Rio de Janeiro: Ônibus Volkswagen movido a biodiesel já rodam pela cidade

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Cinco veículos Volksbus pertencentes a frota da Real Auto Ônibus S/A estão participando de testes com Biodiesel B20 na cidade do Rio de Janeiro. O Programa Experimental Biodiesel 20% tem como objetivo avaliar a performance, a viabilidade econômica e o desempenho ambiental do uso do biocombustível em frotas de ônibus do Estado do Rio de Janeiro, procurando garantir ao Comitê Olímpico Internacional (COI) um transporte mais eficiente para receber os Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados na capital fluminense.
O programa é uma iniciativa da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do RJ - Fetranspor e do Governo do Estado. Durante os testes, 15 ônibus da cidade do Rio de Janeiro serão abastecidos com o biocombustível. Com o projeto, o Governo pretende alcançar a meta de 8.500 ônibus rodando com Biodiesel B20 na cidade até 2016.
Além disso, o programa contempla reduções importantes para o meio ambiente como a não queima de 55 milhões de litros de diesel por ano, 148.000 toneladas de CO2 não emitidos por ano e 3.276 toneladas de material particulado não emitidos por ano (segundo dados da Fetranspor).
Além da Real Auto Ônibus, participam dos testes outras duas empresas: a Viação Ideal S/A, e Rodoviária A. Matias S/A, também com cinco ônibus em cada. O experimento conta com o apoio institucional das distribuidoras de combustível Shell, Ipiranga e Petrobras Distribuidora S/A na distribuição de combustível.

READ MORE - Rio de Janeiro: Ônibus Volkswagen movido a biodiesel já rodam pela cidade

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960