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Primeiro trecho do metrô de Salvador fica pronto este mês

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Até o final do mês já estará pronta a eletrificação da segunda linha do Metrô de Salvador, já que a primeira das duas existentes já foi concluída que é o trecho do lado direito, no sentido Lapa – Acesso Norte. A informação foi prestada pelo secretário municipal de Transportes e Infraestrutura (Setin) Euvaldo Jorge, que evita marcar datas para a inauguração. As linhas poderão ser usadas nos dois sentidos, quando o metrô estiver funcionando.
De acordo ainda com o secretário, com as linhas energizadas, os testes dos trens podem começar. A previsão é de que estes testes durem  no mínimo seis meses e meio, ou seja, andar de metrô mesmo só a partir de abril de 2011. “Estamos fazendo um esforço tremendo para o metrô funcionar o mais rápido possível. O prefeito quer inaugurar o metrô e entregar à população”, garante Jorge.
Os quatro trens do metrô serão movidos a energia elétrica,  produzida por uma subestação instalada na Avenida Bonocô. Cada um possui seis vagões e só podem ser testados corretamente sob a tensão de três mil volts em corrente direta. Primeiro serão conferidos sistemas como a abertura das portas, iluminação e ar-condicionado, por exemplo.
Só depois os trens serão testados em movimento, primeiro sem passageiros (a direção é controlada por computador) e depois em testes com pessoas. Nos testes sem passageiros são colocados pesos artificiais para simular a lotação do trem.
O secretário da Setin  explicou que  antes de ser iniciado os testes, cada um dos 24 vagões passará por uma “reabilitação”, para detectar se o tempo em que ficaram parados, durante um ano e nove meses num armazém no CIA, causou algum dano aos equipamentos. A inspeção prévia ao início dos testes foi uma exigência das empresas fabricante e fornecedora dos trens, a coreana Rotem e a japonesa Mitsui.
Custos operacionais avaliados
Em relação aos custos operacionais do metrô, o presidente da Companhia de Transportes de Salvador (CTS), Herbert Mota, afirma que os estudos  ainda não estão concluídos e tem sido alvo de constantes reavalições; tendo em vista o grande número de variáveis ainda a serem consolidadas e discutidas com os diversos integrantes do processo operacional(Setin, CTS, Cptm, Vicoufer dentre outros) e que estes dados estarão mais evidenciados a partir de jan/fev de 2011.
Questionado sobre como deveria ser o valor da tarifa para cobrir totalmente os custos de operação, Mota adiantou que nos sistemas de transporte em qualquer lugar do mundo a tarifa não é vista apenas como o resultado de uma simples conta aritmética, também não é um mero cálculo econômico da relação custo/nº de passageiro, como alguém menos informado possa imaginar, a tarifa é fruto de estudos complexos; em que são levados em conta diversos fatores e principalmente precisa ser observada do ponto de vista social, levando-se sempre em conta o interesse da população.
Para o presidente da CTS, o gestor deverá, sempre com o foco maior no interesse público; observar o conjunto dos modais de transporte de uma cidade, e de forma equilibrada e eficiente; visando à mobilidade, o conforto e a melhor economicidade;  utilizar-se dos recursos técnicos disponíveis para construir uma modelagem  matemática que permita a integração intermodal, garantindo ao usuário um valor de bilhete justo compatível com o viés de integração.
Com o metrô não deverá acontecer algo muito diferente disso ou seja o preço do bilhete deverá ficar próximo ao do BRT e ônibus; modais estes que deverão ser integrados.
Mota adianta ainda estudos preliminares relacionados com a quantidade estimada de  passageiros transportados por dia pelo metrô indicam que  poderá transportar com folga e conforto todos os passageiros definidos para o carregamento originalmente previsto; num primeiro momento apenas com a integração com ônibus no Acesso Norte e posteriormente todo o carregamento dos BRT‘s com integração no Acesso Norte e Retiro.
“Em números redondos, considerando um padrão de conforto metade do máximo permitido pelas normas internacionais para sistemas metropolitanos de transporte sobre trilhos; a oferta de lugares previstos para o primeiro momento será de 10.000/15.000 passageiros/hora/pico; considerando uma jornada de 10 horas diárias teríamos uma oferta de lugares de algo como 100.000/150.000 passageiros/dia; o tempo de viagem previsto para o trecho Acesso Norte/Lapa é de 12 minutos e o intervalo entre trens está previsto em 6 minutos; considerando a utilização de quatro composições com quatro vagões cada.
O sistema poderá ampliar a oferta se necessário, no entanto o que os estudos indicam é que só será necessário à medida que forem sendo implantadas as estações do Tramo 2 (Retiro, Jauá, Pirajá) o que irá permitindo novos carregamentos integrados com o sistema de ônibus e BRT”, explicou
Ele informou ainda que o estudo sobre o replanilhamento dos preços do metrô está em andamento com sua conclusão prevista conforme Plano de Trabalho para março de 2011.

