Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Faixas exclusivas de ônibus são desrespeitadas por carros e motos

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Na tentativa de desafogar o trânsito, várias capitais estão investindo em corredores exclusivos, faixas exclusivas para ônibus. As pistas só para ônibus facilitam a vida dos passageiros.
“Antes era muito carregado, principalmente no horário de pico”, comenta um passageiro. “Você chega ao seu destino mais rápido. O trânsito flui legal”, lembra um senhor.

As pistas exclusivas foram criadas para melhorar o trânsito caótico das cidades grandes, como Belo Horizonte. “O objetivo é garantir ao transporte coletivo uma velocidade maior em um menor tempo de viagem, visto que 70% das pessoas se deslocam por este meio. Ou seja, tem de priorizar o que a maioria utiliza”, explica o diretor de desenvolvimento da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Daniel Marx Couto.

Essas pistas devem ser usadas apenas pelos ônibus. Já nas preferenciais, carros de passeio podem entrar antes de uma conversão. A placa avisa, mas para ganhar um tempinho muita gente desrespeita. “Eu acho que eu estou errada, mas foi sem querer”, admite uma motorista. Outro confessa: “Concordo que estou todo errado”.

Em uma avenida, nem o radar inibe os motoristas. “Às vezes a faixa está livre e não dá para andar porque eles ficam atrapalhando o caminho”, justifica o motorista de ônibus.

Em Curitiba, carros, motos e até veículos oficiais foram flagrados onde não deveriam estar. No Rio de Janeiro, motoristas estão se adaptando. Em agosto, foram criadas faixas preferenciais em Ipanema e no Leblon. Há projeto para outras 20 pistas. “O trânsito agora vai fluir bem”, disse um motorista.

Já na capital paulista, são dez corredores e 74 faixas para a maior frota de ônibus do país. Em Belo Horizonte, o número de veículos dobrou nos últimos dez anos. São mais de um 1,4 milhão de carros circulando pela cidade. As pistas exclusivas para ônibus tentam organizar a frota, mas ainda não resolvem o problema.
Em alguns pontos da capital mineira, nem as pistas exclusivas escapam dos congestionamentos. É possível ver a fila de ônibus em direção ao centro da cidade. “Deve ser o sinal, os quebra-molas”, tenta justificar um motorista de ônibus.

“Considerando que ônibus está levando de 50 a 70 pessoas, ele tem de ter preferência no trânsito. Se eu não respeito essa preferência, ninguém consegue andar. Eu, inclusive, não consigo andar no meu carro”, explica o consultor em transporte e trânsito, Osias Batista.



Fonte: Bom Dia Brasil

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960