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No Rio, Inaugurado o 1º viaduto da Transoeste no Recreio e apresentado modelo de ônibus articulado BRT

sábado, 30 de abril de 2011

O prefeito Eduardo Paes inaugurou neste sábado, dia 30, a primeira obra da Transoeste: o viaduto Capitão de Mar e Guerra Orlando Raso, na Avenida das Américas, no cruzamento com a Avenida Salvador Allende, no Recreio dos Bandeirantes. Essa é uma das mais importantes intervenções da construção do corredor expresso, com BRTs (Bus Rapid Transit), que ligará a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz. O novo viaduto tem cerca de 250 metros em cada sentido e foi construído em nove meses. Outra etapa da obra inclui ainda um outro viaduto (sobre o canal das Taxas) e o túnel da Grota Funda.

Durante a inauguração foi apresentado um ônibus articulado que vai trafegar na via exclusiva do BRT da Transoeste.

A Transoeste é um corredor exclusivo para ônibus articulados (BRTs), que vai reduzir pela metade o tempo médio de viagem entre os três bairros (Barra da Tijuca/Campo Grande/Santa Cruz). Além disso, é um dos três corredores que compõem o projeto de preparação viária da cidade para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, ao lado da Transcarioca e da Transolímpica.

Foto: Beth SantosDurante a inauguração, o prefeito Eduardo Paes, acompanhado de vários secretários municipais e de familiares do CMG Orlando Raso, destacou a importância desse novo corredor expresso para a cidade e falou sobre as mudanças que serão sentidas pela população já com a inauguração do novo viaduto:

- Essa é a primeira grande marca de uma super obra que é a Transoeste. É uma mudança na lógica de transporte na cidade. Quem demora duas horas para vir da Zona Oeste para a Barra da Tijuca vai passar a vir em 40 minutos e junto com essa obra de BRT existem uma série de obras viárias que melhoram muito o trânsito. Esse é um cruzamento tradicionalmente problemático e que sem dúvida vai melhorar. Estamos entregando hoje uma parte da obra, que ainda tem mais uns cinco viadutos como esse, mas a população já vai sentir os impactos dessa mudança a partir de hoje.

O prefeito falou também das vantagens deste novo sistema de transporte.

- Os BRTs representam a maior revolução da cidade do Rio de Janeiro. Hoje a cidade carrega só 15% da população em transporte de alta capacidade, mas quando os BRTs estiverem prontos esse número aumentará para 50%. Os ônibus articulados funcionam como um vagão de metrô. Haverá faixa exclusiva para o trânsito desses veículos, o bilhete será comprado na estação fora dos ônibus, e os veículos serão mais confortáveis e com ar condicionado. É esse o padrão que queremos para a nossa cidade.

O viaduto Capitão de Mar e Guerra Orlando Raso é uma expectativa antiga dos moradores e das pessoas que passam diariamente por aquela região da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes. Ele elimina o cruzamento e os sinais de trânsito das avenidas das Américas e Salvador Allende, possibilitando a passagem direta dos veículos e eliminando as retenções diárias ocasionadas pela parada nos sinais antes existentes. A elevação da via também ajuda a amenizar os congestionamentos que acontecem nos horários de pico.

O secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, explicou como o novo viaduto vai beneficiar os motoristas:

- Essa obra consiste na execução de dois viadutos, em que acabamos com interseção semaforizada, o que vai melhorar muito esse cruzamento da Avenida Salvador Allende com a Avenida das Américas, permitindo uma maior fluidez e deslocamento das pessoas para casa ou trabalho mais rapidamente. Esse primeiro trecho entregue vai reduzir aproximadamente em dez minutos o trajeto no horário de pico.

Para orientar os motoristas nesse novo trajeto, que passa a funcionar a partir deste sábado, a Prefeitura instalou dois painéis de mensagens variáveis móveis e contará com a atuação de 30 agentes de trânsito, entre guardas municipais e controladores de tráfego. De acordo com a CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego), passam diariamente pelo cruzamento aproximadamente 211 mil veículos, sendo 157 mil na Avenida das Américas e 54 mil na Salvador Allende.