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Santos receberá workshop do Prêmio ANTP de Qualidade no Transporte Coletivo no dia 27 de outubro

Está programado para a manhã de 27 de outubro de 2010, das 8h às 12h30, no Cosmopolitan Plaza Flat, localizado Rua Bahia, 174, Gonzaga, Santos-SP, o 'workshop' Como melhorar o desempenho das organizações de transporte e trânsito público.

O encontro é uma iniciativa do Prêmio ANTP de Qualidade voltada para dirigentes de organizações do setor – operadoras rodoviárias urbanas e metropolitanas, operadoras metroferroviárias, gestores de transporte e trânsito e operadoras de transporte rodoviário de longa distância –, visando à divulgação do Programa de Incentivo, Treinamento e Educação para a Melhoria da Qualidade e Eficiência da Gestão do Transporte e Trânsito Urbanos.

Gestão para a excelência. O evento busca estimular as organizações de transporte e trânsito a adotarem modelos de gestão orientados para a excelência do desempenho e, em conseqüência, melhorarem a qualidade de seus serviços de forma contínua e sustentada.

Gratuito. A participação é isenta de ônus. Informações sobre inscrições podem ser obtidas com Andréia Lopes, assistente do Prêmio ANTP de Qualidade, por meio do telefone (11) 3371-2294 ou pelo endereço qualidade@antp.org.br. Apoio institucional e patrocínio. O Prêmio ANTP de Qualidade tem apoio institucional das seguintes organizações: ANTT, NTU, ABRATI e MBC, e é patrocinado em seu 8º Ciclo Bienal pelas seguintes empresas e entidades: Shell, Michelin, Volkswagen Caminhões e Ônibus, WPlex, Dataprom, Denatran. Sebrae e Marcopolo.

Fonte: ANTP
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Rio de Janeiro: Estação Cidade Nova do metrô será inaugurada no dia 1º de novembro

Metrô Rio informou, nesta quinta-feira, que a Estação da Cidade Nova, a 35ª, será inaugurada no dia 1º de novembro. De acordo com a concessionária, o investimento foi de R$ 80 milhões distribuídos entre o projeto e na urbanização do entorno.
A nova estação terá horário de funcionamento das 10h às 14h entre segunda e sexta-feiras. A medida vale para um primeiro momento para que sejam feitos ajustes no sistema. Aproximadamente 10 mil pessoas devem utilizar a estação.
Com 3.267 metros quadrados, a estação da Cidade Nova terá uma passarela de acesso à Prefeitura e está instalada a 6,45 metros de altura sobre a Avenida Presidente Vargas - a altura visa dar passagem sem problemas aos carros alegóricos durante o carnaval.

