Prefeitura de Manaus desiste de prêmio de melhor transporte público no país

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A Prefeitura de Manaus desistiu de concorrer ao prêmio de melhor transporte coletivo do país. Em outubro do ano passado, a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) havia assinado acordo com a Agência Nacional de Transportes Públicos (ANTP), onde colocava a capital amazonense entre as candidatas ao Prêmio ANTP de Qualidade 2011. A pesquisa que iria avaliar o sistema deveria ter sido entregue ainda no ano passado, mas sofreu paralisação e deve ser retomada somente em fevereiro.

A análise teve início em setembro de 2010 por uma empresa do Rio de Janeiro. Cerca de cem pesquisadores fariam o levantamento de dados nos cinco terminais de ônibus da capital. Com os resultados da pesquisa, a Prefeitura pretendia diagnosticar os problemas do transporte coletivo de Manaus.

O SMTU, responsável pela análise, informou que, por decisão do prefeito Amazonino Mendes, a pesquisa foi paralisada em dezembro. O órgão não soube informar o motivo da paralisação do levantamento. A pesquisa deve ser retomada em fevereiro. A divulgação do resultado está prevista para o final de março deste ano. O atraso na entrega da pesquisa impede a participação de Manaus no Prêmio de Qualidade 2011.

Ao oficializar a intenção de concorrer ao prêmio, a Prefeitura se comprometeu a adotar modelos da ANTP. Entre os fatores cobrados pela Agência, estão questões que vão da liderança e análise de estratégias, até a satisfação de usuários, fornecedores e trabalhadores do sistema, como motoristas e cobradores.

De acordo com o SMTU, existe a possibilidade de a Prefeitura tentar concorrer no ano de 2012.

A melhoria do atual sistema de transporte coletivo está prevista na licitação de novas empresas para o transporte coletivo da cidade. Na manhã de ontem (20), representantes de 37 empresas interessadas no certame visitaram os terminais de integração da capital. O novo contrato prevê dez lotes, com no máximo 200 ônibus para cada empresa. O início do processo de licitação, anteriormente previsto para dezembro, foi adiado para o dia 4 de fevereiro.

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Em Foz, definidos novos ajustes no sistema de transporte coletivo

Reunidos na quinta-feira (20), o prefeito Paulo Mac Donald, o vice Chico Brasileiro, o presidente da Câmara, Edilio Dall Agnol e as equipes técnicas do Foztrans e Logitrans definiram novos ajustes no sistema de transporte coletivo. As alterações ocorrem a partir de sexta-feira e sábado nas linhas da região da Vila C, Morumbi, Vila Portes, interbairros, Três Lagoas e Jardim Ipê. 
 
Na Vila C a linha principal do bairro passa a circular no sentido norte e sul a partir de amanha (sexta). Ainda na região da Vila C o ônibus da linha 101 Vila C/Jardim das Flores dará opção para os usuários da Vila C ir direto para a Ponte da Amizade passando pela barreira de Itaipu, Ponte, centro e Jardim das Flores.
 
A partir de sábado a linha Jardim Itaipu/Porto Meira sai do Porto Meira e acessa a avenida Tarquínio Santos, através da Avenida Andradina, vai a Vila São Sebastião e entra na Vila C pela área norte. Esta linha atende a reivindicação da grande Vila C ligando o bairro a Unioeste, região da Vila A, Avenida Paraná, INSS, colégio Barão e terminal.
 
A linha Sohab passa a fazer o itinerário Sohab (Porto Meira) direto para a ponte, passando pela rua Marechal Deodoro (no centro), Avenida Paraná e terminal.
 
A linha Interbairros fará a ligação Vila C/Porto Meira sem a necessidade de trocar de ônibus em Três Lagoas. A linha fará sentindo Norte/Sul na Vila C e terá ponto final no Porto Meira, na Avenida General Meira, no acesso ao Marco das Três Fronteiras.
 
O Morumbi passa a ter viagem direta para a Ponte da Amizade através da linha 211 que sai da Vila Borges (mesmo itinerário da antiga linha 350), porem apenas nos horários de maior movimento (manha e final de tarde). A partir de sábado haverá ajustes também nas linhas 201 A e 201 B do Morumbi. Estas linhas vão seguir do bairro para o centro através da Avenida Republica Argentina.
 
Está previsto a partir desta sexta-feira atendimento pela linha 403 da Vila Carima passando pela Almirante Barroso até  o terminal. Na região do Jardim Ipê está  sendo estudado um reforço nos horários de pico com o ônibus passando na Avenida Andradina.
 
Em Três Lagoas os alimentadores Sol de Maio, Vila Miranda e Colombelli passam a operar em um mesmo itinerário a partir desta sexta-feira. E a partir de sábado o alimentador da prainha passa a rodar de hora em hora. Também a partir de sábado, no Jardim Itaipu será implantada uma linha ligando o bairro direto para a Ponte da Amizade ate o terminal.
 
Outros ajustes ainda estão sendo estudados, mantendo-se o projeto do novo sistema que funciona com a integração. Entre os estudos de ajustes estão as linhas em que se registrou excesso de lotação. 
 