Após a cerimônia de inauguração, o prefeito entregou à viúva do CGM Orlando Raso uma réplica em miniatura do viaduto e convidou à população a visitar um modelo de ônibus articulado que estava no local.

Transoeste - A via de 56 quilômetros com corredor BRT vai ligar o Jardim Oceânico (próximo à Linha 4 do Metrô que está em construção) até as estações de trem de Campo Grande e Santa Cruz. O valor total de investimento nas obras é de R$ 800 milhões e a previsão é de que as obras sejam concluídas no primeiro semestre de 2012. O sistema BRT da Transoeste é totalmente segregado do tráfego geral, composto por linhas expressas e paradoras.

CMG Orlando Raso - falecido em 2006, o Capitão de Mar e Guerra foi importante líder da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. Desde os anos 70 atuou ativamente buscando melhorias e tentando resolver os problemas daquela região. Oficial da Marinha altamente condecorado, foi morador pioneiro no Recreio.

Fonte: Prefeitura do Rio


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Em Fortaleza, Prorrogada validade da carteira estudantil

Mais uma vez a validade das carteiras estudantis de 2010 foi prorrogada. Agora os alunos poderão utilizar a carteira antiga até o dia 14 de maio. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) espera que dentro desse prazo todos os problemas relacionados ao documento possam ser solucionados, pelas entidades estudantis, e os 50 mil alunos com a situação pendente possam receber o seu cartão.

A decisão de prorrogar o prazo de validade, que antes estava programado para amanhã, 1º de maio, veio através de uma reunião entre a Etufor e as entidades estudantis, na manhã de ontem, em que verificaram a necessidade de oferecer mais tempo para que a confirmação da matrícula, entre outros problemas, sejam solucionados.

"Pensando no melhor para os estudantes de Fortaleza achamos por bem aumentar o prazo em 15 dias, para que todas as pendências sejam resolvidas e assim todos possam utilizar suas novas carteiras de estudante", explicou o presidente da Etufor, Ademar Gondim.

Ele comentou que a principal preocupação da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza é com os estudantes que já pediram a sua carteira, mas ainda não receberam. Principalmente aqueles que realizaram o pedido até o dia 15 de março. "Não queremos que os alunos tenham a necessidade de ir até a sede da Etufor para pegar o seu documento e sim que eles recebam no local em que estudam", completou.

Segundo o presidente essa é a última vez em que o prazo será prorrogado este ano. Pois foi realizada uma analise e essas duas semanas serão o suficiente para que todos entraves possam ser sanados.

Para acompanhar a situação dos alunos e de entidades estudantis, a Etufor vai mandar equipes para escolas e universidades. Dessa forma essa equipe também poderá ajudar em qualquer eventualidade.

Gondim lembrou que os estudantes que ainda não realizaram o pedido da carteira de estudante 2011 ainda podem faze-lo. "Quanto mais rápido pedir mais cedo ele receberá o documento", concluiu o presidente da Etufor.

O pedido pode ser feito na sua instituição de ensino, entidade estudantil ou na sede da Etufor. Os documentos necessários são: declaração de matrícula, foto 3X4, identidade ou certidão de nascimento.

A nova carteira será entregue aos alunos veteranos programada para valer a partir do dia 15 de maio. Os novatos, que não têm carteira de estudante antiga receberão o documento desbloqueado, pronto para o uso.

Alívio
O estudante Roger Mendonça afirmou que está bastante aliviado com o aumento do prazo de validade da sua nova carteira de estudante. "Eu já estava com medo de não ter o direito a meia passagem no ônibus ou ter que pagar a inteira no cinema a partir do dia 1º de maio".

Mendonça espera não termais nenhum problema para receber a sua carteira dentro do novo prazo estabelecido. "Não é possível que tudo não seja resolvido rapidamente", disse.