Fonte: O Dia Online
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Recife: Interdição na Avenida Conde da Boa Vista altera o itinerário de 160 linhas

Em função das interdições que serão feitas, amanhã, a partir das 16h, pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) ao longo de toda a Avenida Conde da Boa Vista, o Grande Recife Consórcio de Transporte irá alterar o itinerário de 160 linhas que trafegam pela via. A ação faz parte do plano de contingência, que tem caráter permanente e será acionado sempre que houver comprometimento da circulação dos coletivos em vias de grande fluxo - como é o caso da avenida, uma das principais ligações do subúrbio com o centro da cidade, que será palco de um evento político, previamente agendado e informado às autoridades de Segurança Pública de Trânsito.
As alterações acontecerão a partir das 16h e prosseguirão enquanto durar a interdição. Com a medida, os motoristas dos ônibus serão orientados pelos divulgadores do Grande Recife a se dirigirem para as vias alternativas, nos sentidos cidade/subúrbio e subúrbio/cidade. As equipes estarão distribuídas nas 16 estações de embarque/desembarque nos sentidos cidade/subúrbio e subúrbio/cidade, orientando o local para onde os usuários devem se dirigir, de acordo com a linha que ele irá utilizar.
As linhas foram divididas em grupos, levando em consideração sua origem e destino. Cada grupo terá um trecho alternativo criado pela equipe da Gerência de Programação do Sistema. Com a mudança, os coletivos atenderão todas as paradas da via para onde serão transferidos.
A diretora de Operações do Grande Recife Consócio de Transporte, Taciana Ferreira, destaca a importância da observação, por parte dos usuários, das informações que serão disponibilizadas nas estações de embarque e desembarque.
“Assim como no Carnaval ou em outros eventos em que é necessário intervir na circulação de coletivos sabemos que os transtornos são inevitáveis. Por isso temos um plano de contingência que busca minimizar estes problemas, criando rotas alternativas e evitando que os usuários permaneçam nos locais por onde os ônibus não terão condições de trafegar. Ainda não havia sido necessário colocar este plano em prática durante o período de campanha eleitoral, mas diante da realização de um ato de grande porte, que gerará interdições, optamos por acioná-lo”, destacou. Os cartazes informativos serão afixados nas estações no início da manhã.
As dúvidas podem ser esclarecidas através da Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife pelo telefone 0800 081 01 58 ou acessando o site http://www.granderecife.pe.gov.br/.
Fonte: CGRT
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Metrô de SP terá espaço cultural em 16 estações

Com flash mob, performance, ópera, balé clássico e uma big band de jazz, o Metrô lança hoje na Estação Paraíso o Projeto Encontros, espaço cultural com programação permanente que será implementado em outras 14 estações até o fim de 2011. O espaço piloto, instalado na Estação Santa Cecília desde abril de 2009, foi o primeiro passo para o projeto. No Paraíso haverá área para exposições, arena para apresentações, espaço infantil e integração com a biblioteca.

Até o fim do ano, as Estações Sacomã e Corinthians-Itaquera também vão receber o projeto. Em todas as estações contempladas haverá painéis com a história dos respectivos bairros. Naquelas com nomes de times de futebol serão criados memoriais dos clubes, com homenagens a ídolos eleitos pela internet.

Segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, o objetivo do projeto é fazer com que o metrô, que já reúne serviços como as farmácias Dose Certa e os postos do Acessa SP, com computadores ligados à internet, tenha também um "lado cultural e de lazer".

"Cada estação terá uma vocação artística, para que o público possa acompanhar as manifestações culturais com as quais se identifica", explica Portella. "No nosso piloto, na Santa Cecília, o foco são os curta-metragens, a dança de salão e o teatro rápido. Na Estação Paraíso, a ideia é apresentar música clássica, jazz, ópera, que não é música comum. É a primeira vez que haverá ópera em um metrô."

Vencedor da licitação de dez anos aberta pelo Metrô, o consórcio Bus Magia, formado pelas empresas Bus Mídia e Cinemagia, é o responsável pela implementação do projeto nas estações e pela programação cultural. A contrapartida para eles será a possibilidade de explorar a mídia das estações. No futuro, segundo o secretário, o projeto poderá ser estendido para estações da CPTM.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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Metrô de Recife inaugura projeto piloto de acessibilidade e emergência

A CBTU-METROREC inauguou nesta quinta-feira o projeto piloto do Sistema de Acessibilidade e Emergência (SAE). O metrô do Recife será pioneiro a adotar essa nova tecnologia no Brasil, utilizando um sistema de intercomunicação por meio da tecnologia de IP, permitindo aos usuários se comunicarem diretamente com o chefe de estação, por meio da rede interna de computadores e futuramente com Centro de Controle Operacional (CCO).

