Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

No Recife, Prefeito João da Costa promete ampliar o número de corredores de ônibus e ciclovias

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Os transtornos enfrentados todos os dias pela população, com transito parado em qualquer hora, o aumento significativo de carros nas ruas da cidade, e uma falta de política pública para o setor de transporte público nos últimos anos.
O prefeito do Recife reconheceu que as futura obras de infra-estrutura na cidade tem que priorizar o transporte público, para ele, a criação de corredores de ônibus dentro da cidade é fundamental para enfrentar o aumento de carros nas ruas da cidade, segundo o prefeito, não adianta pensar em mobilidade se não priorizar o transporte público como eficiente, confortável e seguro, e hoje para muitos recifenses, é difícil deixar o carro em casa e ter que enfrentar filas e ônibus lotados.
As políticas adotadas pelo governo federal como redução de IPI, junto com o crescimento econômico da cidade foi de certa forma prejudicial para a cidade, pois com esses fatores, a frota de carros na cidade cresceu muito nos últimos 03 anos piorando a situação que já se encontrava critica.
Ainda de acordo com o prefeito da cidade, este aumento também contribui para o aumento da poluição, devido ao lançamento de co2 no ambiente.
No que diz respeito a ciclovias, onde a cidade do Recife hoje é uma das capitais brasileiras que menos tem ciclovias, apenas 20 km, o prefeito informou que será ampliado o número de ciclovias na cidade, ele lembrou que a via mangue terá 6 km de ciclovias.
Sobre a criação de corredores, o prefeito informou que os recursos do PAC da mobilidade urbana já estão bem adiantados, e que finalmente possibilitará a conclusão das 03 perimetrais, que farão ligação com outros corredores secundários, e também com os futuros BRT’s.
Com a conclusão da via Mangue, prevista para ser entregue em 2013, será possível criar um corredor na av. Domingos Ferreira, este corredor iria até o final da Agamenon Magalhães.
CTTU
O prefeito reforçou que aumentou o número de agentes de trânsito na cidade, e que fará agora em agosto vai realizar um concurso público para contratação de mais 200 agentes de trânsito.

Fonte: Meu Transporte

READ MORE - No Recife, Prefeito João da Costa promete ampliar o número de corredores de ônibus e ciclovias

No Rio, Estação Cinelândia do Metrô ficará fechada no próximo fim de semana para obras

O Metrô Rio informou que a estação Cinelândia, no Centro do Rio, vai ficar fechada  no próximo fim de semana, dias 9 e 10 de julho. A interdição ocorrerá para uma reforma na plataforma.

Os trens não farão parada no local e seguirão direto da estação Carioca para Glória, no sentido zona sul, e de Glória para Carioca, no sentido zona norte. De acordo com a concessionária, os passageiros poderão utilizar a estação Carioca como alternativa, já que é a mais próxima à Cinelândia.

A
empresa vai reforçar a equipe de atendimento para orientar os clientes e haverá avisos sonoros nos trens e estações. Na segunda-feira, dia 11, a estação reabre normalmente às 5h. O esquema de fechamento de Cinelândia será repetido no final de semana seguinte, dias 16 e 17 de julho.



READ MORE - No Rio, Estação Cinelândia do Metrô ficará fechada no próximo fim de semana para obras

Ciclistas exigem ciclofaixas incluídas nos projetos de Curitiba

“O ciclista tem que começar a ser encarado como agente do trânsito. Não existe essa história que Curitiba é modelo no incentivo do uso da bicicleta. Nossa cidade não pode ser classificada como amiga da bicicleta”. O desabafo é do presidente da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu e membro da Bicicletada Curitiba, Jorge Brand.

Atualmente, o maior exemplo da falta de preocupação com os usuários de bicicleta em Curitiba é a não inclusão da ciclofaixa em projetos de reformas ou obras em Curitiba. Foi assim com a reforma da Marechal Deodoro, feita anos atrás, afirma o ciclista. Para evitar que o mesmo aconteça, o foco está voltado para a revitalização na Cândido de Abreu, anunciada pela Prefeitura de Curitiba para iniciar no 2º semestre deste ano. Segundo Brand, estão previstas oito faixas para trânsito de motorizados e nenhuma para as bicicletas.

O problema já foi apontado pelos vereadores da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara Municipal, que ao conhecerem os detalhes do projeto apontaram essa falha. “Todo o projeto é muito bom, com uma ressalva: não estão previstas ciclovias”, disse o presidente da Comissão, o vereador Jonny Stica (PT), que fez a recomendação para que os técnicos do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) repensassem na sugestão.