Fonte: Diário do Nordeste

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Sistema de transporte coletivo de Anápolis vem se tornando referência mundial

O Governo do Distrito Federal, através da TCB, quer importar dois projetos da TCA: o controle das viagens por computador, sem participação humana, sistema único no mundo, e o modelo de Faixa Exclusiva de Ônibus na Avenida Brasil Sul. A revelação está na carta do Presidente da TCB – Transporte Coletivo de Brasília, Jorge Koichi Saiki:“avaliamos que foi de muita importância para a TCB a visita à TCA para iniciarmos o processo de implantação de Faixa Preferencial de Ônibus em Brasília. Outro ponto que despertou a nossa atenção, em Anápolis foi o sistema informatizado de operação das linhas no Terminal Urbano. No futuro necessitaremos da colaboração dessa empresa para adotar modelo semelhante no transporte coletivo da Capital Federal”. A carta agradece a receptividade à comitiva da TCB, que esteve em Anápolis no início de outubro para pesquisar “os diferenciais da TCA”.

NEM O PRIMEIRO MUNDO TEM
Nem as maiores e melhores cidades do mundo possuem controle de sistema de transporte coletivo urbano totalmente informatizado, como Anápolis. Em Toronto, Canadá, cidade com melhor qualidade de vida do planeta, Nova Iorque e Londres, por exemplo, as viagens do transporte de massas são controladas por computador, mas com intervenção humana, enquanto aqui a operação é inteiramente eletrônica. O sistema foi desenvolvido há mais de 15 anos, na própria TCA, que detém um dos maiores índices de automação do país.

ÔNIBUS RASTREADOS POR RADAR
Ao cumprir a sua jornada diária de trabalho e retornar à garagem, o ônibus é rastreado por radar, na portaria, onde é vistoriado. Antes do nascer do novo dia, o veículo está pronto para servir a comunidade e é mais uma vez rastreado por radar ao sair da portaria da garagem, rumo ao terminal, onde o computador central já o espera. Neste computador estão cadastradas em um banco dados todas as viagens a serem executadas diariamente para a totalidade dos itinerários do sistema.

COMPUTADOR “DECIDE” A ROTA
Ao entrar no terminal de passageiros o veículo urbano é novamente rastreado por radar, que informa ao computador central seu número e suas características. Com tais informações, o computador, sem auxílio humano, registra a hora de entrada do veículo e após consultar seu banco de dados “decide” qual viagem o ônibus deverá efetuar.

COMPUTADOR “FALA” AO MOTORISTA
Uma vez escolhida a viagem, o computador “fala” ao motorista e mostra, em um painel, o horário e o destino a serem cumpridos, sem participação de nenhum funcionário da TCA. Tudo é gravado eletronicamente (inclusive a voz) e gerenciado por computador. Sem falhas, sem atrasos e sem supressão de viagens, há mais de 15 anos.

CLIENTE É FISCAL DO SISTEMA
As plataformas de embarque têm o indicativo das linhas pertinentes ao seu setor e a lista dos horários. Por isso os usuários já sabem qual o destino do veículo que acaba de estacionar e o horário de sua partida. Assim, cada cliente por ser um fiscal do sistema.

TEMPO DE VIAGEM É PROGRAMADO
Na saída do terminal, para mais uma viagem, o ônibus é rastreado por outro radar que informa a ocorrência ao computador central. Registrado o horário de saída do ônibus, o computador dispara um cronômetro, marcando o tempo em que o mesmo deverá retornar ao terminal. O ciclo se repete até que o computador “julgue” não mais precisar daquele veículo, quando determina, sem auxílio humano, seu retorno à garagem para ser novamente vistoriado, lavado e revisado.

