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Prefeitura de São Paulo deve lançar em 30 dias estudo para transformar ciclofaixa em via compartilhada de bicicleta e carro

quinta-feira, 2 de junho de 2011

O secretário municipal dos Transportes, Marcelo Branco, anunciou nesta quarta-feira (1º) que dentro de 30 dias deve lançar um estudo sobre a transformação de parte do itinerário da ciclofaixa de lazer, que funciona aos domingos na zona sul de São Paulo, em uma via compartilhada entre bicicletas e carros.

Branco disse que nesse meio tempo o desenho da via deve ser definido. Em princípio, a faixa compartilhada vai ligar a avenida Roberto Marinho com o parque Severo Gomes.

Segundo Branco, isso vai ajudar os motoristas a “enxergarem” a bicicleta. Ele disse acreditar que o futuro uso do veículo será compartilhando as vias com os carros. Porém, ele confirma que existem estudos de novas ciclovias nas zonas sul e leste.

- Estudos mostram que o uso da bicicleta cresceu em São Paulo ao mesmo tempo que os acidentes diminuíram. Isso mostra que houve um incremento na educação dos motoristas.

A entrevista foi dada durante o C-40 Summit, reunião de representantes das 40 maiores cidades do mundo para discutir políticas públicas. Branco apresentou um painel sobre os corredores de ônibus na tarde desta quarta-feira.

Metas
Durante sua palestra, Branco afirmou que as pessoas usam 55% o transporte público e 45% o transporte individual. O secretário disse ter a meta de “corrigir” esse uso para 30% de veículos individuais e 70% de público em dez anos.

Para isso, serão implementados semáforos inteligentes, que darão prioridades aos ônibus, e novos corredores. O próximo que deve ser lançado pela prefeitura é o corredor da Radial Leste, anunciado no início deste ano.

Segundo Branco, a licitação deve ficar pronta em junho deste ano. Depois do processo de licitação, a obra vai demandar 12 meses e cerca de R$ 100 milhões. O secretário disse que a via exclusiva será separada do trânsito geral e não vai ocupar nenhuma faixa atual da via.

Além disso, Branco diz querer fazer “intervenções pontuais” nos corredores de ônibus, a fim de aumentar a velocidade média em 20%. Isso, segundo Branco, equivale ao rendimento de 3.000 novos ônibus.

Fonte: R7.com

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