Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Curitiba poderá ter ônibus ligeirão em todos os eixos

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Dez sugestões para tornar o transporte coletivo de Curitiba mais eficiente foram encaminhadas pelas concessionárias que operam o sistema para análise da Urbs, empresa da prefeitura que gerencia o setor. As medidas visam aumentar a velocidade média dos ônibus, principalmente nos horários de maior movimento de passageiros, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp).

As principais propostas são a implantação de faixas exclusivas para ônibus nas Ruas Alferes Poli, Nilo Cairo e Conselheiro Laurindo, na região central, e a criação de uma nova linha chamada InterTerminais para dividir o fluxo do ligeirinho Inter 2 e evitar a parada em estações-tubo localizadas entre os terminais. Outras sugestões visam transformar linhas convencionais, como Novo Mundo e Portão, em alimentadoras e melhorar os acessos aos terminais Campina do Siqueira e Pinheirinho, e ao bairro Campo do Santana, onde a demanda é crescente.
Sugerir ideias para melhorar o transporte público se tornou obrigação das três concessionárias vencedoras da licitação do transporte coletivo. De acordo com a Urbs, as sugestões estão em análise pelo setor técnico.

Proprietário da Transcraft, empresa responsável pela análise que culminou com as propostas, o engenheiro civil Alan Cannell considera provável realizar as obras a curto prazo, sem necessidade de grandes intervenções. “Procura­mos minimizar a exposição do ônibus aos congestionamentos. Existe sempre algo a ser feito no transporte coletivo, não se pode parar de investir”, diz. No momento, segundo ele, uma pesquisa com os motoristas está sendo feita para localizar os principais gargalos dos sistema.

Cannell afirma que a medida mais importante para Curitiba é a implantação do ligeirão em todos os eixos. “Não há dúvidas de que atende aos interesses do cliente e aos custos operacionais”, afirma. Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Engenharia do Paraná , Luiz Cláudio Mehl compara o transporte público de uma cidade ao sistema circulatório do corpo humano. “As veias e artérias compõem um sistema que transporta produtos que vão alimentar todas as funções do corpo humano. Não é diferente o processo de manutenção da cidade; é preciso mantê-la cuidada em suas funções, e criar instrumentos inovadores que se integrem aos existentes para melhorar o desempenho”, diz.



0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960