Em Guarulhos, Terminal de ônibus Pimentas é inaugurado

domingo, 23 de outubro de 2011

A partir deste domingo (23), a população passa a contar com mais uma importante obra realizada pela Prefeitura: o Terminal Pimentas. Para marcar a inauguração do novo espaço, estão previstas no local (avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira com estrada do Caminho Velho), a partir das 14 horas, apresentações dos grupos Jeito Moleque, Sampa Crew, Papo Cabeça e Salgadinho (ex-Katinguelê). A cerimônia oficial de entrega será às 18 horas, com a presença do prefeito Sebastião Almeida.

“O Terminal Pimentas é mais um passo para a integração do sistema de transportes de Guarulhos. Iniciamos esse processo com a implantação do Bilhete Único, que já reduziu os gastos dos usuários com as passagens dos ônibus. Trata-se de uma demonstração de respeito ao cidadão, que terá conforto e maior agilidade para a utilização de outras linhas do sistema de transportes”, afirma o prefeito Sebastião Almeida.

O empreendimento, orçado em R$ 12,8 milhões, possibilitará a interligação da região do Pimentas com o Centro, Bonsucesso, Taboão, São João e a rodoviária do Cecap. A estimativa é que sejam realizados cerca de 40 mil embarques e desembarques diários.

“Este terminal, que integra a segunda etapa de implantação do Bilhete Único, servirá como eixo de ligação para toda a cidade de bairros que não tinham nenhum acesso a outras regiões, como é o caso do Jardim Álamo e o Lavras”, diz o secretário de Transportes e Trânsito, Atílio Pereira.

Segundo terminal de ônibus da cidade – o outro fica na rodoviária do Cecap –, o empreendimento facilitará a locomoção das pessoas para o Hospital Pimentas-Bonsucesso, Unifesp, CEU Pimentas, Teatro Adamastor Pimentas, Centro de Abastecimento de Guarulhos (Ceag) e Shopping Bonsucesso.

O Terminal Pimentas, localizado estrategicamente próximo às rodovias Dutra e Ayrton Senna, funcionará diariamente das 4h às 1h40, com 22 linhas municipais em operação, sendo 15 de micro-ônibus e sete de ônibus. A frota em circulação será de 167 veículos, todos devidamente adaptados para acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. No local, haverá ainda um posto para aquisição e recarga do cartão do Bilhete Único.


Com arquitetura moderna, composta por dois arcos com cobertura total de 4.200 m2 e vãos de 90 metros cada, o terminal conta com uma estrutura que proporciona conforto e segurança aos passageiros: sala operacional, vestiário, refeitório e sanitário para funcionários, sanitários masculino, feminino e para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, fraldário, bilheteria, balcão de informações, lojas, quiosques, plataforma para embarque e desembarque de passageiros, bicicletário com 100 vagas, entre outros itens.
 
Informações da Prefeitura de Guarulhos

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Começam as obras do Terminal Integrado Cosme e Damião, que vai ligar o Recife a São Lourenço da Mata

Foram iniciadas nesta sexta-feira (21) as obras do Terminal Integrado Cosme e Damião, que vai ligar o Recife a São Lourenço da Mata. A obra visa facilitar o acesso à Arena da Copa, cujo investimento está orçado em R$ 18 milhões - com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Governo Estadual. O governador Eduardo Campos assinou a ordem de serviço nesta sexta-feira (21), no Recife.

Também foi assinada a ordem de serviço para a construção da passarela do aeroporto, que vai permitir ao passageiro ter acesso ao Terminal e ao metrô, cruzando a Avenida Mascarenhas de Morais. A obra vai custar R$ 28 milhões e os recursos virão do Governo do Estado. De acordo com Eduardo Campos, um dos principais benefícios do empreendimento é a segurança do usuário.

“A passarela vai nos dar a condição de sermos o único estado em que você sai do Aeroporto, pega a passarela e vai direto pegar metrô, táxi. Uma obra que qualifica a mobilidade, alimenta as linhas de metrô, ou seja, tira carros das ruas. Já o Terminal Cosme de Damião, um dos nossos quatro compromissos para a Copa, vai se somar aos outros 22 terminais, aumentando para 100 km de corredor de ônibus”, afirmou o governador.

Para o prefeito João da Costa, o Terminal Integrado Cosme e Damião vai trazer muitas melhorias para o trânsito da capital. “É possível a gente ter, em dois, três anos, a diminuição de 25% no número de ônibus circulando no centro do Recife. Hoje, só na Avenida Conde da Boa Vista, há cerca de mil linhas. Se a gente tira 25%, são menos 300 ônibus pelas principais vias da cidade”, pontuou.



Fonte: G1.com.br


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Metrô do Rio quer operar a futura Linha 20-Rosa de São Paulo

A Invepar, empresa que controla as duas linhas de metrô do Rio, procurou o governo do Estado para propor uma Parceria Público-Privada (PPP) para a construção da futura Linha 20-Rosa, que vai da Lapa, na zona oeste, a Moema, na zona sul, passando pela região da Avenida Brigadeiro Faria Lima. Com isso, a linha, estimada para receber 600 mil passageiros por dia, poderá sair antes do tempo previsto e deve ter as obras iniciadas em 2014.

Foto: Blog Diário da CPTM
A Invepar é formada por fundos de pensão (de funcionários do Banco do Brasil, da Petrobrás e outros) e pela construtora OAS. Ela enviou uma Manifestação de Interesse Privado (MIP) à Secretaria de Transportes Metropolitanos na semana passada. O documento está sendo avaliado pela Secretaria de Estado da Gestão Pública.

O MIP, entretanto, não é uma garantia de que a Linha 20-Rosa terá sotaque carioca. Segundo a regra das PPPs do Estado, o Metrô terá de informar o mercado sobre a proposta, por meio de um edital que deve ser publicado na semana que vem, e esperar por propostas de outros grupos.

O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, avalia que o processo de análise das propostas - tanto da Invepar quanto de eventuais outros interessados - só deve estar concluído em março de 2013. Depois, o vencedor terá de obter as licenças ambientais e fazer, com o Estado, as desapropriações necessárias para a construção da futura linha.

A Invepar diz pouco sobre seus interesses na linha. Em nota, o gerente de Comunicação da empresa, Gabriel Nogueira, diz apenas que "a Invepar acredita que o transporte metroferroviário é essencial para o crescimento ordenado das grandes cidades e o desenvolvimento do Brasil".



Fonte: Estadão

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