Metrô Rio receberá trens chineses no final de 2011

terça-feira, 31 de agosto de 2010


A previsão para os passageiros da Linha 2 é a de uma viagem com temperatura amena, a 23C, com livre circulação de ar e de usuários por toda a composição. No papel, o projeto dos 19 novos trens encomendados pelo Metrô Rio à chinesa Changchun Railway Vehicles (CNR) impressiona. Cada um terá seis vagões (totalizando uma compra de 114 carros), com um sistema de ar-condicionado 33% mais potente do que o atual capaz de manter a refrigeração com as portas abertas e — mais importante — suportar e resolver um problema crônico que se arrasta desde a inauguração do trajeto, em 1981: o do calor provocado pela incidência do sol sobre a lataria.

Dos 600 mil passageiros do metrô, 143 mil viajam pela Linha 2 — cujos trens não têm ar-condicionado projetado para tolerar a violência dos raios solares na superfície. A solução, porém, chegará 30 anos depois, no fim de 2011, quando o primeiro dragão desembarcar no Rio.

Os novos trens serão de aço inoxidável, com duas faixas negras e ar futurista. Cada um a US$ 1,3 milhão. Só a refrigeração vale US$ 200 mil — dando uma dimensão do desafio para acabar com o calorão interno. O investimento total é de US$ 148,2 milhões.

Circulação entre vagões

Os trens podem levar 1.800 pessoas com liberdade para circular entre os carros. Os vagões não terão portas divisórias, sendo ligados por um corredor, permitindo que o usuário enxergue toda a composição sem se sentir confinado em um ambiente fechado.
A sensação de espaço também será maior no vagão. Para facilitar a circulação interna, os assentos de fibra serão longitudinais, isto é, paralelos ao corredor, seguindo uma tendência mundial, liberando mais lugares para quem viajar em pé.

Escolha pela internet

Além disso, haverá um toque do próprio usuário na decoração. O Metrô Rio realizará um concurso em setembro, pela internet, para que o público escolha a cor dos bancos: azul; inox, com divisórias vermelhas; e inox e azul, com divisões verdes. Os trens terão ainda um quê multinacional, com refrigeração da Sigma Coachair (Austrália), motor da Melco (Japão), carroceria da CNR e design francês.

Gigante ferroviário

Instalada no nordeste da China, a 700 quilômetros da fronteira com a Coreia do Norte, a CNR foi indicada ao Metrô Rio pelo Mass Transit Railway (MTR), de Hong Kong, considerado o melhor operador desse tipo de transporte do mundo. A grandiosidade da fábrica chinesa é espantosa. Enquanto a brasileira Embraer possui 54.607 metros quadrados de área construída, ela conta com 1,75 milhão de metros quadrados. A capacidade de produção é de 2.500 trens por ano. Para isso, a CNR tem 10 mil empregados, sendo 2 mil engenheiros.

— Fornecemos 97% dos trens comprados para as Olimpíadas de Pequim, em 2008 — gaba-se o gerente-geral Lu Xiwei. — Temos encomendas da Austrália, do Paquistão, do Irã e de Hong Kong, inclusive do trem-bala para Xangai.

— Ampliamos a fábrica e pretendemos participar do projeto do trem-bala brasileiro — revela o diretor de marketing da CNR, Zhang Peng.

O projeto do Metrô Rio tem 700 páginas e é supervisionado pelo MTR, contratado por US$ 10 milhões para assessorar os cariocas. Pelo cronograma, os testes de 10 mil quilômetros com a primeira composição começarão em outubro de 2011, numa pista construída especialmente para a encomenda brasileira.

Estado canibalizou 88 vagões

Com a compra dos 114 vagões, o Metrô Rio aumentará sua frota em 63%. Quando todos estiverem circulando, o tempo de espera será de dois minutos, segundo a concessionária, no trecho entre a Central do Brasil e Botafogo. Uma curiosidade histórica, no entanto, mostra que todo o drama enfrentado pelos cariocas poderia ter sido evitado.

Pelo contrato firmado pelo governo estadual com a Mafersa, em 1975, deveriam ter sido construídos 270 vagões. Mas só 136 foram feitos até 1998. Neste ano, o governo recuperou peças e, hoje, o Metrô Rio opera com 182. Assim, 88 foram canibalizados para $o sistema entre 1979 e 1998, ano da privatização.

