueira, especialista em Sistemas BRT da área de Marketing de Produto - Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. "Esses benefícios também são válidos para quaisquer outras cidades que queiram prestar um serviço de transporte coletivo de maior qualidade para a população".

A Mercedes-Benz tem conhecimento e experiência mundial e local para a implantação desse tipo de sistema. A marca está presente hoje em todos os principais BRTs no mundo, como os de São Paulo e Curitiba no Brasil, Bogotá na Colômbia, Santiago do Chile, México, Turquia e África do Sul. Os sistemas desses países figuram entre os que mais transportam passageiros por ônibus urbanos no mundo.

Fonte: Diário do Grande ABC

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Prefeitura de Salvador divulga primeiras fotos dos testes do metrô

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Comunicação Social, divulgou no final da tarde desta quarta-feira (21) as primeiras fotos oficiais dos testes do metrô. As operações, que foram iniciadas na última terça-feira sob responsabilidade da equipe técnica da Companhia de Transportes de Salvador (CTS), deverá seguir até a próxima sexta-feira (23).

Para a tarde desta quinta-feira (22), na Estação da Rótula do Abacaxi, está prevista um entrevista coletiva com o prefeito de Salvador, João Henrique. O objetivo principal é fornecer maiores informações sobre os primeiros experimentos.

Operações
As primeiras operações, entre as estações da Lapa e da Rótula, estão sendo feitas sem cargas. O metrô começará a andar sozinho e será verificado todo o sistema técnico, atendendo às normas de segurança.
Já os testes com a movimentação, inspecionam e preparam os trens para os seguintes experimentos envolvendo cargas. Este procedimento é habitual e necessário para que o metrô possa ser liberado para a população.

De acordo com a Secretaria Municipal dos Transportes Urbanos e Infraestrutura (Setin), as verificações com carga devem começar em janeiro de 2012. A depender do desempenho, há possibilidades de que a população soteropolitana possa, depois de 12 anos de espera, utilizar o metrô ainda no primeiro semestre de 2012.

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Etufor reforça frota de ônibus para véspera de Natal

69 linhas de ônibus urbanos vão operar com programação especial na véspera de Nata, de acordo com informações da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). A frota será reforçada a partir de 19 horas.

Na mesma data, segundo a Etufor, dez veículos extras serão distribuídos nos terminais Siqueira, Antônio Bezerra, Lagoa e Parangaba, ficando à disposição do controle operacional da que utilizará esses carros de acordo com a demanda.

Já no dia 25, em virtude da implementação da Tarifa Social, que reduz o preço da passagem para R$ 1,40 (inteira) e R$ 0,70 (meia), serão acrescentados à frota 20 coletivos extras.

Linhas que terão programação especial:

(015) Conj. Ceará/Ant. Bezerra I
(060) Parquelândia
(066) Parangaba/Papicu /Aeroporto
(101) Beira Rio
(111) Jardim Iracema
(112) Álvaro Weyne
(114) Conj. Nova Assunção/Francisco Sá
(115) Jardim Guanabara/Francisco Sá
(122) Antônio Bezerra/Álvaro Weyne
(212) Jardim Guanabara/Nova Assunção I
(213) Jardim Guanabara/Nova Assunção II
(225) João Arruda
(308) Demócrito Rocha
(310) Campus Universitários/Pan Americano
(317) Cidade Nova/Parangaba
(318) Av. Lineu Machado I e II
(321) Jardim União/Parangaba
(327) Conjunto Ceará /4ª etapa
(329) Parque Santa Rosa/Siqueira
(330) Conjunto Ceará/Siqueira
(332) Siqueira/Lagoa
(335) Bom Jardim I
(336) Santa Cecília I
(337) Jardim Jatobá/Siqueira I
(338) Canindezinho
(341) Conj. Ceará/Centro/3ª etapa
(343) Conj. Ceará/Centro/2ª etapa
(346) Jardim Fluminense
(350) Av. José Bastos
(355) Siqueira /José Bastos
(356) Genibaú/Lagoa
(360) Siqueira/João Pessoa
(362) Siqueira/Vila Manoel Sátiro/Parangaba
(365) Bela Vista/Viriato Ribeiro
(366) Bom Jardim II
(371) Parangaba/José Bastos
(376) Santa Cecília II
(381) Siqueira/Santa Maria
384 parque santana especial / leve
(385) Conj. Ceará/Centro
(390) Av. João Pessoa
(394) Parque Universitário/Lagoa I e II
(397) Jardim Jatobá/Siqueira II
(401) Montese/Parangaba
(406) Planalto A. Senna/Expedicionários
(407) Conj. Pref. J. Walter/Expedicionários
(502) Vila União
(600) Messejana/Frei Cirilo/Centro
(602) Pq. Pio XII/Ana Gonçalves
(603) Jd. União/Centro
(604) Dias Macedo/Centro
(609) Cidade dos Func./Sítio São José
(612) Tancredo Neves
(617) Lagoa Redonda/Abreulândia
(618) Parque Santa Rosa/Messejana
(619) Paupina
(621) Pedras I
(622) Pedras II
(623) Santa Fé I
(630) Itamaraty/Elizabeth II
(636) Conj. Palmeiras/Santa Maria
(650) Messejana/Centro /Br Nova
(660) Conj. Palmeiras/Centro/Expresso especial
(670) Sítio São João/Centro/Expresso
(676) Conjunto Curió
(804) Aldeota
(814) Castelo Encantado
(832) Papicu/Cidade 2000
(905) Meireles
 

Trem mantém horários normais no Natal

Os trens que fazem as viagens entre Fortaleza e Caucaia irão manter os horários normais de fim de semana durante os festejos de Natal. Serão 17 viagens no sábado, 24, e seis no domingo, 25.

De acordo com a unidade de controle da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), cerca de 10 mil pessoas utilizam os trens todos os dias. “Um dos motivos foi a modernização de quatro locomotivas e implantação de sistema de climatização em 31 carros de passageiros”, aponta.
 

Informações: O Povo Online

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