PARECE FICÇÃO MAS É REAL
Esse sistema, criado na própria TCA, é pioneiro no mundo e garante a realização de todas as viagens programadas, nos horários pré-determinados. A equipe tem o cuidado com a perfeição, pois sabe que os detalhes da operação são registrados e gravados eletronicamente. Coisa de cinema, de ficção, que é realidade em Anápolis há mais der 15 anos.
A informatização garante a regularidade dos horários, a confiabilidade do sistema e contribui para a melhoria da qualidade de vida da população, atração de novos investimentos e geração de empregos. Referencial de Anápolis, o sistema de transporte coletivo urbano é considerado um dos melhores do país.

CORREDOR DE ÔNIBUS DA AV. BRASIL
Outro projeto da TCA que desperta o interesse dos gestores do transporte coletivo do Distrito Federal é a Faixa Exclusiva de Ônibus da Avenida Brasil Sul, o primeiro corredor viário estrutural de Anápolis. No trecho entre a Anadiesel e o Trevo de Daia, o estacionamento é proibido e existe a possibilidade de compartilhamento do tráfego entre o transporte particular e o coletivo, exclusivamente para o acesso de saída e entrada às vias auxiliares. Nos cruzamentos, a prioridade de passagem é do transporte coletivo, permitindo-se que os ônibus reduzam a necessidade de efetuar manobras complexas de parada para embarque e desembarque, que passam a ser feitas no mesmo alinhamento. Essa iniciativa, que futuramente será estendida a outras vias essenciais da cidade, tem como objetivo aumentar a atratividade do transporte público e a velocidade média dos ônibus, reduzindo os tempos de embarque, desembarque e percurso. O corredor permite que uma mesma frota possa fazer mais viagens diárias. Os ônibus passam a enfrentar menor obstacularização por tráfego lento e não necessitam fazer manobras evasivas para desviar de outros veículos.

LOGÍSTICA DE PRIMEIRO MUNDO
O desempenho operacional das linhas do Daia – Distrito Agroindustrial de Anápolis trouxe benefícios ao conjunto do sistema de transporte coletivo da cidade, diminuindo o tempo das viagens num corredor de grande extensão e que concentra acentuado volume de passageiros. Faixas exclusivas para os ônibus não representam diminuição de espaço para os demais veículos. Corredor viário estrutural com faixas preferenciais de transporte coletivo é logística de Primeiro Mundo e solução técnica que beneficia não apenas o sistema de transporte coletivo mas o trânsito das cidades como um todo.
O projeto beneficiou motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres e gerou qualidade aos deslocamentos e fortalece a consciência da cidadania, através da democratização dos acessos às oportunidades que a cidade oferece. É um instrumento a serviço da organização do espaço urbano, como indutor do seu processo de ocupação.

ANÁPOLIS ESTÁ NA VANGUARDA
Na avaliação da Diretora Financeira da TCA, empresária Cida Braga, o interesse dos gestores do transporte coletivo de Brasília pelos projetos da TCA comprovam, mais uma vez, que Anápolis vanguarda, não obstante ser uma cidade do interior: “não raramente, empresários e técnicos de vários estados e mesmo do exterior buscam as tecnologias que consagraram nosso serviço como um dos melhores do país, especialmente o sistema de controle informatizado das viagens, a integração total das linhas e a bilhetagem eletrônica de última geração”. Para a empresária, este destaque é fruto do trabalho sério e incessante da equipe TCA, desde 1963.

ORGULHO PARA ANÁPOLIS E PARA GOIÁS
Para o Diretor da TCA, Sr. Lacy Martins da Silva, exportar tecnologia é motivo de orgulho para Anápolis e para o Estado de Goiás, ao mesmo em que gratifica e incentiva a empresa a implantar novos projetos e disponibilizar aos seus clientes atendimento cada vez melhor. “Nossa preocupação, todavia, vai além da garantia da qualidade e da valorização de nossa equipe”, finalizou o empresário, ao ressaltar que a empresa investe na formação das futuras gerações, no social e na preservação do meio ambiente, em sintonia com a filosofia dos diretores da Transbrasiliana, empresários Odilon Walter Santos e Lázaro Moreira Braga.