De acordo com a direção do metrô, o sistema, de fácil operação, permite ao usuário solicitar a comunicação pressionando um botão de chamada no ponto de atendimento. A partia daí, o SAE direciona a chamada para o supervisor da estação e estabelece um canal de comunicação em viva-voz e mãos livres sem a necessidade de segurar monofones ou ficar pressionando para falar. O sistema é dotado de vários níveis de programação e tem a capacidade de desviar ligações para outras centrais de atendimento nos casos de central ocupada ou na ausência de quem atenda nesta central.

A inauguração contou com a presença do Superintendente do metrô do Recife, José Marques de Lima, gerentes e responsáveis das áreas de operação, comunicação e manutenção.

Fonte: Diário de Pernambuco
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Começa construção de 12 km de ciclofaixas em Jacarepaguá

A Prefeitura do Rio começou na manhã desta quinta-feira, as obras de construção de 12 km de novas ciclofaixas e faixas compartilhadas em Curicica, Praça Seca e Vila Valqueire, na Zona Oeste da cidade. Com a construção desses trechos, a região – que abrange Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e as Vargens – passa a ter uma malha contínua que vai interliga-la às demais ciclovias de Jacarepaguá, com um total de 52 km.

Cerca de R$ 1,5 milhão será investido neste projeto, que prevê também a requalificação urbanística das áreas, além da instalação de vagas de bicicletários.

O subsecretário de Meio Ambiente, Altamirando Moraes, explicou o funcionamento do sistema cicloviário e disse que a Transcarioca e a Transolímpica, que serão corredores expressos , vão passar ela região. Ainda segundo Moraes, o usuário da bicicleta poderá deixá-la nas estações ao longo dos corredores e pegar o ônibus para o Centro, Barra ou qualquer outro lugar.

Cerca de 70% da mão-de-obra contratada será formada por moradores da região. O tempo previsto para a conclusão do trabalho é de quatro meses. A malha cicloviária da cidade é de 150 km e a previsão é dobrar sua extensão até 2012.

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Ampliação da linha 5 do Metrô de SP começa em 1 mês

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Com quase um ano de atraso, a ampliação da Linha 5 (Lilás) do Metrô deve começar em 30 dias. Ontem, o Estado assinou a ordem de serviço para o início da construção de mais 11 estações, ligando Santo Amaro à Chácara Klabin, ambas na zona sul. A previsão é de que a linha esteja completa em 2014. Cerca de 60% dos 360 imóveis que terão de ser desapropriados já foram desocupados, diz o Metrô. As desapropriações incluem imóveis de luxo de Moema e Brooklin, além de pontos comerciais valorizados, como o quarteirão da Avenida Ibirapuera entre a Rua Cotovia e a Alameda dos Eucaliptos - na frente do Shopping Ibirapuera.
Denúncias de prejuízos ambientais causados pelas desapropriações motivaram o Ministério Público Estadual a abrir, no ano passado, uma ação civil pública. O foco da investigação recaiu sobre os bairros de Vila Mariana e Chácara Klabin. A Promotoria do Meio Ambiente concluiu a investigação em 22 de julho. Mas ainda deve ser decidido se o caso será realmente arquivado.
A obra será tocada por oito consórcios e terá frentes de trabalho simultâneas. Construtoras como Queiroz Galvão, Camargo Correa, OAS e Odebrecht estão na lista de contratadas para o serviço. O túnel que ligará as estações será construído a partir da Estação Adolfo Pinheiro, que já estava sendo erguida. O governador Alberto Goldman (PSDB) disse que o túnel será feito com uma máquina similar ao megatatuzão, usado na Linha 4 (Amarela).
O custo da ampliação da linha é de R$ 6 bilhões - valor que inclui a compra dos trens e do maquinário, como escadas rolantes, catracas inteligentes e as portas de plataforma. No ano passado, o processo de licitação para contratar as empresas que fariam o serviço chegou a ficar um mês parado, por causa de contestações apresentadas pelo Tribunal de Contas do Estado.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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Salvador: Motoristas de ônibus fazem curso de inglês