Fonte: ClicFoz
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Tarifa de ônibus em Natal será reajustada

Demorou, mas vai sair o aumento de tarifa dos transportes coletivos de Natal. O assunto invadiu as redações no final da tarde, varrido pelas ondas do Panorama Político, da Rádio Globo Natal. Segundo as informações, o preço da tarifa ficaria na casa de 2,20. O reajuste foi a causa da queda do então secretário de Mobilidade Urbana, Renato Fernandes, numa manobra até hoje não totalmente esclarecida. O reajuste chegou a ser assinado pelo presidente da Câmara, no exercício do cargo de prefeito, Dickson Nasser, e só não entrou em vigor no início de novembro de 2010 porque a publicação foi suspensa pelo chefe do Gabinete Civil, Kalazans Bezerra. Ao retornar de uma viagem aos Estados Unidos, a prefeita Micarla de Sousa exonerou o secretário e suspendeu o reajuste alegando que as empresas de ônibus não haviam cumprido o acordo para melhoria dos serviços.

Fonte: Tribuna do Norte
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Transporte pirata volta às ruas do Distrito Federal

O transporte pirata é ilegal, mas muita gente ignora a proibição. Os passageiros que utilizam os piratas reconhecem os riscos. “Eu acho que é arriscado. Um pouco porque ninguém sabe quem é o motorista, se ele é gente boa ou não, né? O pessoal anda em excesso de velocidade, tem aquele detalhe de você correr risco de vida”, relata a estudante Tatiana Oliveira de Souza.

Além de ser perigoso, o transporte pirata é ilega. Quem é flagrado, leva multa que varia entre R$ 2 mil e R$ 5 mil e ainda tem o carro retido. Mas isso não parece intimidar os piratas. De janeiro até outubro do ano passado, 1.152 motoristas foram flagrados fazendo transporte irregular no DF.

De acordo com o Detran, o ponto preferido é a Rodoviária do Plano Piloto, seguido do Eixão e eixinhos, Planaltina, Guará, Sobradinho e Núcleo Bandeirante. A DFTrans tem apenas 17 fiscais para combater os piratas. O novo diretor, Marco Antônio Campanella, afirma que vai melhorar o transporte público – uma promessa antiga. “Melhorando a qualidade do sistema, certamente essas pessoas que hoje optam por trafegar nesses carros farão a opção pelo ônibus e pelo metrô”, aposta.

Fonte: DFTV
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Empresas interessadas no transporte coletivo visitam terminais em Manaus

Uma equipe técnica da Prefeitura visitou, na manhã desta quinta-feira (20), junto a representantes das 37 empresas interessadas na concorrência pública para exploração do serviço de transporte coletivo da cidade, os terminais de integração, principais corredores viários e itinerários.

A visita permitiu que o grupo observasse a realidade do sistema e identificasse itens como a circulação de linhas troncais, radiais, circulares, e o funcionamento das instalações.

A concorrência envolve empresas de vários locais do país como Paraná e Rio de Janeiro. Entre as principais exigências repassadas pela Prefeitura para a contratação estão aumento, renovação e substituição de frota.

Além das empresas terem que se ajustar para cumprir os prazos, que vencem dentro de 120 dias após a assinatura do contrato e ordem de serviço.
Licitação
No dia 4 de fevereiro, a Prefeitura de Manaus dará início ao processo de seleção das empresas que se apresentarem interessadas em participar da licitação.

Após o encerramento de todo o processo licitatório, a meta é colocar mais de  800 ônibus novos em circulação até o segundo semestre de 2011.

O projeto da licitação recomenda que a concessão do novo sistema de transporte convencional se constituirá de dez lotes de linhas, sendo a operação de cada lote, rota, local, trecho e horário, definidos por determinação do poder concedente.
Vida útil
De acordo com o superintendente Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Marcos Cavalcante, o total de ônibus que circula na cidade é 1,3 mil, dos quais 30% têm idade média para sair de circulação e outros 30% são considerados novos, com fabricação a partir de 2008. Os 40% restantes são de idade intermediária, ou seja, entre dois e sete anos de fabricação.

Executivos
Segundo o superintendente, a partir do exercício da nova licitação para o transporte regular, o transporte executivo também deve sofrer modificações e não vai mais atuar em grande escala.

Marcos Cavalcante informou que este transporte deverá oferecer serviço diferenciado, com tarifa em torno de 50% mais cara, com a circulação em áreas periféricas impedidas e com a frota máxima de 50 a 100 veículos – com características mais sofisticadas como as de um ônibus de viagem.

“Dessa forma sim, será transporte executivo realmente”, analisou.

Novos terminais
Ainda durante as visitas aos terminais de integração, Cavalcante mencionou a elaboração de um estudo para a criação e desativação de pontos de integração na cidade. Os terminais da Constantino Nery (T1) e da Cachoeirinha (T2) são estudados para desativação por conta da concentração de tráfego nos locais.

O estudo traz um projeto de instalação de novos terminais nas zonas Norte (na confluência dos bairros Santa Etelvina e Novo Israel), Sul (Raiz e Manaus Moderna) e Oeste (ainda sem local divulgado). A previsão para conclusão do estudo é de 60 dias.

