Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Balanço de fim de ano na mobilidade urbana do Brasil em 2010

domingo, 26 de dezembro de 2010

Espero que, assim como eu, vocês também contaram os dias para o Natal e o Ano-Novo. Nesta época do ano, é comum fazermos uma retrospectiva dos fatos ocorridos. O ano de 2010 foi repleto de desafios e grandes acontecimentos como as eleições presidenciais que elegeram a primeira mulher à frente do povo brasileiro.
Reconhecendo que as cidades são hoje o quadro de vida da maioria da população, são identificados problemas comuns com impactos na qualidade de vida, Segurança e Saúde dos cidadãos, no desenvolvimento e competitividade das cidades e na sua sustentabilidade ambiental.
Passar por desafios que fazem parte da vida de todas as pessoas não foi uma tarefa fácil. No entanto, é chegado momento de saudar um novo ano e a melhor maneira é tentar refletir sobre o que podemos melhorar e colocar em prática nos meses que estão por vir. Afinal todos nós temos motivos de orgulho e satisfação em nossas vidas.

UMA NOVA CULTURA DE MOBILIDADE
Na questão dos investimentos no transporte coletivo houve avanços, porém é preciso mais. O governo federal instituiu um ‘PAC da Copa' com previsão de mais de R$ 11 bilhões em projetos de mobilidade urbana nas cidades-sede. O governo paulista, nos últimos quatro anos, destinou R$ 23 bilhões, sobretudo para a ampliação do metrô e a requalificação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). De modo geral, os candidatos às eleições de 2010 falaram na importância do transporte público urbano.

PROJETO DE LEI DA MOBILIDADE URBANA
Neste ano tramitou no Senado um projeto de lei oriundo da Câmara que estabelece medidas de desoneração fiscal voltadas para o barateamento de tarifas, o fim das gratuidades pagas pelos usuários e a adoção do sistema integrado temporal (Bilhete Único) ou a integração em terminais. Outro projeto muito importante e cuja tramitação se arrasta no Congresso, institui o vale-transporte social.
Vamos tentar em 2011 garantir maior velocidade e conforto para os usuários do transporte público e menores custos operacionais, ressaltando a importância do uso de diesel com menor quantidade de enxofre e outros combustíveis mais limpos.
Defendo também medidas de restrição a automóveis e motos e a integração desses veículos aos sistemas estruturantes de transporte público, a implementação de corredores exclusivos de transporte publico de superfície, operados com ônibus (BRTs) ou trilhos (VLTs), e a adoção de tecnologias já disponíveis para efetivar o controle e gestão das frotas e garantir maior confiabilidade aos sistemas e um nível mais apurado de informações sobre os serviços aos usuários.
Para a criação de uma outra cultura de mobilidade urbana e para a avaliação dos recursos financeiros necessários, precisamos avaliar as boas práticas; precisamos de muita pesquisa e investigação; de desenvolvimento tecnológico; de um quadro normativo que regulamente a atividade urbana; e de incentivos econômicos e financiamento para a mobilidade urbana. Enfim, precisamos que o novo governo tenha um plano de ação, constituído por um conjunto de iniciativas para uma mobilidade urbana melhorada e sustentável nas cidades do País.
E finalmente, é preciso garantir a segurança no trânsito e eficiência na circulação, para que possamos cumprir a meta da OMS (Organização Mundial de Saúde) de redução em 50% do número de mortos em acidentes de trânsito, nos próximos quatro anos.

READ MORE - Balanço de fim de ano na mobilidade urbana do Brasil em 2010

Em Santos, CET libera corredor de ônibus da Ana Costa até dia 7 de janeiro

O corredor exclusivo para ônibus na Avenida Ana Costa terá o tráfego liberado durante o período de festas no fim de ano, conforme informações da Prefeitura de Santos.

Entre os dias 24 de dezembro e 7 de janeiro, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) libera o estacionamento e circulação de veículos no corredor.

Como funciona Normalmente, a faixa é exclusiva para os coletivos, de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, no sentido Praia-Centro, e das 17h às 20h, na direção oposta.

Nos corredores de ônibus é permitido parar o veículo apenas para embarque ou desembarque de passageiros; acessar a faixa para entrar e sair do estacionamento de prédios e estabelecimentos; e convergir à direita ou sair de vias transversais. Tudo sempre com a sinalização da luz de seta.

Além do transporte coletivo, táxis com passageiros e veículos escolares também podem utilizar a faixa.

O corredor volta a funcionar em 10 de janeiro.

Fonte: A Tribuna
READ MORE - Em Santos, CET libera corredor de ônibus da Ana Costa até dia 7 de janeiro

Salvador: Operação especial de ônibus durante as férias escolares

Com o intuito de promover a mobilidade urbana e dar mais conforto para os condutores, a Prefeitura Municipal do Salvador, através da Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador), informa que no período de segunda-feira (27) à 06/02/2011, que compreende as férias escolares, ocorrerá redução na frota de veículos e no número de viagens realizadas por algumas linhas de ônibus. Estas alterações ocorrerão apenas nos dias úteis e nos veículos convencionais.

Na ocasião, as seguintes linhas sofrerão redução de frota:

Clique para ampliar
 Paralelo a estas reduções, a linha Aeroporto/ Lapa aumentará a frota, e a partir da referida data, vai operar com 10 veículos.