Com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 a expectativa toma conta de todos e em todos os setores. Nas áreas de serviço, a perspectiva de aprender um segundo idioma motiva os profissionais mais antenados.
Foi o que motivou 25 motoristas de transporte coletivo a participarem da Oficina de Inglês Técnico, oferecida pelo Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (Simm), vinculado à Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad). As aulas têm duração de 12 horas, ministradas durante quatro dias (19, 21, 26 e 28 de outubro), na sede do Simm, no Comércio.
“Essa é uma oportunidade importante, pois nos permite ampliar conhecimentos e assim abrir novos horizontes”, afirma Genésio Pereira, 49 anos, motorista há 26. Ele é um dos alunos da oficina, que objetiva ensinar noções práticas de inglês que possam ser utilizadas no dia-a-dia dos trabalhadores. “Rodando pela cidade sempre entram turistas no ônibus pedindo informações, agora vou poder ajudá-los”, ressalta.
A importância de aprender o idioma também é destacada por Heidson Conceição Mourão, de 30 anos, recém-contratado por uma empresa de ônibus. “Sempre quis aprender inglês, mas não tinha tempo nem recursos. Esta chance é imperdível, até porque em um mundo globalizado torna-se quase indispensável dominar mais essa ferramenta”, constata Mourão.
“Esta é a quarta turma de inglês que montamos com foco no turismo, um dos principais vetores econômicos de Salvador, visando preparar os trabalhadores, desde já, para a Copa de 2014.
Iniciamos com o treinamento para garçons, camareiras e recepcionistas e agora implantamos este projeto piloto para motoristas, com o intuito de contribuir para o aprimoramento profissional da categoria e a consequente melhoria na qualidade dos serviços prestados aos visitantes”, explica Hildenízia Chagas, gerente do Simm.

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DF: Movimento nas estações do metrô é menos intenso no segundo dia de greve

O movimento nas estações do metrô neste segundo dia de paralisação foi mais tranquilo. De acordo com o coordenador geral do Sindicato dos Metroviários (SindMetrô), Israel Almeida, seis, dos 19 trens, operam hoje. Ainda segundo o diretor, o sindicato fará uma nova assembleia à noite, com funcionários e empresários, intermediada pelo Ministério Público. "O sindicato está aberto à negociações, mas a empresa precisa entender que há défcit de funcionários, principalmente no setor de segurança das estações", argumenta Israel.

Até dezembro deste ano, está prevista a chegada de 12 novos trens, que passarão por uma fase de testes e devem estar disponíveis para a população até março de 2011. "Com a chegada dos novos veículos, o número de passageiros vai passar de 170 mil para mais de 300 mil. Não dá para atender toda essa demanda sem um aumento significativo de pessoal", diz Israel.

Reivindicações

Os metroviários pedem a redução da jornada de trabalho dos pilotos de 40 para 30 horas semanais. A categoria também exige a convocação dos cerca de 200 aprovados em concurso público cuja validade expira no dia 25 deste mês. Outra questão reivindicada pelos metroviários é um novo concurso para agente de segurança e piloto, para evitar terceirização dos bilheteiros, que está sendo investigado pelo Ministério Público.

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Viação Garcia moderniza frota com 100 novos ônibus

Mais uma vez, a Viação Garcia investe na qualidade e na inovação para atualizar a frota de aproximadamente 500 ônibus e atender com excelência quase 1 milhão de passageiros por mês. Transportar passageiros em ônibus dotados das mais novas tecnologias em segurança e conforto é uma tradição que acompanha a Viação Garcia desde os tempos de sua fundação, há 76 anos em Londrina.

A Viação Garcia adquiriu um lote de 100 ônibus com chassis Volvo dos modelos B9R e B12R e carrocerias Marcopolo da nova Geração G 7, nos modelos Paradiso 1200 e 1050. O negócio, no valor de R$ 55 milhões, é o maior realizado no Brasil pela Volvo Buses em 2010.

