SPTrans disponibiliza a Parada de ônibus sustentável na Paulista x Consolação

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A SPTrans disponibilizará a partir das 7h da próxima quinta-feira, 03/11, a primeira parada de ônibus sustentável do Brasil. O local do teste será no cruzamento da Avenida Paulista com a Rua da Consolação, no ponto Paulista, do corredor Campo Limpo – Rebouças – Centro, onde circulam 300 ônibus por hora, transportando uma média de 400 mil passageiros por dia. A expectativa é de que a experiência seja levada posteriormente a outros pontos da cidade.

No e-ponto, instalado em parceria com a empresa Tetis Engenharia e Tecnologia, serão instalados terminais de computadores e totens interativos com telas sensíveis ao toque que permitirão ao usuário acessar a página da SPTrans e buscar o itinerário ou saber as linhas de ônibus que passam por aquele local, além de continuar recebendo as informações de quanto tempo falta para seu ônibus chegar na parada.

Na parada estará disponível o acesso Wi-Fi e Bluetooth, onde os passageiros poderão acessar por celulares as informações disponíveis na parada. Também será testada uma lixeira interativa que vai agradecer e aplaudir quando um usuário jogar o lixo no lugar certo.

Quando a umidade do ar estiver baixa, inferior a 60%, um sensor vai acionar o sistema de climatização com filtros de ar e ventilação úmida aumentando a sensação de conforto dos passageiros que estiverem aguardando a condução.

A energia elétrica usada no ponto não será de concessionária. A parada terá energia própria produzida por painéis solares instalados no teto que serão responsáveis por fazer funcionar os computadores e equipamentos do local. Também será instalada uma central de energia renovável, com um dispositivo que gerar energia elétrica por meio da captação do movimento dos ônibus, ao passarem por cima de um equipamento no solo. Esta energia será armazenada em baterias que vão garantir a iluminação da parada de ônibus de forma inteligente. Onde houver mais passageiros ficará mais claro e onde tiver menos, a energia será economizada.

Com esta iniciativa a SPTrans abre a possibilidade para que outras empresas possam se interessar em apresentar seus produtos para aumentar a segurança e o conforto dos passageiros de ônibus da cidade.


Fonte: SPTrans

Share |
READ MORE - SPTrans disponibiliza a Parada de ônibus sustentável na Paulista x Consolação

Em Salvador, População utiliza ônibus por causa de problemas no Elevador Lacerda

As quatro cabines do Elevador Lacerda, um dos principais pontos turísticos de Salvador, estão paradas nesta terça-feira (1). Segundo a Transalvador, duas das cabines apresentaram problemas técnicos, enquanto as outras duas estão em reforma.

Três ônibus convencionais e cinco microônibus fazem o transporte da população da Cidade Alta para a Cidade Baixa, e vice versa, gratuitamente.

A Transalvador informou ainda que técnicos da OTIS, empresa responsável pela manutenção do elevador, fazem vistorias nas cabines com defeito para que os reparos necessários sejam feitos. Já as cabines que estão em reforma têm previsão de entrega para o final da próxima semana.


Fonte: G1.com.br

READ MORE - Em Salvador, População utiliza ônibus por causa de problemas no Elevador Lacerda

Em Porto Alegre, Bilhetes de Vale-Transporte e Integração perdem validade no domingo

Termina no domingo (6) o prazo de validade dos bilhetes da Trensurb de Vale-Transporte e Integração com os ônibus de Porto Alegre (Carris e Conorte). Substituídos pela bilhetagem eletrônica, as passagens de papel eram adquiridas pelos empregadores, diretamente na Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM) e na Associação das Empresas de Transporte de Passageiros (ATP). Já os bilhetes de Integração com as linhas de Carris e Conorte eram comercializados nos ônibus da Capital e nas bilheterias da Trensurb. Desde setembro, eles deixaram de ser vendidos.

Usuários dos bilhetes de Vale-Transporte passaram a utilizar cartões SIM ou TRI Vale-Transporte, que podem ser solicitados (e carregados com créditos) pelos empregadores através do site www.tripoa.com.br. Quem já dispõe do cartão TRI Vale-Transporte não precisa ser cadastrado no SIM, cabendo ao empregador só confirmar os dados do funcionário para pedir os créditos.

Já os usuários dos bilhetes de Integração com os ônibus de Porto Alegre, que se restringiam a 24 linhas de Carris e Conorte, passaram a utilizar cartões SIM ou TRI Passagem Antecipada, podendo fazer a integração com todas as linhas de ônibus de Porto Alegre, com 10% de desconto no valor total das tarifas. Os cartões de Passagem Antecipada podem ser solicitados pelos usuários nos quiosques localizados nas estações Mercado, Canoas/La Salle, Sapucaia e São Leopoldo (das 8h às 18h) ou na Central de Atendimento da EPTC, na rua Uruguai, 45, centro de Porto Alegre (das 9 às 17h).

Além de perder validade, o bilhete Vale-Transporte Integração Porto Alegre também deixa de ser vendido, sendo substituído pelos cartões SIM ou TRI Vale-Transporte – cujas vantagens é garantir uma segunda viagem - de ônibus - gratuita na Capital, desde que realizada no tempo de integração de 30 minutos.

Os bilhetes de Integração com outras cidades (inclusive na modalidade Vale-Transporte) e o bilhete unitário continuam existindo.



READ MORE - Em Porto Alegre, Bilhetes de Vale-Transporte e Integração perdem validade no domingo

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960