Enquanto os trens chineses não chegam, os passageiros da Linha 2 conviverão com os atuais. O presidente do Metrô Rio, José Gustavo de Souza Costa, espera que o calor nos vagões seja amenizado neste verão, com a reforma do sistema de refrigeração.

— Contratamos uma consultoria para isso porque esses trens nunca foram projetados para isso. Mais de um terço da frota já teve o sistema de refrigeração trocado para um mais potente, semelhante ao dos novos trens. Gastamos R$ 20 milhões nesse projeto. Até outubro, essa revisão deve estar concluída — diz.

Após a entrega dos 19 trens, o Metrô Rio tem a opção de compra para outros 19 pelo mesmo preço: US$ 1,3 milhão por vagão. Se a segunda encomenda for confirmada, essa leva reforçará a Linha 1, com vistas à sua ampliação para a Barra da Tijuca.

Fonte: Extra Online


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Transporte sobre trilhos no Mundo

Todos os metrôs do mundo têm como característica principal, picos de demanda, quando é necessário aumentar a frota em operação. O padrão de 6 passageiros em pé por metro quadrado é utilizado somente para o dimensionamento inicial da frota, quando se está projetando uma linha, considerando os menores intervalos possíveis de acordo com a tecnologia de sinalização adotada.

O link abaixo mostra alguns exemplos de carregamento dos maiores metrôs do mundo, que têm grande concentração de passageiros tanto nas plataformas como nos trens. Em nenhuma grande capital, há metrôs circulando com trens vazios nos horários de rush. Veja algumas situações cotidianas de metrôs em algumas metrópoles:
http://www.cptm.sp.gov.br/e_destaque/video/outros_metros_rush.asp

É importante ressaltar que com os investimentos previstos no Plano de Expansão, as linhas da CPTM e do Metrô terão a capacidade de oferta aumentada. Os novos sistemas de sinalização, em implantação, e a aquisição de novos trens permitirão que os intervalos atualmente praticados sejam reduzidos, melhorando o embarque, desembarque e as viagens.

Fonte: CPTM


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BH terá informações de trânsito em tempo real


A BHTRANS informa que foi publicado neste mês de agosto o edital de abertura da licitação para aquisição de sistema (software) acrescido de serviço de customização, implantação, treinamento, suporte técnico e manutenção do sistema denominado Infotrânsito – Mapa Operacional Digital Gráfico de informações de Trânsito. Esse sistema irá permitir a gestão operacional do trânsito de Belo Horizonte, através da integração de informações em tempo real de variáveis que afetam o trânsito (fluxos, ocorrências, semáforos, etc.) em uma única interface gráfica (mapa digital). As propostas das empresas interessadas em fornecer o serviço podem ser entregues até as 9h45 do dia 10/9, sexta-feira.

As informações serão coletadas através da leitura do fluxo de veículos que é feita em tempo real pelos laços do Controle Inteligente de Tráfego implantados nas vias da capital, do processamento de imagens das câmeras de monitoramento do trânsito, dos agentes de trânsito em campo, do sistema de radares, da Central de Relacionamento Telefônico e do sistema de monitoramento de veículos por satélites (GPS implantados nos táxis). A proposta é que todas as informações sejam centralizadas no Centro de Controle Operacional, na sede da empresa, no Bairro Buritis, e disponibilizadas para a população em várias mídias, dentre elas o próprio Portal BHTRANS, e-mail, redes sociais e celular.

Além do Infotrânsito, a BHTRANS está testando um serviço de envio de mensagens da situação do trânsito da cidade via celular (SMS).

Fonte: BHTrans


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Força tarefa mede poluição no transporte coletivo de Ribeirão


Força tarefa formada pela Secretaria do Meio Ambiente e Associação Brasileira para Segurança Veicular (ABSV) começou inspeção nos ônibus do transporte coletivo urbano para avaliar o índice de emissão de gases poluentes.

Até este domingo de manhã foi feita a primeira vistoria em 102 ônibus da Rápido D´Oeste. Nos próximos finais de semana será a vez de 104 veículos da Transcorp e 105 coletivos da Turb. O relatório sai no dia 12 de setembro.

"Estamos verificando a fuligem na emissão da fumaça preta dos veículos a diesel. Inicialmente estamos fazendo a fiscalização no final de semana para não parar os ônibus e não causar transtornos", afirma Adhemar Gomes Padrão Neto, presidente da ABSV.

A frota da administração também será fiscalizada e o veículo receberá um selo.

Fonte: Jornal A Cidade


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