Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Ponto de ônibus gera transtorno na Zona Centro-Sul de Manaus

sábado, 4 de junho de 2011

Hora de embarque e desembarque é sempre tumultuado para usuários e motoristas que trafegam na avenida Djalma Batista (Michael Dantas )
Os transtornos causados pela aglomeração de veículos em um ponto de ônibus na avenida Djalma Batista já viraram rotina para usuários do transporte coletivo, motoristas e clientes do Manaus Plaza Shopping, na Zona Centro-Sul.
O ponto de ônibus foi instalado sem recuo para o embarque e desembarque de passageiros e tem causado congestionamentos na avenida.
Veículos em fila dupla, embarque e desembarque de passageiros fora do ponto e obstrução de garagem estão entre as principais irregularidades flagradas diariamente no local.
Sem fiscalização, motoristas de ônibus e micro-ônibus param em qualquer lugar enquanto causam retenção na avenida e um verdadeiro buzinaço de veículos de passeio que tentam seguir em frente.
De acordo com o diretor-presidente do Instituto de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), coronel Walter Cruz, a via tem três faixas e espaço suficiente para que três veículos transitem lado a lado.
No entanto, com o tumulto e a fila dupla no ponto de ônibus, a capacidade da via é reduzida para uma faixa. O congestionamento se intensifica em horários de pico e se estende até o início da avenida Djalma Batista.
Um motorista de micro-ônibus da linha 826, que preferiu não se identificar, contou que a prioridade é pegar o maior número de passageiros. Segundo ele, é comum os motoristas de transporte coletivo pararem no trecho que compreende desde o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) até a extremidade do shopping para pegar passageiros.
Ele reconhece que a prática é irregular, já que o ponto de ônibus fica localizado a alguns metros de distância, mas atribui a culpa ao centro comercial que não construiu o recuo para os veículos.
“Sei que estou errado, mas o que posso fazer? É bom porque não tem fiscalização. Se o shopping tivesse feito o recuo na calçada para que pudéssemos parar deixando a avenida livre, como o Amazonas Shopping fez, a situação seria diferente”, disse.
O empresário Francisco Almeida, 39, reclama da desorganização no local.
“Tudo está errado a começar pelo shopping que foi construído quase no limite da avenida. A entrada do shopping fica praticamente na rua e apesar de a calçada ser grande, não fizeram recuo para a parada de ônibus. Os motoristas de ônibus, por terem veículos maiores, param onde querem sem pensar em quem vem atrás e o trânsito fica parado por causa de um único ponto”, disse.
O próprio shopping reconhece que o ponto de ônibus é problemático. Todos os dias a direção do centro comercial recebe, em média, de cinco a dez reclamações de clientes descontentes com os transtornos causados pelo ponto de ônibus.
A assessoria de marketing do shopping informou que já pediu para que a prefeitura retire ou transfira a parada de ônibus para outro local, mas até o momento não houve resposta.
O centro comercial também informou que o pré-projeto de ampliação do prédio previa o recuo do ponto de ônibus, mas isso não aconteceu.
Manaustrans utiliza cones e agentes
Segundo Walter Cruz, diariamente o instituto tenta reduzir a retenção no local deslocando agentes e instalando cones na via.
Cruz explica que os cones servem para disciplinar os condutores a usarem apenas um das faixas disponíveis. Após falar com a reportagem, Cruz prometeu reforçar a fiscalização na área a partir da 16h.
O coronel ressalta que o problema se intensifica por conta dos pedestres que insistem em atravessar na avenida, sendo que existem duas passarelas próximas ao centro comercial.
“Os pedestres têm um faixa antes do Plaza e outra em frente ao Amazonas Shopping, mas atravessam na avenida. Isso faz com que o motorista reduza a velocidade e contribua para a retenção na via”, disse Walter Cruz.
Saiba mais
Propostas
Walter Cruz aponta que a uma das propostas para solucionar o congestionamento na área é a reduzir o número de linhas de ônibus que param em frente ao shopping. A medida está sendo estudada pelo Manaustrans e pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).
A segunda proposta, apontada por ele como definitiva, é retirar a parada de ônibus do local. Caso a proposta seja aprovada, o ponto de ônibus localizado em frente ao Centro Integrado de Educação Cristã (Ciec) será o mais próximo do shopping.

Fonte: A Critica


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960