Fonte: A Critica
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Postagem do Leitor: STS de Porto Alegre investe em novas tecnologias de transporte de passageiros

Na terça-feira 11 de janeiro, após ficar mais de 20 minutos esperando um ônibus da linha 195 TV, no final da linha no Bairro Menino Deus, Morro Santa Teresa, o dito chegou.
De acordo com a tabela disponível, inutilmente na internet, deveria haver os horários 18h55min, 19h06min e 19h18min.

O carro que chegou (1142) partiu do final da linha no morro às 18h11min, ou seja, num horário totalmente em desconformidade com a tabela publicada.

Seguimos viagem aos trancos e barrancos, pois depois que um imbecil qualquer resolveu que as pessoas deveriam entrar pela porta da frente dos coletivos, pervertendo as regras da física, ainda por cima DESCENDO o Morro Santa Teresa que possui cota de 148 metros OSL a 80 km por hora, é extremamente difícil manter o equilíbrio dentro destes TRAMBOLHOS em “MNRV” (“movimento não retilíneo variável”) inclusive sentados.

Ao chegar ao final da linha no centro da capital gaúcha (Porto Alegre), me deparo com uma das mais recentes tecnologias desenvolvidas pela STS.

O TELETRANSPORTE.

Finalmente a humanidade poderá contar com este avanço da ciência, pois o STS - Sistema Transportador Sul, que carrega pessoas de um lado para o outro em Porto Alegre, investindo em novas tecnologias de transporte acaba de superar o físico inglês Samuel Braunstein, da Universidade de York na Inglaterra, inventando o TELETRANSPORTE DE PASSAGEIROS, cujo protótipo está alojado no veículo tele transportador de número 1122 e cuja MATERIALIZAÇÃO pude eu testemunhar ao chegar ao centro de Porto Alegre às 18h35min da tarde de ontem, 11 de janeiro de 2011. Enquanto o “nosso” carro 1142 levou pelo menos 30 minutos para chegar ao centro, carregando em seu interior uma massa elevada de pessoas que estavam amontoadas nas paradas e que não puderam participar de tão maravilhoso experimento, o carro 1122 já estava misteriosamente estacionado, materializado, tele transportado exatamente a nossa frente.

Parabéns ao STS, por mais esta moderna tecnologia que será muito bem recebida e utilizada na copa de 2014.

Luiz Colossi - Porto Alegre/ Guaíba - RS

Envie sua notícia para meutransporte@hotmail.com
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São Paulo realiza 6º Passeio de Trólebus, em comemoração ao aniversário da cidade

Uma volta pelo centro histórico de São Paulo, passando por pontos como Edifício Itália, Teatro Municipal, Edifício Martinelli, Banespa e Catedral da Sé, dentro de um trólebus. Este é o 6º ano do Passeio de Trólebus pela cidade, que Prefeitura de São Paulooferece aos paulistanos em seu aniversário, no próximo dia 25, das 9h às 16h.

O ponto de partida será o Pateo do Collegio, origem da cidade de São Paulo. A viagem, gratuita, tem duração de 40 minutos e desvenda as preciosidades de nossa história, presentes no dia-a-dia de quem transita pelo centro, mas que muitas vezes passam desapercebidas em meio à correria. O trajeto será acompanhado por guias especializados na história do município.

A atividade é uma promoção da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, da SPTrans, e da SPTuris, com apoio da Secretaria de Transportes Metropolitanos - através da EMTU/Metro -, da Himalaia Transporte Ltda., da AES Eletropaulo, da CET, da Secretaria Municipal de Saúde, da Guarda Civil Metropolitana, do Pateo do Collegio e da Ong Respira São Paulo.

Fonte: Mercado e Eventos
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Atendimento ao município de São Lourenço da Mata será ampliado pelo Grande Recife

A partir de manhã (22), os usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros passarão a contar com duas novas linhas: a 419-Matriz da Luz (Integração) e a 420-Muribara (Integração).

As linhas atenderão as comunidades de Matriz da Luz e de Muribara, ambas localizadas no município de São Lourenço da Mata, ligando-as ao Terminal Integrado de Camaragibe, que faz parte do Sistema Estrutural Integrado (SEI) – cuja principal característica é a possibilidade de circulação em quase toda a Região Metropolitana do Recife com o pagamento de apenas uma tarifa por sentido. As duas linhas irão operar com Tarifa “A” (R$ 2,00).

Com a ligação ao TI de Camaragibe, os usuários terão acesso a um leque de deslocamento que conta com outras 18 linhas, que tanto podem levar diretamente para o destino desejado, em outro bairro ou outra cidade, como integrar a outros terminais de integração espalhados pela RMR.

Desta forma, a partir de agora, quem utilizar uma destas linhas pode, por exemplo, ir à praia de Itamaracá ou de Boa Viagem, pagando apenas uma tarifa do anel “A” (R$ 2,00).

Inicialmente, a linha 419-Matriz da Luz (Integração) irá operar com um veículo, que realizará 13 viagens. Já a 420-Muribara (Integração) terá dois ônibus e realizará 33 atendimentos. Ambas funcionarão todos os dias, das 4h20 às 22h e das 5h às 22h30, respectivamente.

