Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Usuário elogia novos ônibus e pede melhoria no transporte de Goiânia

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Onze novos veículos entraram em operação nesta terça-feira (6) no Eixo Anhanguera com capacidade para 30 passageiros a mais que os antigos. Outros 79 ônibus passarão a circular pela linha nas próximas semanas. Usuário aprovou o novo carro, mas diz que ainda são necessárias muitas melhorias no transporte coletivo de Goiânia.

“Minhas filhas pegam este ônibus para ir e voltar à escola e sempre falam que é muito sofrimento e falta de respeito. Então tem que melhorar bastante”, diz uma passageira.

Outra usuária faz questão de participar da gravação. “Quero dizer que o ônibus é ótimo, é excelente. Tem até uma porta que fala. O pessoal da Metrobus treinado, cuidando das filas... Mas e isto vai continuar ou vai ser só porque chegou o ônibus, filmou e está tudo bonitinho e tchau”, questiona. “Por que se voltar a bagunça nós vamos chamar de novo vocês para filmar lá no terminal”, provoca.

A equipe de reportagem do Jornal Anhanguera fez uma viagem em um ônibus novo e depois foi verificar as condições oferecidas por um ônibus antigo. A frota anterior foi adquirida em 1998 e já está com 13 anos de uso. O deslocamento foi iniciado no ponto da Rua 20 no Centro.

No ônibus antigo, um senhor comenta que, apesar de o ônibus estar cheio, a expectativa é de melhora para o transporte coletivo. “Piorar ainda mais não pode, né”, diz otimista.

Outro usuário mostra o teto e o piso danificados do veículo. É possível ver o asfalto pelo buraco no chão. “Há outros ainda piores do que este, com pedaços que se arrastam pelo chão”, observa. “O sistema (de transporte coletivo urbano) tem que acompanhar a população. Mas o sistema não está acompanhando a população. A cidade cresceu e o sistema não cresceu junto”, analisa o passageiro.
O lançamento dos novos ônibus do Eixo Anhanguera aconteceu na manhã desta quarta-feira (6), na Praça Cívica. O governador Marconi Perillo e o prefeito de Goiânia Paulo Garcia conduziram a solenidade de entrega da nova frota. Ambos ressaltaram a parceria entre governo estadual e municipal para a realização deste trabalho.

Biarticulados e articulados
Cinco ônibus biarticulados e seis articulados passam a percorrer o trajeto de 14 quilômetros entre os terminais Padre Pelágio e Novo Mundo, passando por outros três terminais e 19 plataformas. Segundo a assessoria de imprensa da Metrobus, até o dia 15 de novembro deste ano, toda a frota será substituída, colocando em operação 90 novos veículos, que beneficiarão 240 mil usuários por dia.

De acordo com a Metrobus, os novos ônibus são ultramodernos e são os maiores em circulação no Brasil e no mundo. Os ônibus articulados, com capacidade para 170 pessoas cada, têm chassis de 21 metros e são os primeiros ônibus desta dimensão a rodar no país. Cada unidade pode transportar até 30 passageiros a mais que os ônibus articulados anteriores de 18 metros de chassis.

Já os ônibus biarticulados, com capacidade para 280 passageiros cada, têm chassis de 28 metros e representam também um acréscimo de 30 passageiros. O órgão informa que mesmo com a diminuição da frota, de 104 para 90 carros, a capacidade será ampliada em cerca de 20%.

Com os novos equipamentos, a Metrobus pretende proporcionar maior conforto e segurança à população, como ar-condicionado, monitor de TV e sistema eletrônico de segurança que não permite o deslocamento do veículo com a porta aberta.

Novidades
O Mega-BRT (sigla inglesa para Ônibus de Transporte Rápido) da marca Volvo, modelo 2011/2012, é montado pelo consórcio Suécia/San Marino. A nova frota tem motor e suspensão eletrônicos, computador de bordo, monitor de TV e sistema eletrônico de segurança que não permite o deslocamento do veículo de porta aberta. Os ônibus ainda vão ser monitorados com sistema interno de câmeras. As especificações quanto à emissão de gases dos ônibus (Conama P5) seguem a legislação brasileira para diminuição da poluição ambiental.

No interior dos veículos haverá painéis eletrônicos que identificam qual a próxima parada a ser realizada pelo ônibus e equipamentos de áudio com a mesma função. Os veículos contam com o sistema ITS de rastreamento via satélite que monitora seus deslocamentos e emite relatórios gerenciais de como estão sendo conduzidos. Os 260 motoristas do Eixo estão recebendo treinamento teórico e prático com os técnicos da Volvo, fábrica que produziu os veículos.

A nova frota custou R$ 87 milhões. As verbas para a compra dos 90 veículos são de empréstimo bancário com prazo de 60 meses, carência de seis meses, e serão pagos com recursos próprios da Metrobus Transporte Coletivo S/A provenientes da tarifa paga pelo cidadão. A tarifa que hoje é de $R 1,25 não sofrerá nenhum tipo de aumento com a compra e nem com a implementação de todas as melhorias no Eixo Anhanguera.





0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960