Apenas as linhas 1019 e 1019-01 Bairro da Paz/Lapa sofrerão alterações de parâmetros, ou seja, reduzirão o número de viagens. As linhas 1336, 1357 e 1438 serão monitoradas no decorrer do período e caso haja problemas com a redução de frota, elas retornarão a frota atual como acordado em reunião. Contamos com a compreensão e colaboração de todos os usuários. As informações são da Secom.

READ MORE - Salvador: Operação especial de ônibus durante as férias escolares

Em Campo Grande, Ponto de embarque rápido na 14 de julho será inaugurado nesta 2ª Feira

Mais um ponto de embarque rápido do transporte coletivo será inaugurado na segunda-feira (27), às 9 horas, na rua 14 de julho (Praça Ary Coelho). O ponto do sistema peg fácil atenderá as linhas 052 (Terminal Júlio de Castilho Expresso), 080 (Terminal Aero Rancho – General Osório), 084 (Terminal Nova Bahia - Praça), 085 (Morenão – Júlio de Castilho) e 087 (Guaicurus – General Osório).

O projeto piloto é baseado em uma experiência bem sucedida no Chile, onde funcionários transitam pelos pontos com maior fluxo de passageiros, validando passagens, a fim de agilizar o embarque.

O projeto tem o objetivo de agilizar o transporte coletivo de Campo Grande e o período de fim de ano está sendo oportuno para implementação do sistema, pois há aumento de pessoas que vão até a região central para fazer compras.

Fonte: Campo Grande Notícias
READ MORE - Em Campo Grande, Ponto de embarque rápido na 14 de julho será inaugurado nesta 2ª Feira

Campo Grande: Empresas de ônibus dão presentes para mais de 3 mil crianças

Em Campo Grande (MS), durante dez dias, as empresas de transporte coletivo de Campo Grande estiveram engajadas na Campanha de Natal 2010, promovida pela Assetur, Viação Campo Grande, Jaguar Transporte Urbano, Viação Cidade Morena, Viação São Francisco e Serrana Transporte Urbano. Ao final da campanha foram atendidas mais de três mil crianças matriculadas nos Ceinfs da Capital.
De acordo com João Rezende Filho, diretor da Assetur, a iniciativa envolveu todas as cinco empresas que integram o sistema de transporte coletivo da Capital e também a prefeitura, já que foram atendidas crianças no âmbito da Campanha de Natal do Fundo de Assistência à Comunidade, presidido pela primeira-dama Maria Antonieta Trad.
“Contamos com o apoio da direção das empresas e também dos nossos colaboradores para viabilizar os milhares de brinquedos que foram distribuídos às crianças”, informou João Rezende. Os brinquedos foram entregues aos alunos matriculados em 19 Ceinfs existentes em Campo Grande , em uma agenda de visitas que teve início no dia 8 de dezembro e que se estendeu até o dia 18.
No total foram atendidas 3.372 crianças, informou o empresário. Para ele, sem o apoio de todas as cinco concessionárias, por meio de seus colaboradores e gerentes, além da própria Assetur, “não teríamos conseguido alcançar o sucesso em mais essa iniciativa de caráter social que já integra o calendário de eventos das empresas”.
Os presentes foram levados em um ônibus dirigido pelo próprio “Papai Noel”, motorista de uma das concessionárias e que distribuiu um a um os presentes às crianças.

Fonte: Correio do Estado
READ MORE - Campo Grande: Empresas de ônibus dão presentes para mais de 3 mil crianças

Licitação do transporte coletivo de Marília ficou para Fevereiro

O monopólio da Circular sobre o transporte coletivo deve durar, pelo menos, mais seis meses. A informação é da própria prefeitura, que ainda tenta reverter junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) a suspensão do processo licitatório para seleção das duas empresas que irão assumir o serviço na cidade, após a empresa cearense Viação São José Ltda apresentar pedido de impugnação do edital.
A solicitação questiona nove itens do texto, entre eles a necessidade das empresas transferirem a frota para Marília e a obrigatoriedade de realização de visitas técnicas. Segundo o secretário municipal da Administração, José Carlos da Silva, a prefeitura protocolou no TCE, na última quarta-feira (22), suas justificativas e ratificou todos os itens do edital.
“É importante ressaltar que o TCE ainda não analisou o mérito do assunto, seja da impugnação, seja dos esclarecimentos prestados pela Prefeitura. Apenas suspendeu a abertura para que haja tempo para essa análise”.
De acordo com o secretário, a decisão deve sair em 30 dias e a licitação deve ser retomada em fevereiro. Não havendo novas surpresas, a prefeitura espera ter as duas empresas operando a partir do segundo semestre de 2011.
Quem depende do transporte coletivo reclama da demora na mudança do sistema. O estudante Luan Almeida critica o serviço prestado pela Circular.
“Acho que falo por toda população quando digo que é mais do que necessária essa mudança. Ninguém aguenta mais os ônibus lotados e o serviço precário prestado pela Circular”, diz. “Com duas empresas a situação melhora bastante”, emenda o eletricista Gerson dos Santos.

READ MORE - Licitação do transporte coletivo de Marília ficou para Fevereiro

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960