Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Cidades da Região Metropolitana de Campinas serão alvo de pesquisa sobre transporte público

terça-feira, 4 de outubro de 2011

A Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos (STM), inicia nesta segunda-feira, 3, uma pesquisa de origem e destino entre os usuários do transporte coletivo local e intermunicipal dos 19 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC). A pesquisa também ouvirá os motoristas que circulam pelas principais rodovias da região. 
Em Jaguariúna, assim como nas demais cidades, haverá visitas domiciliares para saber que tipo de transporte a população utiliza para se deslocar de casa para o trabalho, o lazer e a escola, entre outras informações. A escolha das casas a serem visitadas será mediante sorteio, segundo a STM.  
O objetivo da pesquisa é obter dos usuários subsídios que contribuirão para organizar o planejamento e o funcionamento do transporte público na própria cidade onde a pessoa mora e nas linhas que ligam os municípios. Para isso, serão visitados 12 mil domicílios em toda RMC.
O diretor do Departamento de Trânsito e Transportes (Detransp) da Secretaria de Defesa Social de Jaguariúna, engenheiro Valdeir David de Almeida, disse ser importante que as pessoas visitadas recebam bem os pesquisadores credenciados pela STM e respondam às perguntas. “Essa pesquisa é uma ótima oportunidade para que o Estado planeje o transporte intermunicipal de modo a atender as necessidades dos usuários de Jaguariúna”, diz Valdeir. 
Conhecida como Pesquisa de Origem e Destino, a iniciativa consiste no levantamento detalhado dos deslocamentos da população e visa dar suporte aos investimentos públicos em transporte para os municípios das regiões metropolitanas. 
No Estado de São Paulo, além da Região Metropolitana da Grande São Paulo existem outras duas: a de Santos, no litoral, e a de Campinas.
Etapas
As pesquisas serão feitas em duas etapas. A primeira abordará os motoristas que entram ou saem da região em pontos determinados das rodovias. Em seguida serão visitados os domicílios sorteados entre as 19 cidades da RMC. Para facilitar o acesso às informações mais detalhadas da pesquisa, a prefeitura de Jaguariúna disponibilizará em seu site um selo que leva o usuário à página da STM, cujo endereço é: www.stm.sp.gov.br/odrmc 
Conforme o Detransp de Jaguariúna, a última pesquisa mais ampla sobre origem e destino dos usuários do transporte coletivo feita na cidade foi em 2003. Desde então, muitas mudanças ocorreram nas formas de deslocamento da população.


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960