Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Vila Velha inicia mudanças nos ônibus para implantação da bilhetagem eletrônica

quarta-feira, 25 de maio de 2011

A Secretaria de Transporte e Trânsito de Vila Velha e a empresa municipal de ônibus já iniciaram as mudanças necessárias nos coletivos para a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica para o recebimento da passagem em toda a frota da Viação Sanremo. A previsão é que todos os veículos estejam operando com o novo sistema até o mês de julho.

O processo de transferência das catracas da porta traseira para a porta dianteira já foi iniciado, com a finalidade de modificar o embarque, que hoje é realizado pela parte de trás do coletivo. Estão sendo realizadas ainda alterações referentes à acessibilidade.

As modificações serão feitas de forma gradativa e por linha, para não causar grandes transtornos aos usuários e minimizar o impacto causado pela mudança. As alterações começaram a ser feitas nas linhas 021, que faz o trajeto Terra Vermelha x Praia da Costa, e 016 (1º de Maio x Praia de Itapoã), com quatro carros ao todo. Nesta semana, as mudanças passam a funcionar nas linhas 003 e 004, que atendem ao bairro Rio Marinho. Com mais essas linhas, serão 10 carros até o final da semana operando com a catraca na frente.

Com o início do funcionamento do recebimento da passagem feita pela bilhetagem eletrônica, os passageiros terão que trocar os vales-transportes e passes escolares de papel pelo cartão de passagem. No novo sistema serão utilizados cartões, similares ao usados no Sistema Transcol, onde ficam armazenados os créditos equivalentes ao número de passagens que o usuário adquirir.

Para a catraca ser liberada, o usuário deve aproximar o cartão, que é recarregável, do equipamento de leitura que fica na frente do cobrador. O valor referente à passagem é descontado, então, dos créditos armazenados no cartão.

De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Bruno Lorenzutti, com a implantação da bilhetagem o usuário terá maior segurança. "Além de haver mais transparência no pagamento e recebimento da passagem, estaremos coibindo o transporte clandestino, que hoje também recebe o vale transporte de papel. Com a bilhetagem isso não será mais possível. Também melhora a gestão do sistema por parte da Semtran", explicou.

O secretário afirmou, ainda, que toda a frota está sendo renovada e alguns veículos já são adaptados para o transporte de pessoas com deficiência. Em Vila Velha, cerca de 30 mil usuários utilizam o transporte coletivo municipal diariamente.


Fonte: ES Hoje

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960