Até agora, segundo o vereador, não houve um retorno da Prefeitura quanto à inclusão das ciclofaixas no projeto. Da mesma forma, aguardam os ciclistas. Brand conta que essa discussão já foi levantada com os técnicos do Ippuc. Foi prometido que até o final de junho seria marcada uma audiência com o prefeito Luciano Ducci, mas até agora, nada foi oficializado. “Estamos aguardando. Esperamos que ele nos receba no início deste mês”, fala o ciclista.

O presidente da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu comenta que a proposta deles é que uma das faixas destinadas a automóveis seja transformada em duas vias de ciclofaixas. Além disso, os ciclistas pretendem falar sobre a questão da divulgação do Código de Trânsito, que assegura a preferência a bicicleta, por exemplo, e medidas de segurança. A implantação de bicicletários também deve entrar na pauta.
“A bicicleta é um meio de transporte que está em constante crescimento em Curitiba. O que precisamos é que o poder público acompanhe esse crescimento e faça um investimento contínuo nesse aspecto”, reforça Brand.



READ MORE - Ciclistas exigem ciclofaixas incluídas nos projetos de Curitiba

Natal deve ter um Plano de Mobilidade Intermunicipal

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e o Departamento de Estradas de Rodagens (DER) discutem uma forma de incluir rotas de ônibus intermunicipais que circulam em Natal dentro das melhorias previstas com a licitação do sistema de transporte da capital, adiada por mais nove meses. A ideia é fazer com que as linhas troncais, radiais e internas de Natal façam integração com rotas oriundas de Nova Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Parnamirim, entre outros municípios e regiões da Grande Natal.
O diretor-geral do DER, Demétrius Torres, disse que as negociações com o município estão num nível que classificou como "muito boas". O governo pensa, inclusive, em fazer convênios com os municípios que compõem a região metropolitana para se fazer um Plano de Mobilidade Intermunicipal. "Não se pode raciocinar Natal isolada das cidades vizinhas, e nossos planos abrangem não apenas obras, mas também o transporte", adiantou. Segundo o diretor, a licitação dos transportes, por ser municipal e abranger apenas Natal, não é fator impeditivo para a formatação desse sistema integrado. "Não há conflito algum", resumiu.

O documento que vai servir para dar base para a formatação da licitação do transporte coletivo de Natal é o plano de mobilidade, elaborado pela Fundação Coppetec, da UFRJ. Segundo a titular da Semob, Ana Elizabethe Thé, o plano está praticamente pronto, mas vem sendo complementado há dois meses para incluir mudanças como a estruturação do trânsito para a Copa 2014, e só será apresentado em audiência pública dentro de dois meses. "O plano também trará essa demanda. Na verdade, é um verdadeiro diagnóstico das demandas e interesses de mobilidade que a população tem", explicou. Foram feitas pesquisas e o volume de informações é tão grande que não cabem num

CD-ROM.

Algumas mudanças previstas incluem a mudança dos eixos atuais que têm como destino principal os bairros da Ribeira, Cidade Alta e Alecrim. "Serão criadas novas rotas, além de melhorias como ciclovias, corredores exclusivos de ônibus, novos abrigos, dotados de informativos e tecnologias novas, a modelagem da rede e os fluxos de circulação de pessoas. O plano diagnosticou que Natal tem cinco bolsões de demandas, classificados como zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e região Central", disse. "Esse plano vem sendo elaborado há muito tempo, mas são muitos detalhes, e a projeção de aplicação dele é de dez anos. Ou seja, estamos pensando no trânsito de Natal com a demanda de carros novos que circulam na cidade, que chega a 3 mil por mês, para daqui a uma década".


Fonte: Diário de Natal
READ MORE - Natal deve ter um Plano de Mobilidade Intermunicipal

