Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Treze linhas de ônibus não têm mais cobradores em Cuiabá

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Treze linhas de ônibus, entre alimentadoras e expressas, estão funcionando sem cobrador, em Cuiabá. A medida está em teste desde abril deste ano, e partiu de um acordo firmado entre a Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) e o Sindicato dos Motoristas Profissionais e Trabalhadores em Empresas de Transportes Terrestres de Cuiabá e Região (STETTCR).

Em número de veículos, são 52 ônibus que estão adaptados para realizar os trajetos sem a figura do cobrador. A cobrança da passagem, nesse momento, será feita pelos motoristas.

No total, são seis linhas alimentadoras, sendo quatro saindo do Terminal do CPA 1 (Setor 3 e 4; Jardim Florianópolis; Serra Dourada e Residencial Picoli) e duas do terminal do CPA 3 (Doutor Fábio e Serra Dourada).

Além deles, as linhas expressas 109 (Santa Amália); 101 (Coophamil); 106 (Cidade Verde); 204 (Jardim Alvorada); 606 (Parque Atalaia via Beira Rio) e 613 (São Gonçalo via Beira Rio) não têm mais cobrador.

Em Várzea Grande, no mês de abril, eram três as linhas de ônibus que estavam em teste: as alimentadoras da Sadia, Limpo Grande e Bonsucesso. Linhas atuais e quantidade de ônibus que estariam fazendo o trajeto não foram informadas pela Secretaria de Transporte Urbano (STU), até a conclusão da reportagem.

Critérios
Conforme o coordenador de fiscalização da SMTU, Leopoldino Pereira de Queiroz, o critério utilizado para a escolha das linhas foi o de menor densidade por usuário. Ele também explicou que a retirada de cobradores será gradativa e, no futuro, deve caminhar para a ausência total da figura do cobrador.

"O objetivo também é massificar o uso dos cartões-transporte e tirar em 100% o uso do dinheiro. O acordo entre sindicato e secretaria é de um ano, porém, enquanto o teste ocorre, estamos fazendo estudos para saber quais poderão ser as próximas linhas", disse.

Antes de deixar o comando da SMTU, o vereador Edivá Alves afirmou que o objetivo era fazer com que ,até 2014, ano da Copa do Mundo, o transporte público em Cuiabá já funcionasse sem cobradores.

A decisão, considerada polêmica, em partes, por possivelmente deixar sem emprego diversos cobradores, segundo Alves, não terá efeito negativo. Os trabalhadores poderão ser remanejados para outras funções.

"Nós temos acompanhado outros locais. Fui em Goiânia, neste ano, andei de ônibus e lá não se tem cobrador, já há algum tempo. Muitos deles viraram fiscais ou vendedores de cartões de um único uso, para aqueles que não são estudantes ou não têm cartão transporte recarregável, por exemplo. Mas, isso é um processo lento, gradativo. Não vamos demitir ninguém", informou.



Isa Sousa
Fonte: Midia News

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960