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Pernambuco corre contra o tempo para deixar os terminais integrados prontos até 2014

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Já não era sem tempo. O governador Eduardo Campos anunciou a ordem de serviço de obras estruturadoras dos terminais integrados de passageiros. E tempo de execução é curto.

A meta do governo é fazer a entrega dos equipamentos em 2012. Aliás, 2012 vem sendo apontado como o ano chave para entrega de grande parte dos equipamentos viários anunciados desde 2009.

Entre as obras está a do Terminal Integrado São Cosme e Damião, que será o principal ponto de integração para a cidade da Copa. O TI fica entre as cidades de Recife e São Lourenço da Mata e terá investimentos na ordem de R$ 17 milhões. O terminal terá duas plataformas de embarque e desembarque.

Uma para o Transporte Rápido de Ônibus (TRO) e outra para o modelo de transporte convencional, além de dois quiosques, quatro lojas, uma lanchonete e um bicicletário. A obra tem duração de 12 meses.

Já a  obra do Corredor do Ramal de Acesso à Cidade da Copa, que fará a ligação do TI Cosme e Damião à Arena também já começou. A Ordem de Serviço foi dada no início deste mês. As empresas consorciadas Mendes Junior/Servix venceram a licitação – um investimento R$ 131 milhões.

Enquanto isso, os processo de licitação dos corredores exclusivo de ônibus dos eixos Norte/Sul e Leste/Oeste ainda estão em andamento. um investimento total de R$ 476 milhões, sendo R$ 129 milhões de recursos do Tesouro Estadual e R$ 347 milhões do PAC Copa. Para o Norte-Sul, o investimento é de R$ 159 milhões, já o Leste-Oeste terá um custo de R$ 165 milhões.

E finalmente, a passarela do Aeroporto Internacional Recife/Guararapes – Gilberto Freyre também ficará pronta para a Copa do Mundo de 2014. Sua licitação também será anunciada pelo governador Eduardo Campos – um investimento de R$ 27 milhões.

Segundo o secretário Danilo Cabral, Pernambuco segue em ritmo acelerado para cumprir os prazos com o Governo Federal. “O Governador Eduardo Campos assumiu com a presidente Dilma a responsabilidade de finalizarmos todas as obras de mobilidade até o final de 2013 e é isto que estamos fazendo”.

Demais intervenções: Serão lançados também os editais de licitação para a reforma dos Terminais do Recife, Igarassu e Camaragibe e para contratação de projeto executivo de reforma dos TIs de Afogados e Cavaleiro. Ainda serão licitados equipamentos (kit básico) que irão padronizar os 13 Terminais existentes e os que estão em construção. Através do Fundo de Manutenção, também será dada a Ordem de Serviço para a reforma emergencial dos Terminais de Integração do Barro e Cavaleiro e de outros cinco miniterminais.


Fonte: Blog da Mobilidade Urbana

2 comentários:

leonardo-pe disse...

e nada para o T.i.Joana Bezerra!esse governo de Pernambuco trocou os pés pelas mãos!e tudo por causa dessa copa.eita estado esquisito esse de Pernambuco!

manoel disse...

Manoel,
Sugerimos que seja aproveitada, a antiga Oficina de Locomotivo Edgard Werneck atualmente abandonada, aguardando uma destinação. A nossa sujestão é que seja utilizada como elo de ligação Metro VLT de passageiros provenientes da Arena Copa São Lourenço, destino Aeroporto Internacional dos Guararapes em Boa Viagem. Seria mais uma opção, para que em pretende ir ao aeroporto como os bairros que é cortado pela linha férrea, reduzindo e desafogando ao transito daquelas localidades. atualmente é necessitaria ir até a Estação Joana Bezerra para chegar a Boa Viagem, a linha ferrea existente da Estação Edgard Werneck, serviria de conexão atraves de VLT ( Veiculo de Leve Tração),para se chegar ao aeroporto em Boa Viagem, Estação Antônio Falcão, reduzindo o percurso em 1h (uma hora).
Terminando a participação de Pernambuco na COPA DO MUNDO, essa linha pode contribuir muito para desafogar o transito que passa pela Avenida Recife, pois em media 40 mil passageiros que apanham ou passam de ônibus na avenida recife, podem atender direta e indiretamente, aquela área. Existe uma LINHA FERREA em bom estado de conservação, QUE PASSA POR NOVE COMUNIDADES NA AVENIDA RECIFE, SÃO ELAS: JARDIM SÃO PAULO, AREIAS, VILA DOS INDUSTRIARIOS, VILA CARDIAL SILVA, CHICO MENDES, BEIRINHA, DOIS RIOS, IPSEP E AEROPORTO. Em média passa por esse percurso mais de 100.000 mil passageiros.
Anexamos: endereço eletrônico onde pode Ser encontrado projeto semelhante a nossa sujestão. http://economia.ig.com.br/empresas/infraestrutura/de+juazeiro+ao+crato+la+vai+o+trem/n1238145168034.html

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