A criação das linhas – que era uma demanda antiga da comunidade – só foi possível graças ao constante processo de negociação que é desenvolvido pelo Grande Recife Consórcio de Transporte, responsável pela gestão, monitoramento e constante melhoria do STPP/RMR.

PARADAS - As linhas irão compartilhar pontos de parada já existentes com outras que operam no TI de Camaragibe. A linha 419-Matriz da Luz (Integração) passa a utilizar o ponto de embarque juntamente com a 466-Vera Cruz (Integração). Já a linha 420-Muribara (Integração), irá dividir a plataforma de embarque/desembarque com as linhas 477-Santa Terezinha e 490-Camaragibe/Macaxeira (Expresso). Nenhuma das linhas que já operam no terminal sofrerá mudanças nas paradas.

Os moradores das comunidades, assim como os potencias usuários, estão sendo informados sobre a novidade através de cartazes (distribuídos nas linhas que operam no TI), panfletos e carro de som.

A partir deste sábado, e até a próxima terça-feira, divulgadores do Grande Recife estarão no TI para tirar as dúvidas e orientar os usuários.
Mais informações podem ser obtidas através da Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158.

Fonte: CGRT
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Chuva causa alagamentos e complica o trânsito no Recife

Como a população está cansada de saber e vivenciar, a chuva no Recife é sinônimo de alagamentos, trânsito, engarrafamentos e transtornos em geral. Até as 11h da manhã desta sexta-feira (21), a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) registrou pontos de congestionamento em trechos das avenidas Boa Viagem, Domingos Ferreira, Conselheiro Aguiar, Herculano Bandeira, Abdias de Carvalho, Recife, Mascarenhas de Morais, e no Cabangá.

O ponto mais crítico estava na Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife. Ouvintes relataram à Rádio CBN que ficaram mais de 1h parados na área perto da Universo. Por volta das 11h os carros já conseguiam passar pelo local, mas o mesmo não podia ser dito pelos pedestres. "É um absurdo. É só cair uma chuvinha que a gente não consegue atravessar", afirmou o mecânico Samuel Oliveira Silva. O sinal abriu e fechou duas vezes antes do pedestre decidir atravessar a avenida, se arriscando a contrair doenças ao entra em contato com a água que chegava até os tornozelos: "É antiga essa situação aqui. Os políticos ficam gastando dinheiro com besteiras e não resolvem", desabafa Samuel.

O trânsito na Mascarenha repercutiu no Ipsep, pois os motoristas procuravam alternativas para escapar do engarrafamento. As ruas Jean Emile Favre e da Pampulha estavam com tráfego pesado, mesmo fora do horário de pico. A reportagem do JC Online flagrou diversas ruas alagadas no bairro.

Na Avenida Caxangá, Zona Oeste, os passageiros que aguardavam nos pontos de ônibus em cima dos bancos da parada, de pé, para escapar da água espirrada pelos ônibus. E a situação piorou quando, para escapar do trânsito, os carros começaram a trafegar pelo corredor exclusivo dos ônibus. Os passegeiros tiveram que aguentar um fluxo contínuo de água jogada sobre eles.

Em Boa Viagem, na Zona Sul, diversos pontos das avenidas Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar estavam com apenas as faixas centrais transitáveis - as laterais estavam cheias de chuva empoçada. A situação era pior nas ruas transversais, algumas totalmente algadas, a Rua Atlântico, por exemplo. Na Rua Ribeiro de Brito, que liga o bairro à Avenida Recife, os carros só podiam passar em fila indiana. Os pontos de ònibus estavam vazios, provavelmente porque os passageiros desistiram de ficar ilhados no local.

Fonte: JC Online
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Projeto de expansão da malha de transporte do Rio de Janeiro