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Em Salvador, Ônibus é vantagem para diminuir despesas

O preço alto da gasolina, vendida a quase R$ 3 nos postos de Salvador, é um bom motivo para pensar duas vezes antes de tirar o carro da garagem de casa com destino ao trabalho, especialmente para trajetos longos. Uma simulação feita pelo CORREIO (veja abaixo) mostra que só vale a pena usar o automóvel e não se render ao transporte coletivo se a distância do lar para o serviço for muito curta - abaixo dos cinco quilômetros, totalizando dez quilômetros, somando a  ida e a volta.

Em caminhos mais longos, os gastos mensais com combustível podem chegar a
R$ 318,01, comprometendo quase um terço de um salário de R$ 1 mil, por exemplo. Para quem paga meia passagem no ônibus ou ganha auxílio transporte da empresa onde trabalha, abrir mão do conforto e ir de buzu é a solução mais prudente para o bolso, mesmo em distâncias pequenas, como explica o especialista em educação financeira, Reinaldo Domingos, presidente do Instituto DSOP.
“Mesmo se a trajetória for mais curta, ir de carro pode não valer mais a pena com a gasolina tão cara, porque, além do combustível, há gastos com seguro, impostos, manutenção, depreciação, estacionamentos, lavagem e eventuais multas”, enumera Domingos. Para ele, um indivíduo precisa ter um salário de, no mínimo, R$ 3 mil e se planejar bem para comprar um carro.

Estratégias O economista Raimundo Torres, professor da Unifacs, recomenda que os motoristas estudem com cuidado o caminho de casa para o trabalho e observem bem os horários de abertura e funcionamento dos estabelecimentos que causam engarrafamento.
“Sair 15 minutos mais cedo de casa pode fazer a diferença”, garante, dando o exemplo do seu próprio trajeto diário, de Ondina para o Iguatemi. “No meu caminho, o trânsito às 7h30 está melhor que às 7h, por conta do horário de entrada das escolas”, exemplifica. “O horário das 9h também é crítico, porque é quando os shoppings e outros estabelecimentos abrem”, completa.
Outra sugestão de Torres é a de pesquisar, no local de trabalho, pessoas que façam trajeto diário semelhante e estejam interessadas em economizar. “Se alguém que dirige conseguir encontrar quatro colegas de trabalho, fazer um rodízio de carona solidária é uma boa solução”, explica. Com a ideia, alguém que só trabalha em dias úteis só precisaria usar o carro uma vez por semana. Outra estratégia apresentada pelo professor é estacionar mais distante do trabalho e fazer um trecho a pé - se a empresa não oferecer vagas para os funcionários. “Com isso, evitamos gastar muita gasolina com o tempo de ficar procurando onde estacionar. Nessa busca, usamos ainda mais combustível, porque as  primeiras marchas do automóvel gastam mais”, acrescenta.

Fonte: Correio 24 Horas

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Belém que possui uma as tarifas mais baratas do Brasil terá aumento das tarifas

Pelo menos até a próxima quinta-feira, 05 de maio, quando os estudo realizados pela Companhia de Transportes de Belém (CTBel) serão divulgados, a tarifa de ônibus não terá reajuste. Essa decisão foi anunciada ontem por representantes da Prefeitura de Belém, durante audiência pública promovida dentro da sede. O ato foi promovido pelos representantes de entidades estudantis e sindicatos dos trabalhadores rodoviários de Ananindeua e Marituba (Sintram), juntamente com um representante da CTBel.

O objetivo maior do ato, segundo o coordenador Rogério Guimarães, do coletivo estudantil Vamos à Luta, era garantir que o valor da passagem de ônibus permaneça o mesmo, R$1,85.

“Queremos o congelamento dos preços até que todos os termos que foram definidos no Termos de Ajuste de Conduta (TAC), na última reunião, sejam cumpridos”. Dentre os itens cobrados, os principais são: renovação da frota de ônibus e melhores condições de trabalho para os rodoviários.

