Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Som alto no ônibus da Grande Vitória: bom-senso é a saída

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Funk, pagode, axé, músicas evangélicas... É variada a trilha sonora em ônibus que circulam pela Grande Vitória. Música que, na maioria dos casos, sai de telefones celulares de passageiros que não se importam em "curtir um som" sem fones de ouvido. Mas a descontração de uns pode ser um verdadeiro tormento para outros.

Nos últimos meses, cresceu o número de reclamações de pessoas incomodadas pelo som alto nos ônibus. "Isso tem gerado conflito nos coletivos", conta o diretor de Planejamento da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), José Carlos Moreira.

Mas o som alto está longe de ser banido dos coletivos. Não existe uma lei que proíba a utilização de equipamentos sonoros sem fone de ouvido no o Transcol. A proibição vale apenas para o sistema de transporte de Vitória.

"A legislação não proíbe o uso, nem prevê punição. Por isso, sempre fazemos campanhas para tentar melhorar o comportamento dos usuários. Quem viaja de ônibus precisa ter consciência de que está compartilhando o espaço com outros passageiros", afirma Moreira.

E nem mesmo na Capital, onde os coletivos têm avisos sobre a proibição, a lei é respeitada. Para passageiros e motoristas, falta fiscalização. "Isso me incomoda muito, mas tenho receio de pedir para diminuir o volume", confessa o conferente Gabriel Pereira, 24, que sempre usa o fone de ouvido.

O Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) informou que não compete ao motorista e ao cobrador coibir ou punir maus comportamentos do passageiro. Explicou também que as imagens das câmeras de videomonitoramento registram as ações no interior dos ônibus e, a partir do que é capturado, as autoridades podem ter maior embasamento para suas ações.

Orientação por mais gentileza
Ouvir música alta no ônibus e não ceder os lugares destinados a idosos, gestantes e deficientes. Essas são as principais reclamações recebidas pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus). Algumas ações chegaram a ser flagradas pelas câmeras instaladas dentro dos coletivos.

Para tentar minimizar o problema, o GVBus lançou em junho deste ano uma campanha de orientação e conscientização dos usuários. Não ouvir música sem fone de ouvido é uma delas. A campanha busca influenciar o bom comportamento dos passageiros. "A ideia é estimular a cidadania nas pessoas para colher os resultados no futuro", explicou o diretor-executivo do sindicato, Elias Baltazar.(Fabiana Oliveira)


Campanha em rede social para doação de fone de ouvido

A polêmica em torno da música alta dentro dos coletivos chegou às redes sociais. No Facebook, um usuário criou uma campanha para doação de fones de ouvido para as pessoas que gostam de funk e abusam do som. O evento tem até marcha marcada para acontecer: a marcha "Doe um fone de ouvido para um funkeiro" será no próximo dia 13, na Estação Sé, em São Paulo. Até a noite de ontem, 280 pessoas já haviam confirmado presença.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960