Frota do transporte coletivo de Curitiba ganha mais 120 ônibus

Nos próximos dias, até o início de agosto, Curitiba vai receber mais 120 dos 544 veículos novos propostos para a frota de 1.915 dos ônibus da Rede Integrada de Transporte Coletivo. O destaque será entrada em operação de mais 26 ônibus de 28 metros – os maiores do mundo – e a troca dos 70 ônibus ligeirinhos da linha Interbairros 2 por novos biarticulados.
"Já entregamos perto de 300 ônibus novos. Agora, vamos trocar os biarticulados da linha Leste/Oeste e substituí-los por ônibus iguais aos ligeirões que já circulam na ligação entre a região sul e o centro. Também vamos trocar os ligeirinhos da Linha Inter 2 por biarticulados e a capacidade da linha vai dobrar", disse o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci.
O prefeito apontou os avanços do sistema de transporte coletivo, o que inclui a entrada em operação dos novos ônibus, dos ligeirões e dos hibribus a partir de 2012, entre outras medidas. "Iniciamos a licitação para o desalinhamento das estações norte-sul, Santa Cândida-Praça do Japão ou até o Pinheirinho, e temos a previsão de estender o Ligeirão na linha Leste/Oeste em 2013", adiantou.
"Vamos colocar os ligeirões em todos os eixos, diminuindo em muito o tempo do deslocamento das pessoas dos locais mais distantes até o centro da cidade ou até as estações intermediárias", completou Ducci.
Na linha expressa Leste/Oeste, os biarticulados de 24,5 metros serão substituídos por 26 novos biarticulados de 28 metros. Nas horas de maior movimento (manhã, final da tarde e anoitecer), o intervalo de viagens, no eixo com 36 km (ida e volta), é de 45 minutos.
Com a entrada em operação de ônibus de maior porte, já em uso nos eixos Boqueirão e Pinheirinho, a melhora de oferta é de 10%. Ou seja: a linha expressa passará a transportar 110 mil usuários/dia.
Linhas
Maurilio Cheli/SMCS
Novos ligeirinhos, como esse da linha Colombo-CIC, também vão atender a linha Interbairros 2.
A linha Interbairros 2 terá sua capacidade dobrada com entrada em operação dos 70 novos biarticulados. Os 77 mil passageiros que usam diariamente a linha terão ônibus mais modernos, seguros e confortáveis. As 28 estações do Inter 2 já foram ampliadas em 50%, passando a ter três portas.
Já o hibribus começa a ser produzido pela Volvo em 2012. A empresa vai investir R$ 16 milhões na linha de produção do ônibus. "Curitiba será a primeira cidade da América Latina a ter o hibribus atendendo a população, com 60 ônibus a entrar no sistema já em 2012", disse Ducci.
A primeira linha a ter o ônibus será a do Interbairros 1, que circula nos bairros no entorno do Centro de Curitiba. Na segunda etapa, os ônibus, movidos a eletricidade e biocombustível, atenderão as linhas Detran-Vicente Machado, Água Verde-Abranches, Ahú-Los Angeles, Juvevê-Água Verde e Jardim Mercês-Guanabara.
"São linhas que ligam bairros opostos e passam pelo Centro. Com o hibribus, teremos ônibus mais silenciosos e menos poluentes. O veículo reduz em até 80% as emissões de carbono", completou Ducci.

Sistema
A Rede Integrada de Transporte Coletivo de atende Curitiba e 13 municípios da região metropolitana e registra, por dia 2,3 milhões de passageiros em 350 linhas com 1.915 ônibus.
No total são 81 quilômetros de canaletas exclusivas, 30 terminais (21 urbanos e nove metropolitanos) e 364 estações tubo. Somados, os ônibus percorrem por dia 490 mil quilômetros em 21 mil viagens. 


Fonte: O Estado do Paraná

READ MORE - Frota do transporte coletivo de Curitiba ganha mais 120 ônibus

Um Tiro na Mobilidade, Venda de carros sobe 10% no semestre

A indústria automobilística encerra o semestre com vendas de 1.737 milhão de veículos, incluindo caminhões e ônibus, volume recorde para o período e 10% maior em relação aos seis primeiros meses de 2010. O mês que terminou foi o melhor junho da história. A tendência para a segunda metade do ano, porém, é de desaceleração do crescimento.
A previsão das montadoras é de chegar em dezembro com alta de 5% nos negócios, totalizando vendas de quase 3,7 milhões de veículos. As medidas de contenção ao crédito adotadas pelo governo a partir de dezembro afetaram alguns segmentos - como o de modelos populares -, a inadimplência cresceu, mas a demanda por carros novos manteve-se forte no primeiro semestre, puxada principalmente pela elevação da renda e manutenção de empregos.
Segundo dados do mercado, só no mês passado foram licenciados 304,4 mil veículos, 15,8% a mais que no mesmo mês do ano passado mas 4,46% abaixo de maio, até agora o melhor mês do ano, com 318,5 mil veículos comercializados. Boa parte das vendas foi feita a frotistas, que conseguem preços especiais. Na média diária, junho, com 20 dias úteis, teve vendas de 15.219 veículos acima de maio, com 22 dias úteis e 14.478 unidades ao dia. Só em automóveis e comerciais leves foram vendidos no mês passado 287 mil unidades, com média diária de 13.667 unidades, igual a maio.