BRT Rio promete revolucionar o sistema de transporte
No projeto de expansão da malha de transporte do Rio de Janeiro para os eventos esportivos de 2014 (Copa do Mundo) e 2016 (Jogos Olímpicos), um aspecto importante não parece constar da lista de prioridades: a integração entre os diferentes meios de transportes. A afirmação é de Ronaldo Balassiano, professor do programa de Engenharia de Transporte da Coppe-UFRJ, com quem conversei ontem.
A reformulação da infraestrutura inclui a criação de corredores exclusivos para os novíssimos BRTs (Bus Rapid Transit) e ônibus articulados, expansão das linhas de metrô e replanejamento dos itinerários dos ônibus que circulam pela cidade. Se não houver um plano de integração eficiente entre eles corre-se o risco, segundo o engenheiro, de assistirmos a criação de novos nós no sistema de transporte público da cidade.
_ Não vi até o momento um debate sobre como essa estrutura se integrará para facilidar a mobilidade. Hoje temos oito mil ônibus circulando, uma malha metroviária e ferroviária significativa e os novos projetos de criação de corredores expressos. É fundamental que se aproveite e melhore a infraestrutura que já existe, mas tão importante quanto é pensar nos pontos de integração entre os diferentes meios de modo a encurtar as viagens e oferecer conforto a população. Não é possível chegarmos a 2014 e a população continuar, por exemplo, a fazer as viagens no mesmo tempo que em 2011.  _ disse Balassiano.
Para o engenheiro, integrar o sistema de transporte não se trata apenas de pensar em transbordo, mas em criar pontos de integração que ofereçam a população também serviços de utilidade pública e atividades de lazer.
_ Se em cada ponto de baldeação houver um posto de saúde para tirar a pressão ou um posto para emissão de carteira de identidade ou motorista, entre outros serviços, evita-se congestionamenos e a sobrecarga de gente no sistema de transporte. As pessoas terão que se deslocar menos para poder usar os serviços. Uma pessoa em Jacarepagua não precisaria ir ao centro para tirar carteira de identidade, mas até o primeiro posto de integração do sistema de transporte. Não precisaria também ir de carro, o que reduz os congestionamentos _ observa o engenheiro.
Um outro aspecto que ele considera importante é informar a população sobre os novos meios de transporte que a cidade ganhará. O BRT é um deles. Trata-se de um sistema de ônibus mais rápido que os convencionais. Eles circulam em uma via expressa e contam com estações próprias onde o pagamento é antecipado. A maior parte das pessoas não sabem o que é ainda. Para Balassiano, é fundamental que os cidadãos sejam informados com antecedência sobre o serviço por meio de campanhas.
Especialista na área de planejamento de transporte, ele acredita que se houver um investimento na qualidade do serviço de modo a encurtar as viagens e torná-las mais confortáveis, os moradores sentirão mais prazer em circular pela cidade. Ele diz isso porque tem convicção que a pouca eficiência do sistema de transporte público da cidade acaba deixando a população irritada e sem vontade de transitar por ela. Faz sentido.

Fonte: O Globo
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Transporte público de Taubaté muda horários de funcionamento, mas passageiros reclamam

Começaram a valer nesta quinta-feira (20) os novos horários do transporte público de Taubaté. A medida quer facilitar a vida da população, mas não foi o que se viu nas ruas.

Quem usa o transporte coletivo em Taubaté reclama. Pelo acordo com a prefeitura, a partir desta quinta, ônibus da ABC e vans da Tctau, o transporte complemetar, vão alternar os horários de passagem pelos pontos. "A gente está dobrando a oferta para o passageiro", explica Cláudia Carmona, diretora de trânsito.

Atualmente os dois tipos de transporte público passam ao mesmo tempo nos pontos, o que deixa a população insatisfeita. Os passageiros não perceberam as mudanças nos horários. "Não colocaram nenhum aviso nos bairros, não percebi nada", conta um passageiro.

A presidente do Tctau, Silvana Fontes, considera uma vitória o acordo, mas reclama que ele ainda não está sendo cumprido. "Os ônibus estão andando numa operação lenta. Então na prática está complicado". A diretora de trânsito disse que, como a mudança é experimental, precisa de ajustes. "Nós estamos fiscalizando o transporte e vamos corrigir isso".

A ABC Transportes não quis gravar entrevista. Por telefone, a empresa disse que cumpriu a nova determinação e manteve a circulação dos ônibus em horários intercalados com as vans.

Fonte: VNews
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Em São José dos Campos, Nova empresa irá substituir ônibus da Viação Real e Capital do Vale

A Viação Saens Peña, vencedora da licitação do lote 1 do transporte público de São José dos Campos, começa a operar no município no dia 7 de fevereiro. Os novos ônibus na cor azul irão substituir a frota das empresas Real e Capital do Vale. A transição deve ocorrer em um único dia, a pedido da administração judicial que atualmente administra o lote 1 do transporte coletivo da cidade. 
 
Alguns funcionários da Real e Capital do Vale ainda estão cumprindo avisos ou férias. Todos, entre cobradores e motoristas serão admitidos pela empresa, que venceu a concorrência pública. A Viação Saens Peña vai operar 28 linhas e atender parte dos bairros das regiões norte, oeste e sul da cidade.
 
Os validadores que registram o cartão eletrônico dentro dos ônibus, das empresas sob intervenção, já começaram a ser transferidos para os novos ônibus. Os atuais motoristas e cobradores da Viação Real e Capital do Vale já estão recebendo treinamento para trabalhar nos novos veículos zero quilômetro.
 
Frota
 
A Viação Saens Peña já trouxe para São José dos Campos todos os 131 carros, distribuídos em três modelos midi, convencional e padron.Na cor azul, os novos carros irão tornar a frota padronizada com o mesmo desenho. 
 
Os carros do modelo padron com piso baixo permitem uma acessibilidade maior a todos os usuários. Nos modelos midi e convencional, a rampa de acesso aos cadeirantes possui o sistema pneumático. Com isso, a Prefeitura passa a oferecer 100% de acessibilidade a pessoas com deficiência em todos os carros do transporte coletivo.
 
Os painéis auxiliares dianteiros, traseiros e na lateral são confeccionados em LED (Diodo Emissor de Luz) na cor branca, proporcionando aos passageiros uma melhor visualização dos itinerários. O câmbio automático dos veículos padron torna a viagem mais confortável. 

Fonte: Agora Vale
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São Paulo ganha mais 10 km de Ciclofaixa

No domingo, a ciclofaixa de lazer passará dos atuais 5 km para 15 km (ou de 10 km para 30 km, se incluída a volta). O atual trajeto, com início no parque das Bicicletas (Moema), passa pelo parque do Povo (Vila Olímpia) e chegará até o parque Villa-Lobos (Alto de Pinheiros).