Os novos ônibus já estão rodando nas linhas da Viação Garcia pelos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, oferecendo a possibilidade de internet wireless, pontos para recarregar baterias de notebook e celular, ar condicionado com difusores e controles individuais e com sistema que permite a constante renovação do ar no interior do ônibus, além de sensor de alerta de fumaça que indica se há cigarro aceso dentro do veículo.

Assim como os demais veículos da frota da Garcia, os novos ônibus chegam com todas as adaptações necessárias para o transporte de passageiros portadores de mobilidade reduzida.

A transmissão automática é equipada com a mais moderna caixa eletrônica. O mais avançado sistema de segurança faz uma aplicação individual dos freios em cada roda, controlando a estabilidade do veículo. O sistema de freio conjuga diversas tecnologias e dispositivos, como o controle de frenagem que evita o travamento das rodas, o controle que iguala a força de tração nas rodas e freios a disco.

Fonte: Diário do Noroeste
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Em Campo Grande, Novos ônibus executivos entram em operação

As empresas de transporte coletivo urbano de Campo Grande deram início ao processo de substituição dos ônibus executivo, mais conhecidos como “fresquinhos”. Os micro-ônibus passaram a ser substituídos por carros maiores, que transportam número maior de passageiros.
Segundo informou João Rezende Filho, diretor da Assetur, 25 micro-ônibus com ar-condicionado vinham operando como veículos do tipo executivo. Desse total, 15 já foram substituídos por veículos maiores, com moderno sistema de ar-condicionado e dotados de duas portas.
“Os carros são um pouco maior, mas menores do que os ônibus convencionais. Isso ocorre para que os novos veículos não percam mobilidade no trânsito de Campo Grande”, informou João Rezende. A fim de diferenciá-los dos ônibus convencionais, as empresas adotaram um novo lay-out externo, identificando-os como ônibus executivo.
O diretor da Assetur disse que cada uma das cinco concessionárias opera com cinco veículos do tipo executivo, o que dá um total de 25 ônibus. Desses, 15 já foram substituídos e gradativamente todos os micro-ônibus estarão fora de circulação, substituídos pelos novos carros.

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Manaus concorre a prêmio nacional de qualidade em transporte coletivo

Acordo assinado na manhã desta quarta-feira (20), entre a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), coloca Manaus entre as cidades concorrentes do Prêmio de Qualidade 2011. A certificação é entregue somente às empresas com comprovada excelência na prestação do serviço. A capital tem até setembro do próximo ano para se adequar às exigências da entidade.

A adesão ao Programa de Eficiência da ANTP foi oficializado com a assinatura do documento pelo superintendente da SMTU, Marcos Cavalcante, e o gerente de qualidade da ANTP, Alexandre Rezende. Através do acordo, Manaus se compromete a adotar modelos da Agência para otimizar o serviço do transporte coletivo. Segundo a Superintendência, a ação representa um desafio a ser implantado na capital amazonense.

A avaliação da qualidade do serviço de Manaus vai começar em setembro de 2011. Até lá, serão 13 meses para remodelar o atual sistema de transporte urbano na capital. Entre os pontos cobrados pelo prêmio, estão quesitos que vão da liderança e análise de estratégias, até a satisfação de usuários, fornecedores e trabalhadores do sistema, como motoristas e cobradores.

Equipes avaliadoras virão ao Estado para treinar a formação de avaliadores internos. Através de visitas técnicas, serão elaborados relatórios de acompanhamento o desempenho do transporte em Manaus. A solicitação da Agência é por melhorias contínuas e sistematizadas.

O resultado do prêmio será divulgado em outubro de 2011, durante o 18º Congresso Brasileiro de Transportes Urbanos.

Reformulação do sistema

No início deste mês, o prefeito Amazonino Mendes prometeu 900 novos veículos do transporte coletivo até junho de 2011. A melhoria do atual sistema de transporte coletivo está prevista na licitação que deve ser aberta em dezembro deste ano para captação de novas empresas para o serviço da cidade. Segundo Amazonino, até metade do ano que vem, Manaus terá a frota mais nova do país.

