Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Sistema BRS de corredores exclusivos para ônibus começa a funcionar nos bairros de Ipanema e Leblon

domingo, 21 de agosto de 2011

RIO - O Secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, inaugurou na manhã deste sábado mais um BRS (Bus Rapid System) sistema de faixas preferenciais para ônibus, no Leblon e em Ipanema, na Zona Sul do Rio. O novo corredor liga a Avenida Ataulfo de Paiva e a Rua Visconde de Pirajá ao BRS de Copacabana, implantado em fevereiro.

- Redução dos engarrafamentos já houve com a implantação do BRS de Copacabana, mas vai melhorar ainda mais. Vamos ganhar em organização do tráfego e redução de ruídos e poluição - disse o secretário.

A fiscalização no local já está sendo feita, mas as câmeras que farão o controle automático só devem entrar em funcionamento em 15 dias. As regras são as mesma do BRS de Copacabana, podendo circular na faixa seletiva apenas ônibus regulamentados, táxis ocupados e transporte escolar. Porém, como as vias de Ipanema e Leblon são mais estreitas, em alguns trechos a faixa seletiva terá que ser compartilhada com carros também.

Com a entrada em funcionamento dos corredores de ônibus BRS no Leblon e em Ipanema, oito linhas não farão parte do sistema, terão os seus itinerários modificados e deixam de circular na Avenida Ataulfo de Paiva. Segundo a Secretaria municipal de Transportes, a mudança não acarretará aumento de tráfego em ruas internas do Leblon nem trará prejuízos aos passageiros que as utilizam.

As linhas afetadas são a 438 (Leblon - Vila Isabel, via Jóquei), a 439 (Vila Isabel - Leblon, via túnel Rebouças/Jóquei), a 522 (São Conrado - Botafogo, via Jóquei - Circular), 512 (Urca - Leblon, via Copacabana - Circular), a 574 (Glória - Leblon, via Copacabana - Circular), a 591 (São Conrado - Leme, via Copacabana - Circular), a 593 (Leme - São Conrado, via Rocinha - Circular) e a 503 (Botafogo - Alto Leblon, via Copacabana - Circular). Das 55 linhas que passam atualmente nas duas avenidas, 50 permanecerão circulando no BRS e serão separadas em três grupos: BRS1, BRS2 e BRS 3, com 16 pontos.

Além disso, três pontos de ônibus das linhas do metrô na superfície que fazem o trajeto Ipanema/Gávea mudarão de lugar a partir deste sábado. O trajeto da linha Barra Expresso via Ipanema/General Osório (número 525) também sofrerá mudanças. Segundo a concessionária Metrô Rio, a parada Estação Nossa Senhora da Paz sai da Rua Visconde de Pirajá, número 259, e vai para a Rua Visconde de Pirajá, número 431. O novo ponto fica próximo à Galeria 444, entre as ruas Garcia D’Ávila e Maria Quitéria.

Já o ponto da antiga Estação Garcia D’Ávila, na Visconde de Pirajá, número 483, passa a ser em frente ao numero 577, próximo ao Supermercado Zona Sul, entre a ruas Henrique Dumont e Aníbal de Mendonça. Esse ponto passa a ser chamado de Estação Aníbal de Mendonça. Outro ponto que passará por mudança é a parada da antiga Estação Jardim de Alah, que sai da Rua Ataulfo de Paiva, número 19, e passa para a altura do número 221 da mesma rua, em frente ao shopping Rio Design Leblon, entre a Almirante Guilhem e a Afrânio de Melo Franco. Esse ponto passa a ser chamado Estação Afrânio de Melo Franco.

Outra mudança será no trajeto da linha Barra Expresso via Ipanema/General Osório (número 525). No sentido Barra, o ônibus não passará mais na orla de Ipanema. O novo itinerário será pelas ruas Prudente de Morais, General San Martin, Afrânio de Melo Franco e Delfim Moreira. Após a orla do Leblon, o trajeto segue como o antigo até o ponto final no Terminal Alvorada. Em direção a Ipanema, o ônibus não passará mais pela Rua Vinícius de Morais e seguirá da Avenida Delfim Moreira para a Epitácio Pessoa, passando pela Visconde de Pirajá até a Estação Ipanema/General Osório.





Globo Comunidade parte 01
Globo Comunidade parte 02

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960