A ciclofaixa funciona apenas aos domingos, das 7h às 14h. Uma das faixas do solo é pintada, e o trânsito é exclusivo de bicicletas no período.

A ampliação da ciclovia irá exigir também a ampliação de monitores espalhados no trajeto. Só de "bandeiristas" (pessoas que orientam os ciclistas nos cruzamentos) serão mais 35, além dos 50 já existentes, segundo Marcos Mazzaron, diretor de ciclofaixas da FPC (Federação Paulista de Ciclismo).

Cerca de 300 placas específicas para orientação aos ciclistas foram espalhadas.

Apesar de alguns cicloativistas criticarem o fato de a ciclofaixa funcionar apenas aos domingos - a tese é de que deveria se transformar em ciclovia e ser uma alternativa de transporte permanente, em vez de apenas uma opção de lazer num dia específico da semana --, ele elogia a implantação da medida.

"Vários países do mundo adotaram as ciclofaixas de lazer aos finais de semana. Só em Bogotá (Colômbia) são cerca de 100 km, por onde passam mais de 200 mil ciclistas", afirmou.

A média de 20 mil ciclistas registrada aos domingos poderá passar para 40 mil, segundo os organizadores.

Ciclofaixas

São Paulo tem um total de 47,5 km de ciclovias. No início deste mês foi lançado um plano que inclui a construção de 24 km de ciclovias e a implantação de 12 km de ciclofaixas, num investimento estimado em R$ 32,4 milhões.

Uma pesquisa divulgada ontem a respeito da qualidade de vida na metrópole pela Rede Nossa São Paulo apontou que 79% dos entrevistados disseram estar totalmente insatisfeitos com a quantidade de ciclovias existentes (leia mais abaixo).

O número da capital paulista é irrisório se comparado ao da capital do Rio de Janeiro, que possui 144 km de ciclovias. Buenos Aires tem 40 km e espera chegar a 120 km até o fim deste ano.
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Linhas têm itinerários alterados pela Transalvador

A Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador/SETIN) informa que em virtude da interdição do retorno situado na 4ª Avenida do CAB (atrás do ponto de parada após o Viaduto Dona Canô)- por conta das obras da passarela da Av. Paralela/Av. Pinto de Aguiar- as linhas abaixo relacionadas terão seus itinerários alterados durante um período de dez dias, a partir da próxima segunda-feira (24/01):
Veja a relação das linhas
CódigoLinhaEmpresa
0118Lapa – CABBTU
0518Engenho Velho de Brotas – RodoviáriaJoevanza
1048-02Mussurunga 2 (Setores H e I) / Estação MussurungaOndina
1310-01Estação Pirajá – CABModelo
1355-01Estação Pirajá – ItapuãBarramar
1410Cajazeira 11 – Boca do RioSão Cristóvão
C006CAB – CircularAxé
H001Massaranduba – CABPraia Grande
H002Sieiro – CABVitória Bahia
H003Fazenda Grande 2 e 3 / CABSão Cristóvão
H006Cajazeira 7 – CABSão Cristóvão
H007Periperi / Paripe – CABPraia Grande
H008Ribeira – CABPraia Grande
H009Barra Avenida – CABRio Vermelho
H010Pirajá (RV) – Terminal do CABAXÉ
H011Marechal Rondon – Terminal do CABAXÉ
H012Capelinha – CABTransol
H014Pernambués / Cabula 6 – CABVitória Bahia
H015Pernambués – Sussuarana – CABVitória Bahia
H017Fazenda Garcia – CABCentral
H019Iapi / Caixa D´agua / Cidade Nova – CABUnião
H026Fazenda Grande 1 e 2 – CABTransol
H029Cosme de Farias / Luis Anselmo – CABSão Cristóvão
H030Barra Avenida / Federação – CABRio Vermelho
H036Mirante de Periperi – CABPraia Grande
Linhas com destino à Av. Paralela ou 3ª Avenida:
Itinerário- 4ª Avenida/ Av. Paralela/ 1ª Avenida/ retorno na Secretaria de Educação (antigo IAPSEB)/ 5ª Avenida/ Av. Paralela.
Linhas com destino à Sussuarana:
Itinerário- 4ª Avenida/ Av. Paralela/ 1ª Avenida/ retorno na Secretaria de Educação (antigo IAPSEB)/ Estrada de Sussuarana.

Fonte: Consulta Social
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São Paulo: SPTrans realiza alterações operacionais na Zona Oeste

A SPTrans informa que a partir do dia 23 de janeiro de 2011, 12 linhas de ônibus que atendem a Zona Oeste sofrerão alterações de itinerários em todos os domingos, ao longo do dia  todo, em função da implantação da Ciclofaixa Fase II - Operacional entre o Parque do Povo e o Parque Villa-Lobos que funcionará no horário das 7h às 14h.

Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linhas e itinerários:

847P/10 Terminal Pirituba - Itaim Bibi (circular)
957T/10 COHAB Taipas - Itaim Bibi (circular)
958P/10 Jd. Nardini - Itaim Bibi (circular)
Sentido único:
normal até a Av. Brig. Faria Lima, Rua Aspásia, Rua Iguatemi, Praça Luis Carlos Paraná, Av. Brig. Faria Lima, prosseguindo normal.

107T/10 Metrô Tucuruvi - Cidade Universitária
Ida:
normal até a Av. Cidade Jardim, Av. Brig. Faria Lima, Ac. Retorno, Av. Brig. Faria Lima, Av. Eusébio Matoso, Ponte Eusébio Matoso, Rua Gerivatiba, Rua Des. Armando Fairbanks, Rua Valdemar Ferreira, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Valdemar Ferreira, Rua Pirajussara, Av. Dr. Vital Brasil, Ponte Eusébio Matoso, Av. Eusébio Matoso, Av. Brig. Faria Lima, Acesso retorno, Praça Luis Carlos Paraná, Av. Brig. Faria Lima, Rua Gumercindo Saraiva, prosseguindo normal.

702P/42 Terminal Pq. Dom Pedro II - Butantã circular
Sentido único:
normal até a Av. Cidade Jardim, Av. Brig. Faria Lima, Ac. Retorno, Av. Brig. Faria Lima, Av. Eusébio Matoso, Ponte Eusébio Matoso, Rua Gerivatiba, Rua Des. Armando Fairbanks, Rua Valdemar Ferreira, Praça Vicente Rodrigues, Rua Afrânio Peixoto, Ac. Retorno após a Rua Alvarenga, Rua Afrânio Peixoto, Praça Vicente Rodrigues, Rua Valdemar Ferreira, Rua Pirajussara, Av. Dr. Vital Brasil, Ponte Eusébio Matoso, Av. Eusébio Matoso, Av. Brig. Faria Lima, Acesso retorno, Praça Luis Carlos Paraná, Av. Brig. Faria Lima, Rua Gumercindo Saraiva, prosseguindo normal.

477P/10 Ipiranga - Rio Pequeno
Ida:
sem alteração.
Volta: normal a Av. Brig. Faria Lima, Rua Leopoldo Couto de Magalhães, rua Prof. Geraldo Ataliba, Rua Henrique Chamma, Av. Chedid Jafet, Rua Funchal, Av. Dr. Cardoso de Melo, Rua Nova Cidade, prosseguindo normalmente.

516N/10 Jd. Miriam - Itaim Bibi (circular)
Sentido único:
normal até a Av. Pres. Juscelino Kubitschek, Av. Brig. Faria Lima, Rua Tabapuã, prosseguindo normal.

576M/10 Vila Clara - Pinheiros
Ida:
normal até a Av. Juriti, av. Helio Pellegrino, Rua Diogo Jacome, Rua Afonso Brás, rua Domingos Leme, rua Baltazar da Veiga, Av. Santo Amaro,  Praça Dom Gastão Liberal Pinto, rua Joaquim Floriano, rua Iguatemi, Av. Brig. Faria Lima, prosseguindo normalmente.
Volta: normal a Av. Brig. Faria Lima, Rua Aspásia, Rua Iguatemi, Rua Tabapuã, rua Dr. Renato Paes de Barros, Rua Eduardo de Souza Aranha, Av. Santo Amaro, Rua Afonso Brás, Rua Diogo Jacome, Av. Helio Pelleguino, prosseguindo normalmente.

648P/10 Terminal Capelinha - Pinheiros*
Ida:
normal até a Av. Chedid Jafet, Av. Henrique Chamma, Av. Horácio Lafer, Av. Brig. Faria Lima, prosseguindo normalmente.
Volta: normal a Av. Brig. Faria Lima, Rua Leopoldo Couto de Magalhães, Rua Henrique Chamma, prosseguindo normalmente.
* Não deverá prestar atendimento ao ponto de passagem da Av. Henrique Chamma.

677A/10 Terminal Jd. Ângela - Metrô Ana Rosa
Ida: normal até a Av. Chedid Jafet, Av. Henrique Chamma, Av. Horácio Lafer, Rua Prof. Atílio Innocenti, Av. Pres. Juscelino Kubitschek, prosseguindo normalmente.
Volta: normal até a rua Pres. Juscelino Kubitschek, Rua Leopoldo Couto de Magalhães, rua Prof. Geraldo Ataliba, Rua Henrique Chamma, prosseguindo normalmente.

709P/10 Estação Santo Amaro/Term. Guido Caloi - Pinheiros*
Ida:
sem alteração.
Volta: normal a Av. Brig. Faria Lima, Rua Leopoldo Couto de Magalhães, rua Prof. Geraldo Ataliba, Rua Henrique Chamma, prosseguindo normalmente.
* Não deverá prestar atendimento ao ponto de passagem da Av. Henrique Chamma no sentido ida.

748F/10 Terminal Lapa - Itaim Bibi Circular
Sentido único:
normal até a Av. Brig. Faria Lima, Rua Aspásia, Rua Iguatemi, Praça Luis Carlos Paraná, Av. Brig. Faria Lima, prosseguindo normal.