Fonte: Portalamazônia
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Passagem de ônibus em Santa Maria custará R$ 2,20

Está definido o novo valor da tarifa de ônibus urbano em Santa Maria. A partir de domingo, a passagem vai custar R$ 2,20. O valor atual é R$ 2. O anúncio foi feito pelo prefeito Cezar Schirmer (PMDB) na manhã desta quarta-feira.
A decisão ocorreu depois de o Conselho Municipal de Transportes ter aprovado, por 10 votos a cinco, o reajuste da tarifa de ônibus para R$ 2,31. Segundo Schirmer, a prefeitura não negociará novo valor enquanto as empresas do transporte coletivo não implantarem o sistema de passagem integrada, que vai permitir que o usuário utilize mais de um ônibus com valor único, ainda não definido.
O transporte nos seletivos passará de R$ 2,50 a R$ 2,75.

Fonte: ZERO HORA
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Tarifa de ônibus Municipal de Votorantim sobe a partir de 3ª feira

A tarifa municipal praticada pelo transporte coletivo de Votorantim passará a custar R$ 2,10 a partir da próxima terça-feira (26). O valor foi sugerido após estudo realizado pela Comissão Especial para analisar realinhamento do valor do transporte coletivo urbano. Foram tomadas por base a planilha de custeios, que apontaram defasagem no valor cobrado, o que deve garantir o transporte de qualidade. Diante disso foi atendido a reivindicação da empresa permissionária, a Auto Ônibus São João que destacava ainda a questão do índice inflacionário.
Conforme informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, devido ao reajuste salarial na data base da categoria, bem como dos insumos apresentados pela empresa, chegou-se ao realinhamento do valor nominal da tarifa do vale transporte e bilhete unitário urbano para R$ 2,50.
Já em relação ao subsídio oferecido pela Prefeitura de Votorantim, foi sugerido que o valor para os usuários do cartão integração, seja de R$ 2,10, sendo assim o governo municipal vai arcar com R$ 0,40 da tarifa real a ser cobrada.
Mensalmente a empresa transporta no município 360 mil passageiros, destes aproximadamente 127 mil são subsidiados pela Prefeitura. Para tanto aqueles que ainda não possuem o cartão integração, basta comparecer ao guichê da empresa, que fica no Terminal Municipal.
De acordo com a legislação municipal, o subsídio não se aplica à tarifa especial para estudantes que já possuem desconto de 50% na tarifa cheia e nem ao passe social, e é concedido somente ao usuário que se utiliza do cartão eletrônico comum, o “cartão inteligente” e não é extensivo ao bilhete unitário.

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Fortaleza: Mudanças nas linhas de ônibus

Nesta quinta-feira (21), as linhas de ônibus que passam pela Av. 13 de maio, no bairro de Fátima, vão mudar de itinerário. Isso por causa de obras do Transfor.
Ao todo são 11  linhas que trafegam entre as ruas Monsenhor Liberato e Martinho Rodrigues. Na linha (088) Antônio Bezerra / Albert Sabin, os ônibus seguem pela Av. Luciano Carneiro, Rua Mário Mamede e dobram na Av. Dep. Oswaldo Studart.

As linhas:
(011) Circular I
(029) Parangaba / Náutico
(030) Siqueira / Papicu / Via 13 de maio
(033) Circular I (corujão)
(075) Campus do Pici / Unifor
(605) José Walter / BR -116 / Av. I
(606) José Walter / Br 116/ Av. N
(625) Parque Manibura / Borges de Melo
(55) Conj. Alvorada / North Shopping
Nessas linhas acima citados, os ônibus agora seguem seguem pela Av. Luciano Carneiro, Rua Mário Mamede e retomam a Av. 13 de maio.
Ja na linha (602) Parque Pio  XII / Ana Gonçalves, os novo itinerário segue pela Rua Dep. Oswaldo Studart, Rua Martinho Rodrigues e Av. 13 de maio.

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