Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Greve de ônibus em Curitiba a partir de 1º de março

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

À meia noite do dia 1º de março, cobradores e motoristas do transporte coletivo integrado de Curitiba iniciam uma greve por tempo indeterminado. O anúncio foi feito ontem pelo presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores nas Empresas de Transporte de Passageiros nas Empresas de Curitiba e Região Metropolitana, Anderson Teixeira. “Nós iremos protocolar ainda hoje (ontem) na Justiça do Trabalho o pedido para o dissídio coletivo da categoria e fazer o comunicado oficial da paralisação”, disse Teixeira.
O sindicalista afirmou que, a fim de que a greve não seja julgada como ilegal 30% da frota deverá ser mantida. “Só ainda não sabemos como esse contingente irá operar. Podemos até trabalhar com a escala de domingo”, disse. “Mas vamos estudar junto com o Ministério do Trabalho como iremos manter a paralisação sem torná-la ilegal”, conta.

Com a data base em 1º de fevereiro, ontem foram dadas por encerradas as negociações com os patrões. A categoria pediu 38% de aumento, além de outros benefícios, como plano de saúde, vale alimentação no lugar da cesta básica de R$ 99 e um reajuste de 50% sobre esse valor, que as empresas fornecessem aos trabalhadores o troco para dar aos passageiros, entre outras reivindicações.
A contraproposta dos patrões não passou de 8%. Teixeira explica que os técnicos do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socio Econômicos (Dieese), que acompanhou as negociações, realizou um estudo e chegaram ao porcentual de 10%. “Os estudos feitos mostraram que os patrões poderiam chegar a este patamar sem causar grandes impactos para sociedade. Mas depois de mais de um mês de negociações eles não melhoraram em nada a proposta, por isso não nos resta outra saída”, disse.

Abusos — O Sindimoc representa 14 mil motoristas e cobradores de Curitiba e Região Metropolitana. A carta de reivindicações inclui o fim da intrajornada, “que na prática significa que o trabalhador que inicia o trabalho às 4 da manhã seja obrigado a seguir até as 16 horas, ainda que esta jornada não seja ininterrupta, o trabalhador fica comprometido com a empresa por mais de 10 horas”, explicou.
Por conta de questões como a citada, o Teixeira afirmou que o Sindicato deverá ir à Justiça do Trabalho para mover ações por assédio moral, comum a maioria das empresas.
O fim da dupla função (do cobrador que cobra e dirige ao mesmo tempo) é outra reivindicação da categoria.  “O trabalhador é obrigado a infringir o código de trânsito para poder cumprir o horário, senão tem o valor do quilometro rodado descontado do seu salário no fim do mês”, disse. Teixeira ressaltou ainda que a paralisação só será cancelada se houver algum acordo que traga alguns benefícios para a categoria.
Fonte: Bem Paraná
Share |

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960