Fonte: SPTrans
READ MORE - São Paulo: SPTrans realiza alterações operacionais na Zona Oeste

Metrô, CPTM e EMTU terão esquema diferenciado de operação no feriado prolongado

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos [STM] informa como as linhas do Metrô, CPTM e EMTU/SP vão operar neste feriado prolongado do 457º aniversário da cidade de São Paulo [25 de janeiro]:

Metrô
No Metrô, a operação começa nesta sexta [21] para atender quem estiver deixando a cidade. Haverá reforço na oferta de viagens, no período da noite, nas linhas 1-Azul [Tucuruvi-Jabaquara], e 3-Vermelha [Palmeiras/Barra Funda-Corinthians/Itaquera]. Nas linhas 2-Verde [Vila Madalena-Vila Prudente] e 5-Lilás [Capão Redondo-Largo Treze] a oferta de trens será igual ao de um dia útil típico.

No sábado [22], domingo [23] e segunda-feira [24], a circulação de trens ocorrerá sem alterações. Já na terça-feira [25], feriado, a operação será feita como em um domingo típico, adequada ao número de usuários em feriados.

Na quarta-feira [26], o Metrô antecipa a operação comercial das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha para atender os usuários que retornarão à cidade. As linhas 1 e 3 começarão a operar às 4h e a Linha 2 às 4h30. A Linha 5-Lilás iniciará a operação no horário habitual, ou seja, às 4h40.

CPTM
A circulação no feriado [25] será semelhante a um sábado típico, pois o feriado é apenas na cidade de São Paulo e a CPTM atende outros 22 municípios. No sábado [22], domingo [23] e segunda-feira [24], a circulação de trens será a habitual programada para esses dias, quando, nos horários de menor demanda e em trechos específicos, a CPTM também executa obras de modernização e melhoria do sistema, modificando os intervalos em suas linhas:

Linha 7-Rubi [extensão Francisco Morato-Jundaí]
Das 7h20 às 18h de domingo [23], serviços de manutenção da rede aérea de alimentação elétrica e poda de árvores na região da Estação Botujuru irão provocar maiores intervalos na extensão operacional entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.

Linha 8-Diamante [Julio Prestes-Itapevi]
A partir das 20h de sábado [22] até o fim da operação comercial de domingo [23], a CPTM executará obras de modernização de equipamentos de via e implantação do novo sistema de sinalização [CBTC] entre as estações Júlio Prestes e Barra Funda. Nesse trecho, a operação será feita com maiores intervalos e entre as estações Barra Funda e Itapevi a circulação ocorrerá sem alterações.

A partir das 22h de segunda-feira [24] até o fim da operação comercial de terça feira [25], a CPTM executará obras de modernização de equipamentos de via e implantação do novo sistema de sinalização [CBTC] entre as estações Júlio Prestes e Barra Funda. Nesse trecho, a operação será feita com maiores intervalos e entre as estações Barra Funda e Itapevi a circulação ocorrerá sem alterações.

Linha 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú]
Após às 22h de sábado [22] até às 9h de domingo [23], devido a obras de montagem de estruturas da futura Estação Pinheiros do Metrô, os trens circularão com maiores intervalos entre as estações Osasco e Hebraica-Rebouças. No trecho entre Hebraica-Rebouças e Grajaú, a operação será feita normalmente.

Das 10 às 18h de domingo [23], em razão de obras nas vias entre as estações Osasco e Presidente Altino, os trens da Linha 9 circularão entre as estações Presidente Altino e Grajaú. Dessa forma, os usuários que precisarem desembarcar em Osasco deverão se transferir para a Linha 8-Diamante na Estação Presidente Altino e seguir viagem normalmente. No sentido inverso, basta embarcar em Osasco pela Linha 8, seguir até Presidente Altino, transferir-se para a Linha 9 e seguir viagem normalmente.

Após às 22h dos dias 21, 23, 24 e 25 até o fim da operação comercial, devido a serviços de melhorias na rede aérea de alimentação elétrica ao longo do trecho entre as estações Jurubatuba e Grajaú, os trens circularão com maiores intervalos. Entre as estações Osasco e Jurubatuba, a operação ocorrerá sem modificações.

Linha 10-Turquesa [Luz-Rio Grande da Serra]
Ao longo de toda a operação comercial de domingo [23], devido a obras de modernização de equipamentos de via entre as estações Capuava e Mauá, os trens partirão da Estação da Luz com destino à Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André [intervalos habituais] e à Estação Rio Grande da Serra [maiores intervalos].

Linha 11-Coral/Expresso Leste [Luz-Guaianazes]
No domingo [23], das 4h ao meio dia, devido a serviços de melhorias na rede aérea de alimentação elétrica ao longo do trecho entre as estações Luz e Guaianazes, os trens circularão com maiores intervalos.

Linha 12-Safira [Brás-Calmon Viana]
A partir das 18h de sábado [22] até o final da operação comercial de domingo [23], obras na faixa ferroviária, na região da Penha, provocarão maiores intervalos na circulação.

EMTU

No feriado de 25 de janeiro, as linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP que têm como destino a cidade de São Paulo vão operar com o número de viagens correspondente a um sábado. No dia 24, véspera do feriado, a operação será igual aos dias úteis.
Fonte: CPTM
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