O presidente do Sintram, Márcio Amaral, reafirmou que as cláusulas mais importantes do TAC ainda não foram cumpridas. “Entramos com denúncia no Ministério Público Estadual para que fosse cobrado dos empresários que o TAC fosse cumprido. Até agora, eu, como rodoviário, não vi nenhuma mudança”. Ele também denuncia que em 2010 a Câmara Municipal perdoou uma divida dos empresários rodoviários de mais de R$80 milhões de Impostos Sobre o Serviço (ISS) para que, em contrapartida, houvesse melhorias no transporte público e até agora nada foi feito.

IMPOSSÍVEL
Para Paulo Serra, diretor de Transportes da CTBel, não era possível determinar se o aumento seria vetado ou não até que os estudos fossem concluídos.

Durante a audiência, ele ainda afirmou que na próxima semana será divulgada a avaliação feita pelo órgão, que será encaminhada para o Conselho Municipal de Transportes, para ser votada. O valor avaliado para reajuste chega a R$2,15. Quanto às denuncias de que a frota não teria sido renovada, Serra comenta que, desde o último reajuste e assinatura do TAC, foram trocados 553 veículos.

“Estamos intensificando a fiscalização para retirar de circulação os ônibus que tenha mais de 10 anos de uso e assim forçar a renovação da frota”. O diretor ainda afirma que as mudanças têm que acontecer gradativamente, pois a prefeitura não auxilia o transporte público com nenhum tipo de subsídio.

A estudante Carolina Leão, 20 anos, que participava do ato, avaliou a audiência como positiva. “Nunca demorou tanto para que o aumento da passagem de ônibus acontecesse e isso já é uma grande vitória”. Na semana que vem, vamos estar reunidos novamente para que essa luta seja vencida”.

Fonte: Diário do Pará

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Manaus deveria investir em ciclovias

Mobilidade urbana é um tema essencial na preparação das cidades sede para a Copa de 2014. Manaus será a porta de entrada da Amazônia, mas seu sistema viário precisa de mudanças estruturais urgentes. A cidade vive um momento preocupante, com congestionamentos frequentes, ônibus transbordando passageiros e em péssimas condições de manutenção. Uma alternativa eficiente e barata que pode contribuir para deixar o ambiente urbano mais sustentável é o uso da bicicleta como meio de transporte.

A bicicleta pode exercer um papel essencial para melhorar a mobilidade urbana, pois ocupa pouco espaço, não polui e é muito eficiente em deslocamentos curtos de até 15 km, contribuindo para reduzir o número de carros nas ruas e para desafogar a superlotação do transporte coletivo. Entretanto, como as condições atuais de circulação nas avenidas são muito perigosas, é imprescindível que governantes invistam em uma rede de ciclovias que garanta segurança e conforto aos seus usuários. Segundo Guilherme Borlido Silva, morador do bairro Flores, “infelizmente a única coisa que não nos permite usufruir mais de nossas bicicletas é o trânsito. Motoristas não respeitam ciclistas e não entendem que bicicleta também é um meio de transporte”.

Para defender e incentivar o uso da bicicleta na cidade, em 2010 nasceu o movimento Pedala Manaus, idealizado por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam). A ideia é agregar interessados e buscar o aproveitamento de recursos associados com a Copa para deixar benefícios permanentes na cidade. O movimento, que organiza pedaladas semanais, elaborou uma proposta a convite da própria prefeitura para planejar um sistema cicloviário. Ela contempla o diagnóstico dos ciclistas na cidade, o planejamento de rotas e a elaboração de um plano básico que interligará vários bairros com dezenas de quilômetros de ciclovias arborizadas. Segundo Fabrício Lima, Secretário Municipal de Desporto, Lazer e Juventude, a proposta está aprovada, embora os recursos ainda não tenham sido repassados ao Idesam.

