Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Transporte coletivo de Curitiba é mais barato que metrô, diz revista

sábado, 5 de novembro de 2011

Um estudo publicado pela revista inglesa "The Economist" na quinta-feira (3) mostrou que o sistema de transporte coletivo de Curitiba é mais barato e eficiente em comparação com trens e metrôs.

No sistema coletivo os ônibus biarticulados, por exemplo, tem 81 quilômetros de vias exclusivas pelas regiões mais populosas da cidade. Segundo a prefeitura, são transportados por dia cerca de 600 mil passageiros.

Mesmo com a agilidade e custo benefício a prefeitura afirma que o sistema, criado na décado de 70, não atende mais a demanda de passageiros. Por isso, foi aprovada a construção de 14 quilômetros de linha do metrô a um custo estimado de R$ 2,25 bilhões.

"A vinda do metrô se insere em um contexto de grandes intervenções que dotam as nossas cidades de infraestrutura. Mas efetivamente precisamos buscar viabilizar outros recursos para seguir nos investimentos porque uma linha de metrô ou meia linha não resolve todos os nossos problemas", disse o professor do departamento de transportes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Garrone Reck. 

Repasse de verba para a primeira fase
A presidente Dilma Rousseff oficializou no último dia 13 de outubro, em Curitiba, o repasse de R$ 1 bilhão a fundo pedido para a construção da primeira fase do metrô da cidade, chamada de Linha Azul, que vai ligar a região Sul à Norte.

Haverá ainda R$ 750 milhões financiados que, segundo a presidente, terá juros acessíveis. A prefeitura ficará responsável pela o pagamento de R$ 450 milhões e o governo estadual por R$ 300 milhões. Ao todo, são necessários R$ 2,25 bilhões para a construção da primeira fase. O restante do dinheiro virá dos governos municipal e estadual e da inciativa privada.



Fonte: G1.com.br

2 comentários:

"Mesmo com a agilidade e custo benefício a prefeitura afirma que o sistema, criado na décado de 70, não atende mais a demanda de passageiros. Por isso, foi aprovada a construção de 14 quilômetros de linha do metrô a um custo estimado de R$ 2,25 bilhões."

Discordo totalmente. O sistema atenderia sim, se a sua administração operacional fosse mais ativa e eficiente. A URBS só quer saber de arrecadar e não de prestar um bom serviço. O sistema BRT de Curitiba está obsoleto, porque simplesmente não sofreu melhorias tecnicas e estruturais desde meados da década de 1980, enquanto a população vem aumentando gradativamente. Logicamente, o sistema teria que acompanhar esta demanda, com o advento de estações maiores e mais modernas, e melhor utilização das vias, com a implantação de linhas expressas (o uqe estão fazendo finalmente!). Para um exemplo básico, nossos ônibus biarticulados possuem 5 portas, mas por burrice, os técnicos teimam em manter em 98% das estações somente uma porta para acesso e duas para saída! Pô, burrice total! Nestas condições é claro que o sistema não vai atender bem a demanda de usuários, isso é lógico! E ainda que nem citei o vandalismo...

Vinícius Moraes disse...

Eu sou contra o metrô na cidade. Tenho certeza que os ônibus dão conta sim da quantidade de passageiros atualmente. Os veículos são bons, novos, acessíveis, integrados, tecnológicos, os motoristas e cobradores são ótimos, funcionários dos terminais e estações-tubo também são ótimos, mas a URBS deveria dar mais prioridade ao transporte coletivo em vez do transporte privado.
Imagino que se a URBS investisse na administração do transporte privado, o coletivo irá melhorar junto. O curitibano reclama demais do transporte coletivo, de ter que pegar 4 ônibus por apenas R$2,50, passar em vários terminais e levar ao máximo 1h para fazer o trajeto todo. É só ir para as cidades da RMC que não contam com a Rede Integrada de Transporte e pensar duas vezes antes de reclamar do que tem. Isso causa uma 'má impressão' do transporte coletivo, fazendo com que menos pessoas o utilizem.

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960