Fonte: Agência Estado

READ MORE - Um Tiro na Mobilidade, Venda de carros sobe 10% no semestre

Em Porto Alegre, Bairros Restinga e Belém Novo terão linhas de lotação

Segundo nota da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, a Câmara Municipal da Capital aprovou na segunda-feira (4) projeto de lei que possibilita a implantação de uma categoria especial de transporte por lotação na Capital. Com esta decisão, a cidade ganhará mais duas linhas para atender os bairros Belém Novo e Restinga, entre outras comunidades, com tarifa de R$ 4. Os novos veículos serão maiores do que os comuns, com capacidade para até 38 passageiros.
O projeto deverá, agora, ser sancionado pelo prefeito José Fortunati. Em seguida, haverá licitação para que a concessão das novas permissões. A expectativa do executivo é que as novas linhas comecem a funcionar ainda em 2011, já com bilhetagem eletrônica. Em até dois anos toda a frota estará integrada no sistema de bilhetagem.

Atualmente o sistema de lotação, criado em 1976, funciona com 403 veículos, 21 lugares sentados, em 29 linhas, sendo 45 carros já com acessibilidade. Cerca de 75 mil pessoas utilizam, diariamente, o sistema, em 3.600 viagens /dia. Além das lotações, a região sul da cidade é atendida por 130 linhas de ônibus.

 
Roberta Mello, especial para o JC




READ MORE - Em Porto Alegre, Bairros Restinga e Belém Novo terão linhas de lotação

Em Caruaru, Audiência Pública vai debater a licitação do transporte coletivo

O sistema de transporte coletivo urbano de Caruaru será tema de Audiência Pública no dia 15 de julho. A meta da ação é colher propostas para a elaboração de do edital de licitação, com a finalidade de contratar empresas que ofereçam esse tipo de serviço. A reunião na Casa do Povo foi uma solicitação da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes – DESTRA. 

A AP está prevista para ter início a partir das 8h e deve contar com a participação dos proprietérios as empresas, integrantes do governo municipal, entidades e sociedade em geral. 

Fonte: Camara Municipal de Caruaru


READ MORE - Em Caruaru, Audiência Pública vai debater a licitação do transporte coletivo

Paralisação de rodoviários deixa parte de Ceilândia sem ônibus

Cerca de mil rodoviários da Viação Planeta iniciaram uma paralisação às 13h desta terça-feira (5) no terminal do Setor O, em Ceilândia. De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, a categoria protesta contra o não pagamento de reajuste salarial de 8%, acordado em assembleia no dia 12 de junho, e das horas extras.
“Os empresários pagaram o salário antigo, mas já fizeram os descontos da nova convenção”, afirma Luiz Cláudio Galvão, integrante do sindicato.
De acordo com Galvão, quase todas as empresas efetuaram o pagamento de forma incorreta e é possível que a paralisação afete o transporte público em outras áreas do DF. “O terminal do Setor O tem um grande contingente de rodoviários, e eles se rebelaram com o erro. Como a maioria das empresas pagou de forma errada, é possível que a paralisação possa se estender para outros terminais”, diz.
O diretor do DFTrans, Marco Antonio Campanella, afirmou que já estuda a possibilidade de colocar ônibus extras para atender a demanda na região do Setor O. "Hoje de noite vamos ter problemas. Como essa greve atinge ônibus de Ceilândia, já identificamos problemas na volta para casa, como longas filas e ônibus cheios", afirmou.
Campanella disse ainda que não conseguiu esclarecer com a empresa o que teria motivado o erro no pagamento dos funcionários. "Eles estão reunidos agora. Estou esperando o fim dessa reunião para que tudo se esclareça."
Representantes do Sindicato dos Rodoviários se reuniram no final da tarde desta terça com os empresários para tentar resolver o impasse. Os empresários informaram que houve uma mudança na forma de pagamento, que a alteração foi informada ao sindicato e que foi possível fechar um acordo. Os rodoviários devem voltar ao trabalho ainda na noite desta terça, informou o sindicato da empresas de transporte público do DF.
A Viação Planeta, que reúne as empresas Pioneira, Satélite, Cidade Brasília e Planeta, é responsável por linhas em Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Gama, Paranoá, Lago Sul, Plano Piloto, Santa Maria e Brazlândia.


Fonte: G1.com.br

READ MORE - Paralisação de rodoviários deixa parte de Ceilândia sem ônibus

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960