A bicicleta não deve ser encarada de forma isolada. “Ciclovias podem apresentar-se como uma solução de curto a médio prazo, mas não se trata de uma solução única. Deve ser aliada a outras, como a melhoria do transporte coletivo integrado com a bicicleta”, ressalta Tahisa Kuck, arquiteta e urbanista que participou da elaboração da proposta. Será que os governantes perceberão a tempo que priorizar a bicicleta como meio de transporte em Manaus é um caminho óbvio para agregar sustentabilidade e qualidade de vida a seus cidadãos e visitantes? Se depender dos ativistas do Pedala Manaus, para garantir que a mensagem seja dita, a sociedade não vai esperar sentada, mas nas ruas da cidade – e pedalando.


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Mogi das Cruzes terá frota de ônibus ampliada

A partir da próxima semana, a frota de ônibus do transporte coletivo de Mogi começará a ser ampliada, passando de 202 para 214 veículos. O aumento permitirá a ampliação do número de viagens, a extensão do trajeto e a criação de pelo menos uma nova linha. As medidas ampliam o atendimento ao usuário, diminuindo o tempo de espera nos pontos e a lotação dos coletivos.
"Depois do início de operação do SIS (Sistema Integrado Municipal), com a entrega dos novos terminais Central e Estudantes, da renovação da frota, hoje totalmente adaptada para o transporte de cadeirantes, da implantação da integração com o bilhete eletrônico, o próximo passo, como já havia dito, seria o ajuste individual de cada linha da Cidade. É isso que estamos fazendo agora. Em apenas dois anos, o transporte público passa por uma verdadeira transformação", assinala o prefeito Marco Bertaiolli.
As primeiras duas linhas beneficiadas com o aumento do número de viagens são a C 602, que liga o Terminal Central ao Botujuru, que passará de 18 para 27 viagens diárias a partir de 4 de maio. A linha E 203 Santo Ângelo via Shopping, que hoje tem 260 partidas diárias, passará para 278 a partir de 9 de maio.
"Estas novas viagens vão ser realizadas principalmente no horário de pico. A Santo Ângelo, por exemplo, é uma das linhas de maior demanda da Cidade e nosso monitoramento diário aponta que nos horários de pico está havendo uma lotação excessiva dos ônibus", destaca o secretário municipal de Transportes, Carlos Nakaharada.
Outras quatro linhas terão o itinerário atendido. São elas: C 207 Parque Olímpico, que atenderá também a Rua Rosa Aparecida Bertaiolli, já a partir do dia 4 de maio; a C 602, que passará a circular pelas ruas Régis Plínio Batalha, Cristovão Colombo e Aleluia também a partir de 4 de maio; a E 393 Biritiba Ussu via São Lázaro que, em caráter experimental, terá a partir do dia 2 de maio, três partidas diárias (5h40, 12 horas, 22h30) chegando à Fazenda Abe: e a E 802 Vila São Francisco, que inicia a operação a partir de 1º de maio, aos sábados, domingos e feriados, e chegará ao Parque Leon Feffer.
Outra novidade é a criação da linha E 209, que ligará o Bairro da Porteira Preta, via Jardim Santos Dumont I, passando pela Estrada Koeiji Adachi, ao Terminal Estudantes. Ela começará a circular a partir do dia 9 de maio. "A criação de linha e a ampliação de itinerários e horários de partidas são sempre precedidas de estudos técnicos e vistorias realizadas pela Secretaria de Transportes", explica a diretora de Transportes, Miriam Carrasco.
Ela lembra que estas primeiras alterações estão sendo possíveis graças à inclusão de seis novos ônibus na frota. "Ao longo do mês, outros seis carros serão incluídos no sistema, permitindo mais melhorias para o usuário", acentua a diretora, lembrando que, em fevereiro, as linhas E203 Conjunto Santo Angelo, E512 Vila Aparecida e E103 Jundiapeba já haviam recebido novos veículos, o que permitiu, na ocasião, a ampliação do número de viagens.


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