Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Paulistanos estão com dificuldades para adquirir o Bilhete Único

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Os paulistanos que querem utilizar o Bilhete Único estão com dificuldades para adquirir o cartão, que pode ser utilizado como pagamento da tarifa nos ônibus municipais, no Metrô e na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Principalmente nas cabines da rede Pague Express, que ficam nas estações do metrô, o bilhete é artigo raro. A São Paulo Transporte (SPTrans), empresa que cuida do transporte coletivo na cidade, diz que não faltam cartões.

A consultora de vendas Aline Geraldo, de 30 anos, teve dificuldades para adquirir o Bilhete Único. "Já procurei várias vezes, mas a gente não acha. O meu bilhete foi roubado, e desde então eu estou usando o do meu namorado", conta. O tesoureiro Genivaldo de Oliveira, 44 anos, também reclama do problema. "Geralmente não tem o cartão quando a gente vai comprar".

A reportagem esteve esta semana em três postos de venda do Bilhete Único, dois em estações do metrô e um numa casa lotérica. Em nenhuma deles havia o cartão. "A SPTrans manda só de vez em quando", disse uma funcionária da rede Pague Express. A atendente da lotérica também afirmou que é muito difícil a unidade receber o bilhete da SPTrans. "Quando vem é só um pouco, e acaba rapidinho."

Além da dificuldade de encontrar o Bilhete Único, os usuários que já têm o cartão reclamam dos constantes defeitos. "Eu uso todo dia, e o meu cartão já deu erro várias vezes nas catracas. Para recarregar então, demora meia hora", afirma o aposentado Antônio Inácio da Silva, 62 anos. Já a estudante Paula de Souza, 18 anos, conta que o cartão, que usa há dois anos, já "desmagnetizou" e que foi preciso levá-lo a uma unidade da SPTrans para recuperar seus créditos.

Outro lado
A SPTrans alega que nunca falta Bilhete Único em nenhum dos seus 41 postos. Segundo a empresa, existem outros 6 mil pontos de recarga na cidade de São Paulo. "Às casas lotéricas, são disponibilizados cerca de 50 mil novos cartões por mês. Nos demais postos a SPTrans trabalha com pedidos, que são atendidos em 48 horas", diz nota enviada pela empresa. Já o Metrô informa que a SPTrans coloca à disposição um lote semanal de 10 mil unidades para a rede Pague Express. "Vale destacar que, na semana que antecedeu a nossa atualização tarifária, foram retirados pela Rede Pague Express 15 mil cartões, 5 mil unidades acima do habitual", explica a companhia.

De acordo com os dados da SPTrans, existem hoje 20 milhões de unidades ativas do Bilhete Único. A empresa afirma que os cartões têm uma vida útil de três a cinco anos, "desde que se tomem cuidados como não dobrá-los ou amassá-los, o que pode desconectar a antena do chip". A SPTrans explica ainda que o cartão não sofre interferência de campos magnéticos e não tem nenhum problema guardá-lo junto de cartões de bancos, como pensam muitos usuários.



0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960